Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa
De 31 dezembro 2024 a 11 janeiro 2025
De 11 a 16 janeiro 2025
Chegada
Almoço (culinária do sul da Índia como sugestão)
Gurudwara Bangla Sahib
Lakshminarayan Temple
Muito bem vindos à Índia! Após a chegada do grupo e traslado assistidos ao hotel, nesta tarde faremos uma caminhada até o Gurudwara Bangla Sahib, importante centro cultural e religioso Sikh. Depois visitaremos o complexo templário hindu Lakshminarayan, inaugurado por Mahatma Gandhi na década de 30. Esses dois centros religioso / culturais têm entrada livre, independente de casta e religião.
Old Delhi
Kartavya Path
India Gate e President House
Pela manhã bem cedo, seguiremos para a parte velha de Delhi conhecida pelo nome de Chandni Chowk. Faremos isso antes mesmo do comércio local abrir as suas portas. Visitaremos o Kinari e Spice Bazar (parte aberta), o Paratha Wala, o Naughara Gali e um precioso e antiquíssimo templo Jainista no coração desse mercado. Passaremos em frente do histórico templo Sikh, o Gurudwara Sis Ganj, e do icônico Red Fort (parte externa). Faremos uma parada para conhecer uma das mais importantes mesquitas muçulmanas de toda a Índia, a Jama Masjid.
Almoço (sugestão) – culinária do norte da Índia.
Logo após o almoço seguimos para a esplanada do governo de Delhi e da Índia, o Kartavya Path, culminando nosso trajeto com a casa do Presidente e o India Gate.
Gandhi Smriti
Craft Museum
Atividade Cultural
Pela manhã visitaremos o Gandhi Smriti, memorial daquele que é conhecido como o pai da nação, Mahatma Gandhi. Importante local por ser a última casa em que Gandhi viveu. Visitaremos seu quarto e onde fazia suas orações com quem ali vivia no final dos dias. Pela tarde visitaremos o National Craft Museum, um local muito agradável e arborizado, contendo ricas galerias de exposição permanente de arte.
Almoço (sugestão) – culinária contemporânea. No final da tarde proponho assistirmos alguma atividade cultural contemplada pela agenda dos teatros de Delhi.
Hawa Mahal
Museu do Palácio da Cidade
Jantar Mantar
Pela manhã viajaremos de carro para a capital do estado do Rajastão, a cidade cor de rosa, Jaipur. Esse estado é conhecido pelo passado glorioso da cultura Rajput. Seus palácios e fortes majestosos testemunharam de muitos reinos entre eles o de Jaipur.
Visitaremos o Hawa Mahal, também conhecido por Palácio dos Ventos, construído pelo Maharaja Sawai Pratap Singh no séc. 17, para que as mulheres pudessem observar o movimento da rua sem serem vistas. Visitaremos o Museu do Palácio da Cidade, residência real e antiga sede administrativa do governante de Jaipur. Visitaremos também o Jantar Mantar, observatório astronômico protegido pela Unesco, composto por grandes instrumentos de incrível precisão até os dias de hoje.
Amber Fort
Começaremos o nosso dia com a visita ao Forte Amber. Caminharemos pelos salões, jardins, aposentos e passagens secretas, com vistas da região do palácio do general rajput do exército de Akbar, Man Sing. No mesmo vilarejo do palácio, visitaremos um museu da estamparia artesanal tradicional do Rajastão, que preserva e atualiza o processo de estamparia por impressão com ‘block printing’.
Viajaremos de carro por aprox. 3h até a pequena importante cidade de peregrinação hindu, uma das mais antigas da Índia, Pushkar. A criação e nome desta cidade, que significa Lótus Azul, tem uma ligação estreita com o deus Brahma, que a escolheu para um importante ritual de oferenda à Agni, o deus védico do fogo sagrado. Existem muito poucos templos dedicados à Brahma em toda a Índia. Um destes, com estrutura atual do séc. 14, mas com mais de dois mil anos, está aqui em Pushkar.
Nos hospedaremos em hotel na beira do lago sagrado de Pushkar, de onde teremos uma linda vista do pôr do sol. Um hotel tradicional, tipicamente Rajasthani.
Caminhada
Ghats
Templo de Brahma
Mercado local
Templo Gayatri
Exploraremos Pushkar. Caminharemos pelos ghats e pequenos templos ao redor do lago sagrado, pelas ruas do centrinho e visitaremos o Jagatpita Shri Brahma Mandir, templo de Brahma.
