Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De 9 a 20 março 2024

Itinerário Resumido

Clicando nos dias da viagem no itinerário resumido verá o itinerário detalhado desse dia e vice versa ao clicar no dia no itinerário detalhado para voltar ao itinerário resumido

Itinerário Detalhado

Voo

Tarde livre

Chorten Delhi Tuctuc
Chorten Rishikesh Aarti
Chorten India Rishikesh Medit 2

Nos encontraremos no aeroporto de Delhi (nesse caso os Viajantes já estavam fazendo um curso na oitava visita que faziam à Índia).

 

Trajeto costuma levar de 1h a 1h40min dependendo o trânsito (trajeto aqui). Sugiro partida de carro do Om Shanti Retreat Centre em Gurugram entre 10h30 e 11h, para chegada no aeroporto até às 12h15. Se eu puder ajudar de alguma forma, favor me avisarem.

Chegando em Dehradun, pegaremos um táxi para o nosso apartamento em Rishikesh. Havendo tempo, caminharemos até a Ram Jhula para cerimônia do fogo no final do dia. Pôr do sol nesse dia: aqui

Voo: 9MAR IndiGo 6E2134 Delhi 13h55 Dehradun 15h00

Ashram Swami Dayananda

Caminhada

Cerimônia Aarti

Chorten 1 Rishikesh 09 md
Chorten India Rishikesh Lakshman jhula
Chorten India Rishikesh Ram Jhula

Sugestão para o início do dia, uma caminhada ao lado do Ganges até um importante centro de estudo Vedanta. Conforme for nossa conversa no ashram, podemos caminhar pelas regiões das jhulas (pontes suspensas) de Rishikesh.

Conforme a hora de chegada em Rishikesh no dia anterior, temos três possibilidades de cerimônia do fogo para o final do dia. Mais próximo de onde nos hospedaremos temos o Aarti puja do ashram Parmarth Niketan. Os outros dois são um pouco mais distantes. Podemos ver no dia.

Vasistha Guha

Tempo livre

Chorten Rishikesh Vasistha
Chorten India Rishikesh Ganges 6
Chorten India Rishikesh Ganges Lakshman Jhula
Chorten India Rishikesh caminhada md

Após nosso café da manhã, um pouco adiante de Rishikesh, visitaremos a caverna de um sábio védico, um dos grandes setes Rishis da Índia. Sempre uma experiência muito especial poder prestar homenagem aos grandes yogis, sentar no mesmo local onde viveu e meditou durante os invernos. Podemos caminhar também pela praia ao lado, na margem do Ganges. Esses são locais bastante propícios e agradáveis para práticas de meditação e leitura de textos.

Uma opção de atividade extra para esse dia é um especial rafting pelas águas (nessa região bastante limpas) do Ganges.

Sugestão de deixarmos o restante do dia livre para, conforme o que tivermos feito em nossos dias anteriores e  como se sentirem nesse dia, pensarmos a melhor forma de aproveitarmos o dia. Temos algumas possibilidades sobre as quais conversaremos. Realmente sugerimos não planejarmos nossos dias em Rishikesh de forma muito fixa pois, compartilhando nossa experiência, funciona muito melhor. Muito mais alinhado com a proposta dessa região e como nossos dias funcionam melhor em locais como Rishikesh. Pensarmos sobre as várias possibilidades, ótimo. Querermos pensar antecipadamente o que faremos, costuma ser um caminho que nos fecha a possibilidades muito especiais que vão acontecendo durante a nossa viagem. No final do dia, podemos participar de mais uma das cerimônias do fogo.

Acordaremos cedo para irmos até o aeroporto de Dehradun, de onde pegaremos nosso voo à Delhi. Conexão prevista de 3h para então seguirmos com o próximo voo a antiga capital do imperador Ashok, hoje Patna. Final do dia tranquilo para amanhã seguirmos viagem por terra.

Voos
12MAR IndiGo 6E2253 Dehradun 09h50 Delhi 10h55
12MAR IndiGo 6E2425 Delhi 13h55 Patna 16h00

Nalanda

Estupa Shanti

Pico dos Abutres

Chorten India Rajgir md
Chorten Rajgir Nalanda 73 p md
Chorten India Nalanda 2 - md
Chorten Rajgir Vultures Peak - md
Chorten Rajgir Nalanda p md
Chorten Rajgir por sol - md

