2017/2018

Caro Viajante Chörten,

 

Tudo bem?

Retornando

E compartilhando alguns pontos sobre esse último ano.

Temporada

Foi muito boa em vários sentidos, principalmente com relação à quantidade de aprendizados por conta da quantidade de mudanças nesse último ano, como em nenhum momento antes nesses 18 anos de trabalho aqui na Índia, Nepal, Butão e Tibete – novas formas de comunicação e consequentes qualidades de comunicação (Whatsapp mudou muita, muita coisa), qualidade e formatos dos serviços locais, de hotéis à representantes em cada região, assim por diante. Uma temporada muito boa também por, possivelmente, ter sido possível contornar inúmeros imprevistos, extremamente comuns e frequentes por aqui, ‘novidades’, de vários tipos e níveis de importância, de forma satisfatória ou, por vezes, até animadora. Talvez justamente pelo modelo de trabalho escolhido para a Chörten desde o seu início, consequente da nossa experiência trabalhando com viagens por aqui há tantos anos e linha de raciocínio: ser mais importante estarmos aqui, nesses países, próximos do dia a dia daqui, hotéis, meios de transporte, representantes locais e, mais importante, de vocês Viajantes, que estar no Brasil oferecendo, o que também é bastante positivo, uma maior estrutura em alguma cidade aí.  

Tempo para entender

Confesso que levou bastante tempo para entender essas várias mudanças, consequências e, mais tempo ainda, possíveis soluções. Só após muitas viagens, Viajantes, individuais, em grupo, com e sem acompanhamento de especialistas brasileiros, encontrando com 99% de vocês em algum momento e por algum tempo durante a sua viagem, e mais um certo bom tempo intencionalmente não cuidando de mais viagens nem montando novas viagens, é que esses tantos pontos foram ficando claros.

Agradecer

Primeiro gostaria de agradecer por ter viajado conosco. Sua confiança, parceria enquanto Viajantes e, claro, paciência. Muito obrigado mesmo. Espero que tenhamos conseguido oferecer um bom serviço ou o melhor possível dentro das possibilidades da nossa escolhida estrutura de trabalho (como todas com seus pontos a melhorar e qualidades), consequentes limitações e capacidades, e que, quando houve imprevistos, tenhamos conseguido contorná-los.

Contato

Não entrei em contato antes pois, (1) como construímos uma relação profissional mas também de amizade quando viajamos juntos por esses países, seguramente nossos papos não costumam ser apenas técnicos, mas sobre assuntos que viagens por aqui inspiram, provocam, e precisei de um certo tempo com foco em entender o trabalho que oferecemos e podemos oferecer a partir dessa temporada. Junto desse motivo, também porque (2) fico mais a vontade de retornar já com algumas soluções em prática.

 

Soluções:

Informar e disponibilidade

Claramente, a Chörten iniciou nessa linha, e hoje vivemos ainda mais em tempos em que precisamos informar, informar e informar. Ainda assim, hoje, não ser suficiente! Ou seja, muita informação. Mas não só informar ao máximo, mas da melhor forma possível. Assim, o site da Chörten está atualizado com muitas informações e, claramente, seguirá nessa direção. O que precisarem e o que pudermos pensar que pode ser de ajuda nas viagens de vocês, uma nova página, linha, parágrafo, foto será criada junto com um link rápido para aquela exata informação. Ao mesmo tempo essas informações estarão disponíveis o tempo todo aos Viajantes Chörten, antes, durante e (logo mais) após as viagens. Assim, não é preciso ler todas informações de uma vez, nem lembrar de todas informações que conversamos no briefing, mas no seu tempo, no momento, quando e se for de ajuda em algum passo dos preparativos e durante a sua viagem. O check-list está agora 100% alinhado com toda essa estrutura (links rápidos) e informações práticas de apoio à suas experiências por aqui. Assim como o menu do site (em Viajante) e página: viajante.chorten.com.br/#inicio, já que o acesso à internet durante as viagens hoje é, se não o tempo todo durante a viagem, praticamente diário.

Preparado e informado

Um ponto seguramente é a cada ano mais claro: um Viajante preparado e apoiado aproveita suas experiências por aqui em uma proporção realmente muito maior e melhor que de outra forma, e é com esse foco que sempre buscamos oferecer o nosso trabalho, cada vez mais e mais.

 

Pois é isso… além de todos cuidados com o programa de viagem e preparativos, a Chörten seguirá caminhando cada vez mais nessa linha de informar. Uma combinação de agência, operadora e guia (daqueles que eram impressos) de viagens especificamente nesses quatro países, compartilhando nossa experiência e nos dedicando a facilitar ao máximo a sua viagem. Acompanhando, sempre da forma mais próxima possível, vocês, Viajantes Chörten.

Whatsapp e email

Estamos, nesse momento, analisando cada informação trocada por Whatsapp e email, antes e durante todas viagens, para nos certificarmos que estamos cuidando, agora com esse necessário e prático novo formato, de tudo que foi preciso e de ajuda para cada viagem. Também já retornaremos agradecendo e retornando sobre seus sempre preciosos feedbacks.

 

Até 16 março esse é o nosso foco integral. A ponto de não estarmos montando e cuidando de novas viagens até esse dia.

 

Muito obrigado mesmo mais uma vez! Já retorno uma última vez com mais novidades e com essa fase concluída.

Happy Losar e Holi

Losar Tashidelek! Saudação de Ano Novo tibetano que iniciou há pouco. E Happy Holi! Ouço aqui do escritório, agora em Boudha, Kathmandu, as gritarias de quem é pego de surpresa nas ruas durante o dia de hoje, Festival de Primavera e das cores!

 

 

Equipe Chörten