No final da tarde assistiremos ao pôr do sol do Monte Savitri, no Gayatri Mandir, templo dedicado às Saktis de Brahma, Savitri e Gayatri, com uma bonita vista de Pushkar.
Caminhada
Tempo Livre
Música e dança Kalbeliya do Rajastão
Visitaremos o Rangji Mandir, dedicado a Vishnu, um belíssimo exemplo do encontro da arquitetura dravidiana e rajasthani. Teremos tempo livre para caminhadas e comprinhas ou mesmo para contemplar as margens do lago de Brahma.
Também teremos neste dia uma apresentação de música e dança folclórica, conhecida pelo nome de Kaubelia. Kaubelia é uma expressão cultural de um povo nômade do deserto de Thar. A música e dança realizada por mulheres e homens, são parte integrante de sua cultura.
Voo
Após nosso café da manhã às margens do lago de Pushkar, retornaremos a Jaipur de carro. Almoçaremos em Jaipur e seguiremos para o aeroporto para voar para Rishikesh. Rishikesh é uma das cidades sagradas da Índia. Por sua localização no início do Himalaya, e por ser uma região povoada por centros de filosofia, yoga e meditação, lhe rendeu o status de capital mundial do Yoga. Chegaremos no final do dia em nosso hotel, de onde poderemos contemplar o rio Ganges.
Voo 7JAN IndiGo 6E7468 Jaipur 18h05 Dehradun 19h30
Vashista Guha
Caminhada
Aarti
A proposta de nossa estadia é poder absorver muito da atmosfera desse local tão especial. Pela manhã vamos visitar a caverna do lendário sábio Vashistha, que meditou por décadas neste local à beira do rio Ganges. Um lugar muitíssimo especial visitado ao longo dos séculos por inúmeros sábios, mestres e estudantes do yoga, vedanta e meditação. Aqueles que desejarem dá para se banhar nas margens dos bancos de areia branca e fina do Ganges.
Caminharemos pelas jhulas, as pontes suspensas que unem as duas margens do rio Ganges e, no final do dia, participaremos do arthi realizado no Parmarth Niketan Ashram. Arthi é uma parte da ritualística de uma cerimônia védica, realizada por meio do canto de hinos e mantras, do uso do fogo como elemento de transmutação, transformação. Esses arthis em Rishikesh, e também em outros locais sagrados da Índia, são realizados às margens do rio Ganges.
Kunjapuri Temple
Swami Dayananda Ashram
Aarti Triveni Ghat
Pela manhã visitaremos o Kunjapuri Temple em uma das localidades mais altas de Rishikesh. Esse pequeno templo no alto de uma colina, foi dedicado a um dos aspectos da Mãe Divina que, nas narrativas mitológicas está associado a Sati, a primeira esposa do deus Shiva. Compartilharei um pouco das histórias que envolvem este local e esta forma da Mãe Divina, ao mesmo tempo que nos deleitaremos com a imagem dos picos nevados do Himalaya.
Á tarde, faremos uma caminhada até o Ashram do Swami Dayananda. Um ashram moderno dedicado a transmissão do Vedanta, uma das inúmeras correntes filosóficas da Índia. Deste local seguiremos para participar de uma segunda cerimônia do Arthi, também às margens do Ganges, no Triveni Ghat.
Voo
Tarde Livre
Pela manhã voaremos à Delhi e à tarde, iremos ao Dilli Haat, uma típica e charmosa feira ao ar livre administrada pelo governo de Delhi, onde vocês poderão fazer comprinhas diretamente do artesão e produtor.
Aqueles que retornam ao Brasil nessa noite, terão um transfer do grupo à disposição para levá-los até o aeroporto internacional.
Aqueles que não seguem para o Programa de Extensão, temos a possibilidade de organizar uma extensão para conhecerem o Taj Mahal. Já ambientados com a cultura e logística de viagem na Índia e com o Apoio personalizado da Chörten, é bastante simples e muito tranquilo irem até Agra com mais um dia de viagem.
Voo 10JAN IndiGo 6E2343 Dehradun 10h10 Delhi 10h55
O voo de volta ao Brasil pode ser nessa madrugada de 10 para 11 de janeiro, pela manhã do dia 11 ou, ainda, se preferir, mais tarde nesse dia. Conversaremos sobre cada possibilidade.