Pela manhã, viajaremos por aprox. 3h até o sítio arqueológico da muito importante Universidade de Nalanda. Nalanda por séculos foi um  dos mais importantes grandes centros de estudos budistas que atraiu alunos de muitas partes do mundo, principalmente entre os séculos V e XII. Ali viviam cerca de 10.000 alunos, 2.000 professores e havia uma biblioteca maior que a de Alexandria, por exemplo. Entre os vários grandes mestres de Nalanda, conhecidos como os panditas indianos, alguns deles foram: Nagarjuna, Aryadeva, Buddhapalita, Bhavaviveka, Chandrakirti e Shantideva. Por séculos muitos destes acadêmicos e yogis foram convidados pelos reis tibetanos a atravessar os Himalayas e levarem os estudos do Budismo ao Tibete. Assim, a tradição de Nalanda segue viva até os dias de hoje, estudada e praticada nas tradicionais shedras (universidades) e monastérios tibetanos na Índia, Nepal, Butão e Tibete, também em importantes universidades na Europa e América do Norte, onde há um importante moderno intercâmbio com neurocientistas, físicos e educadores. Visitaremos os monastérios de Nalanda, assim como templos e importantes estupas. Seguramente um local muito especial e convidativo para fazermos uma prática de meditação indivualmente ou juntos, como cada viajante preferir, assim como lermos trechos de importantes textos do Budismo escritos nessa universidade milenar.

Seguiremos então por mais aprox. 40 min até o nosso hotel em Rajgir. Check-in, almoço, então seguiremos à Shanti Stupa.

Como Buda e seus alunos viviam caminhando (pelos locais que estamos visitando), por conta dos perigos de uma viagem como esta nas temporadas das chuvas, nestes meses de cada ano eles permaneciam em locais oferecidos pelos reis de diferentes regiões. Seguiremos então à Estupa da Paz, ou Shanti Stupa, em um bonito local em cima de uma montanha, construída por um projeto do Budismo japonês pela paz mundial, em muitos locais do mundo. Da estupa caminharemos até o muito especial Pico dos Abutres, onde Buda tinha uma cabana. Este é o local do importante texto e ensinamento chamado Sutra do Coração. Muito tranquilo, também em uma montanha ao lado. Podemos oferecer nossos incensos, como (convite) fazer nossa prática, incluindo aqui a leitura do  próprio Sutra do Coração e comentários dos mestres atuais sobre este sutra.

Viagem de carro

Templo Mahabodhi

Chorten Bodhgaya 1
Chorten India Bodhgaya 707 md
Chorten Bodhgaya 5

Viajaremos hoje por aprox. 3h ao local onde Buda se iluminou, o local mais sagrado do Budismo, Bodhgaya. Nos hospedaremos no seguinte local _______, onde faremos nosso check-in. De onde podemos caminhar, visitando alguns templos, até o complexo do templo principal da cidade, o Mahabodhi. Foi ali que Buda sentou-se por alguns dias até purificar todos seus obscurecimentos e realizar a natureza de nossa mente. Podemos fazer o mesmo, sentando-se próximo ou mesmo debaixo da árvore Bodhi, uma ficus religisosa (figueira), no exato local em que Buda se iluminou. Este local também é chamado de Vajra Seat, o assento do diamante ou do raio indestrutível assim como a nossa condição natural, nossa essência. Estaremos entre peregrinos, laicos e monásticos, de todo o mundo. Mantras, incensos, práticas do treino da mente de diversas tradições para as nossas diversas disposições mentais. Após se iluminar, o Desperto (em Sânscrito: Buda) contemplou a sua experiência por algumas semanas em pontos diferentes ao redor da árvore Bodhi. Estes locais estão marcados assim poderemos contemplar as mesmas reflexões em nosso dia em Bodhgaya.

Viagem de carro

Caminhada pelos Ghats

Cerimônia Aarti

Chorten Varanasi 1403 (114) - md tamanho home
Chorten 3 Varanasi 07 md
INDIA 18 varanasi flores

Viajaremos de carro por aprox. 6h de Bodhgaya a Varanasi. Check-in em nosso hotel e então visita no final do dia.

Hoje visitaremos uma das cidades mais antigas do mundo viva até os dias de hoje. Faremos uma caminhada peloss ghats na parte antiga da cidade, onde assistiremos a uma cerimônia milenar. O puja do fogo ou Aarti Puja, conduzido por brâmanes (casta dos sacerdotes hinduístas) e centenas de peregrinos de toda Índia na margem do sagrado Ganges, é repleto de música, símbolos, mantras, cheiros, muita devoção e, para quem estuda as escrituras sagradas, um conhecimento sobre o funcionamento da mente humana bastante profundo e sofisticado. Hora de voltarmos ao nosso hotel, com todas essas impressões, praticamente as mesmas que tanto santos e yogis hindus, como o próprio Buda Sakyamuni, tiveram neste mesmo local em suas caminhadas, períodos de treino e ensinamentos. Um bom descanso para um especial início de dia, bem cedo amanhã.

