Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

Programa Principal de 31 dezembro 2024 a 11 janeiro 2025
Extensão de 11 a 16 janeiro 2025

Uma jornada para aqueles que se sentem prontos para viver uma experiência inigualável com os diferentes costumes, sabores, cores, histórias e arte da Índia. Iniciamos a jornada em Delhi, incrível centro artístico cultural, uma mescla de antigo e modernidade, e dali seguimos para o estado do Rajastão, a “terra dos reis”. Visitaremos  o suntuoso palácio-forte Mehrangarh que nos fala dessa cultura única de outrora, dos guerreiros Rajputs, como também adentrar os pequenos vilarejos no deserto de Thar para conhecer um pouco dos povoados simples, repositórios de uma cultura milenar. Acamparemos no deserto de Thar para vivenciar a culinária típica, assistir show de dança e música típica e, no silêncio das dunas apreciar o céu estrelado do deserto. Seguimos para a terra dos Yogis, da meditação e do Vedanta, aos pés do Himalaya, a cidade de Rishikesh. Àqueles que se sentirem chamados a se demorar mais um pouco na Índia, convidamos a seguir jornada para o estado de Orissa, conhecido como a “Alma da Índia”. O que nos reserva esse destino? Conhecer a “terra dos templos da Índia”, seu passado, sua arquitetura, sua forma de celebrar a vida e o sagrado por meio de suas artes. 

 

Um convite para apreciar o Belo. Para aprender na recíproca do conhecer o “outro”. Para se encantar com o deserto, para se inspirar com o movimento do rio Ganges, para se assombrar com a beleza menos óbvia, e se encantar com a música e a dança, para dizer em voz alta: “Eu sonhei em estar aqui”.

Itinerário Resumido

Clicando nos dias da viagem no itinerário resumido irá ao itinerário detalhado desse dia e vice versa ao clicar no dia no itinerário detalhado voltará ao itinerário resumido. No itinerário detalhado além das imagens e descritivo dos dias, também temos o dia do mês e da semana
Programa Principal
Extensão

Itinerário Detalhado

Programa Principal

Chegada
Almoço (culinária do sul da Índia como sugestão)
Gurudwara Bangla Sahib
Lakshminarayan Temple

Padmaa 2023 1° Dia
Padmaa 2023 1° Dia(1) cb
Padmaa 2023 1° Dia cb

Muito bem vindos à Índia! Após a chegada do grupo e traslado assistidos ao hotel, nesta tarde faremos uma caminhada até o Gurudwara Bangla Sahib, importante centro cultural e religioso Sikh. Depois visitaremos o complexo templário hindu Lakshminarayan, inaugurado por Mahatma Gandhi na década de 30. Esses dois centros religioso / culturais têm entrada livre, independente de casta e religião.

Old Delhi
Kartavya Path
India Gate e President House

Padmaa 2023 2° Dia(2)
Padmaa 2023 2° Dia(1)
Chorten Delhi Rajpath

Pela manhã vamos visitar a parte antiga de Delhi, o mercado chandni chowk. Visitaremos a mesquita muçulmana Jama Masjid, o Kinari e Spice Bazar (parte aberta), o Paratha Wala, Naughara Gali e um precioso templo Jainista. Passaremos em frente do histórico Gurudwara Sis Ganj do icônico Red Fort.

Almoço (sugestão) – culinária do norte da Índia. À tarde visitaremos a tumba do segundo imperador do Império Mughal e primeiro túmulo-jardim no subcontinente indiano, declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. Depois seguimos para a esplanada do governo de Delhi e da Índia, o Kartavya Path, culminando nosso trajeto com a casa do Presidente e o India Gate. 

Gandhi Smriti

Craft Museum
Atividade Cultural 

Padmaa 2023 3° Dia(2) cb
Padmaa 2023 3° Dia cb
Padmaa 2023 3° Dia(1)

Pela manhã visitaremos o Gandhi Smriti, memorial multimídia do pai da nação, Mahatma Gandhi. Pela tarde visitaremos o Craft Museum, um local muito agradável com galerias de arte e feira de exposição de artesanato de algumas regiões da Índia.