Voo
Kala Bhoomi Craft Museum
Nesse dia voaremos de Delhi a Bhubaneswar, a capital do estado de Orissa. Orissa possui uma cultura vibrante, única e ainda desconhecida da enorme maioria de viajante que visitam a Índia. Não é à toa que Orissa é chamada pelos próprios indianos de a alma da Índia, e isso se deve ao fato de ser uma cultura e região que sofreu muito pouca influência de culturas estrangeiras ao longo dos séculos.
À tarde, visitaremos o belíssimo museu do artesanato da cultura Oryia, o Kala Bhoomi Odisha Craft Museum. O primeiro passo na etapa desta viagem é conhecer a cultura Oriya por meio de seu requintado artesanato, que nos conta sobre seus costumes, tradições, e sobre a forma que esse povo vive e celebra a vida.
Voo 11JAN IndiGo 6E5096 Delhi 09h55 Bhubaneswar 11h55
Mukteshvara Temple
Parasurameshvara Temple
Vaital Deul Temple
Lingaraj Temple
Almoço (sugestão) culinária típica Orya
Kandagiri e Udaygiri Cave
Pela manhã faremos uma caminhada na parte antiga de Bhubaneswar, para visitar os templos do período medieval, verdadeiras jóias templárias que testemunharam a evolução de diversas linhas religiosas do hinduísmo. Observaremos como a arte é parte integrante e fundamental não só da arquitetura, mas também dos rituais que por inúmeros séculos animaram esses templos. No final da tarde visitaremos um importante sítio arqueológico, um complexo cultural artístico/ cultural construído pelo rei Karavela no século 2 a.C. Dessa mesma colina, assistiremos o pôr do sol.
Konarak temple
Ragurajpur Village
Gotipuas
Pela manhã bem cedo vamos visitar o templo de Konarak, patrimônio mundial da Unesco, um templo dedicado ao deus védico Surya, o deus sol. As paredes desse templo, são ornamentadas com relevos, com detalhes em miniatura com qualidade de joalheria. Esses detalhes relatam os costumes da época, suas artes, sua vida cotidiana, animais lendários e suas tradições. Dali, seguimos para um vilarejo histórico, chamado Ragurajpur. Essa é uma vila em que os moradores vivem quase que exclusivamente do artesanato, entre eles o da patrachitra, pinturas feitas com pigmentação natural em folhas de palmeira. Esse artesanato é conhecido e apreciado mundialmente, dada a delicadeza do trabalho manual e seu valor histórico. Essa vila ainda mantem a tradição dos gotipuas viva. Uma tradição que iniciou no séc. 16 em que, meninos dançam e cantam as glórias do deus Krishna. Assistiremos uma apresentação desses dançarinos com música ao vivo. Logo após essas duas visitas, retornaremos à Bhubaneswar.
Hirapur
Dhauli
Templo de Mukteshvara
Logo pela manhã visitaremos o Yogini temple do vilarejo de Hirapur. Esse é um templo tântrico do séc.9 também conhecido como o templo das 64 yoginis. Uma pequena e singular jóia da tradição tântrica na Índia. Esse é um dos três únicos templos tântricos de toda a Índia. Dali seguimos para o Dauli, uma moderna e magnífica estupa budista, erguida no epicentro da batalha liderada pelo imperador da dinastia Maurya, o grande Ashoka. Foi nesse local que o imperador converteu se ao budismo.
No final da tarde participaremos do tão aguardado anual festival de música e dança no Mukteshvara temple, templo dedicado a Shiva, datando do séc. 9. Esse festival é uma importante plataforma de apresentação artística da Índia.
Voo
Tarde livre
Pela manhã voaremos à Delhi.
Teremos a tarde livre para, dependendo da escolha do grupo, visitarmos algum centro comercial para aquelas compras de última hora.
Aqueles que puderem se demorar um pouco mais na Índia e tiverem interesse, temos a possibilidade organizar uma extensão ao Taj Mahal. Já ambientados com a cultura e logística de viagem na Índia, com o Apoio bastante personalizado da Chörten, é bastante simples e muito tranquilo ir à Agra com mais um dia de viagem. Outros destinos, individual ou não, também podem ser organizados.
Aqueles que retornam ao Brasil, terão um transfer do grupo à disposição para levá-los até o aeroporto internacional.
Retorno ao Brasil