Dicas sobre o passeio amanhã cedo:

Sugestão de ____________

Depois do nascer do sol voltamos ao hotel para café da manhã e então vamos à Sarnath (hotel já fica no meio do caminho).

Nascer do sol do Ganges

Sarnath

Final do dia livre

Chorten 3 Varanasi 01
Chorten Varanasi 628 md
Chorten India Varanasi 241 md
Chorten Sarnath
Chörten Varanasi 108
Chorten India Varanasi Sarnath 910 p md

Acordaremos bem cedo para chegarmos no Ganges antes do sol nascer. Embarcaremos em nosso barco à remo para subirmos o Ganges e presenciaremos o nascer do deus sol, Surya, do nosso barco. Observaremos peregrinos fazendo seus pujas (rituais) no início de seus dias, neste que é o local mais sagrado para a tradição hindu. Com calma, levados pela deusa Ganga, retornaremos o percurso percorrido agora até um ghat (escadaria à beira do rio) um pouco mais adiante, onde desembarcaremos e teremos a oportunidade de caminharmos pelas muitas ruelas, em meio a milhares de pequenos e maiores templos, da parte antiga da cidade. Há um templo famoso nessa região, chamado Golden Temple ou Kashi Vishvanath. Sua história é importante para entendermos os diversos momentos da Índia. Mas nem tanto sua visita mesmo. Para visitarmos precisamos deixar nossos pertences do lado de fora. Honestamente não é das partes mais interessantes dos passeios para muitos dos Viajantes. Cada Viajante pode ver como prefere fazer nessa hora!

De volta ao nosso veículo, tomaremos um bom café da manhã em nosso hotel e então seguiremos à Sarnath. _______ e entào visitaremos o importante Parque dos Cervos. Local bastante tranquilo, onde Buda girou a Roda do Dharma pela primeira vez, ou seja, onde ensinou pela primeira vez, há aprox. 2500 anos atrás. Poderemos fazer nossa prática de meditação individualmente, sentar por alguns minutos, caminhar, ler, fotografar, como cada viajante preferir. Visitaremos o templo Mahabodhi onde há relíquias de Buda (atrás da estátua principal) e uma árvore “neta” da que Buda sentou e se iluminou. Uma visita simples e sempre muito especial pode sempre ser conhecermos _______. Veremos em primeira mão o resultado prático dessas ferramentas.

Final do dia livre (com guia) para aproveitar mais Sarnath, retornar à região dos ghats em Varanasi, aproveitar para ver um mercado de especiarias ou as famosas sedas de Varanasi.

Voo

Bhaktapur

Chorten Himalayas voo terracos md
Chorten Namo Buddha - g md
Chorten Himalaya Voo west
Bhaktapur 2 md

Hoje acordaremos cedo para o nosso voo ao Vale de Kathmandu no Nepal.

No caminho do aeroporto à região que nos hospedaremos na beira do vale, visitaremos uma das três Durbar Squares (praças do palácio) do vale, a bonita Bhaktapur (bhakt: devoção/devotos e pur: cidade hinduísta). Uma cidade tombada, com fluxo de veículos limitado, caminhar por suas ruelas, palácio, templos, como pela praça dos oleiros, é como conhecer um pouco do dia a dia de uma época medieval no Nepal. Bhaktapur é o local em que foi gravado, por exemplo, o filme O Pequeno Buda.

Voo 17MAR Buddha Air U4162 Varanasi 08h50 Kathmandu 09h30

Após visita à Bhaktapur, seguiremos a uma região mais tranquila do Vale de Kathmandu. Serão no total aprox. 2h30 até Namo Buddha. Em uma vida anterior, Buda Sakyamuni, quando ainda era um bodhisattva, encontrou com uma tigresa faminta sem ter o que dar de comer aos seus filhotes. Buda, por conta do seu nível de realização, ofereceu seu próprio corpo onde há hoje um monastério do Thrangu Rinpoche. Teremos um final de dia bastante tranquilo com um bela vista. Se o tempo estiver limpo, poderemos ver do nosso hotel as montanhas nevadas do Himalaya no pôr e nascer do sol.

Voo 17MAR Buddha Air U4162 Varanasi 08h50 Kathmandu 09h30

Namo Buddha

Swayambunath

Boudhnath

Chorten Nepal Namo Buddha md
Chorten Nepal Kathmandu Swayambu
Chorten Nepal Kathmandu Boudhnath

Começaremos nosso dia com uma visita ao monastério do Thrangu Rinpoche. Logo abaixo, após uma agradável caminhada, há uma estupa onde os irmãos do Buda, naquela vida, guardaram suas relíquias. Nela começaremos nossa prática de completarmos as três principais estupas do vale no mesmo dia. Assim, seguiremos a Swayambunath.

A segunda maior estupa do vale se chama Swayambunath (tradução: auto surgida). Diz a lenda que o morro onde está a estupa surgiu no local onde o bodhisatva Manjushri, o bodhisattva da sabedoria, pegou uma flor de lótus após esvaziar o lago onde é hoje o Vale de Kathmandu. Teremos uma vista de toda cidade e faremos nossas koras em volta dessa importante estupa.

Seguiremos então a terceira estupa. Se tivermos tempo, faremos nesse momento uma caminhada pelo complexo de templos de Pashupatinath, que fica em torno do rio Bagmati, sagrado para os hindus. Além do templo principal, dedicado a manifestação mais tranquila de Shiva, Pashupati, há dezenas de pequenos templos também dedicados ao deus da destruição e reconstruição do Hinduísmo. Também é o local onde nepaleses que puderem serão cremados para assegurar uma boa passagem ou liberação (moksha). Se encaixar melhor, visitamos em um momento posterior. O importante é vistarmos com qualidade cada local. Veremos como será nosso dia.

Agora sim na grande estupa (tib: chörten)de Boudhanath em nosso bairro tibetano, repleta de monastérios, entre monjas, monges e tibetanos laicos, às vezes grandes mestres, junto a eles faremos as últimas koras (circumumbulações) do nosso dia, podendo girar as famosas rodas de orações com milhões de Om Mani Padma Hungs, recitar mantras e acender lamparinas (principalmente nos finais de tarde e bem cedo pelas manhãs). Prática cumprida, podemos aproveitar um dos cafés ou restaurantes no entorno da estupa para observar e assimilar um pouco dessa cultura milenar, com tanta sabedoria.

Kopan

Patan

Kathmandu Durbar Square

Thamel

Chorten Nepal Kathmandu Kopan
Chorten Nepal Kathmandu Patan Milarepa - md
Chorten Nepal Kathmandu Kopan 03
Chorten Nepal Kathmandu 22 md
Texto alternativo
Chorten Nepal Kathmandu DS 13

No início do dia hoje podemos visitar um dos principais monastérios do Vale de Kathmandu, sendo uma boa oportunidade para conhecermos um pouco sobre os projetos dos seus grandes mestres. Assim, tentaremos visitar _______. É um importante centro de estudo para os sherpas, muitas vezes vindos da região do Everest, e estrangeiros de todo o mundo.

Após primeira visita do dia, seguiremos à simpática Durbar Square de Patan, muito famosa pelos seus artistas e bonitos templos. Nela visitaremos um pequeno, muito bem feito e bastante didático museu de arte hinduísta e budista. Nas proximidades, visitaremos o pequeno e belo Templo Dourado, utilizado até os dias de hoje por nepaleses budistas da mesma etnia do próprio Buda Sakyamuni. Patan tem uma boa opção para o nosso almoço, é um excelente local para compra de estátuas budistas (como em Boudha também), de excelente qualidade,  como para caminharmos por essas ruas medievais e seus templos.

No final do nosso dia seguimos para a Durbar Square (Praça do Palácio) de Kathmandu. As durbar squares do Vale de Kathmandu foram construídas por reis herdeiros da dinastia Malla, séc. XII ao XVIII, que, nesse caso para a nossa sorte, competiam em beleza arquitetônica. São inúmeros templos dos diversos deuses hindus em torno do palácio. Caminharemos então até o bairro dos viajantes em Kathmandu, Thamel, com inúmeros bons restaurantes, lojas de montanhismo, artesanato nepalês, livrarias, para uma boa refeição e, se alguém precisar, comprar alguma roupa, por exemplo, para trekkings ou viagens futuras.

Voo a Delhi durante o dia para voos de volta ao Brasil no final do dia.

Chegada e retorno a Salvador. Esperamos que tenham vivido experiências e aprendizados significativos nos dias de viagem na Índia e Nepal!

Voos
21MAR Klm KL0872 Kathmandu 03h20 Amsterdam 09h05
21MAR Klm KL0791 Amsterdam 09h55 Sao Paulo 18h00
21MAR Klm KL9359 Sao Paulo 23h30 Salvador 01h50