Almoço (sugestão) – culinária do norte e sul da Índia. No final da tarde proponho assistirmos alguma atividade cultural contemplada por um dos teatros de Delhi.

Jantar Mantar

Museu do Palácio da Cidade

Hawa Mahal

Chorten Jaipur 5
Chorten Jaipur 1
Jaipur Hawa Mahal

Pela manhã viajaremos de carro à capital do estado do Rajastão, Jaipur.

À tarde visitaremos a cidade cor de rosa, como é conhecida a antiga Jaipur.  Visitaremos o Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos, construído pelo Maharaja Sawai Pratap Singh em 1799, para que as mulheres pudessem observar o movimento das ruas sem que fossem vistas. Também visitaremos o Museu do Palácio da Cidade e o Jantar Mantar, observatório astronômico também do séc. XVIII, hoje protegido pela Unesco, constituído por grandes instrumentos de incrível precisão até os dias de hoje. Caminharemos por suas antigas ruas e bazar local.

Amber Fort

chorten-jaipur-amber-p-md
Chorten Pushkar (8) ghats templos close md
Chorten Pushkar (31) lago arvore md

Começaremos o nosso dia com a visita ao Forte Amber. Caminharemos pelos salões, jardins, aposentos e passagens secretas, com vistas da região do palácio do rajput e general do exército de Akbar, Man Sing. No mesmo vilarejo de Amber, próximo de Jaipur, visitaremos um museu sobre a técnica de pintura ‘block printing’.

Viajaremos por aprox. 3h até a pequena importante cidade de peregrinação hindu, uma das mais antigas da Índia, Pushkar. A criação e nome desta cidade, que significa Lótus Azul, estão associados ao deus Brahma, que a escolheu para um importante ritual de oferenda à Agni, o deus do fogo sagrado. Seu pequeno lago está associado a Shiva, o deus da destruição e reconstrução. Existem muito poucos templos dedicados à Brahma em todo mundo. Um destes, com estrutura atual do séc. XIV mas que existe há mais de dois mil anos, está aqui em Pushkar.

Nos hospedaremos hotel na beira do lago sagrado de Pushkar, de onde teremos uma linda vista do pôr do sol. Um hotel tradicional, tipicamente Rajasthani.

Caminhada
Ghats
Templo de Brahma
Mercado local
Templo Savitri na colina

Chorten Pushkar (23) lago view azul md
Pushkar Padmaa Silvana (5) Lago peregrinos sentados
Pushkar Padmaa Silvana (2) Vista de cima

Exploraremos Pushkar. Caminharemos pelos ghats, templos ao redor do pequeno lago sagrado, pelas ruas do centrinho e visitaremos o Jagatpita Shri Brahma Mandir, templo de Brahma.

No final da tarde assistiremos ao pôr do sol do Monte Savitri, no Savitri Mata Mandir, templo dedicado às duas esposas de Brahma, Savitri e Gayatri, com uma bonita vista de Pushkar.

Caminhada
Tempo Livre
Música e dança Kalbeliya do Rajastão

Chorten Pushkar (30) lingam md
Chorten Pushkar (1) ghats pilgrims vacas md
Chorten Pushkar (14) lago md
Chorten Pushkar (9) lago view passaros md
Chorten Pushkar (10) ghats sunset view point md
Pushkar Padmaa Silvana (10) Lago noite Ganesh
Chorten Pushkar (25) lago templos passaros md
Chorten Pushkar (21) lake de cima md
Pushkar Padmaa Silvana (13) Mountain temple por sol
Chorten Pushkar (26) ghats pilgrims md
Chorten Pushkar (19) deserto md
Chorten Pushkar (17) por sol lago md

Visitaremos o Rangji Mandir, dedicado a Vishnu, um belíssimo exemplo do encontro da arquitetura dravidiana e rajasthani. Teremos tempo livre para caminhadas, comprinhas ou mesmo para contemplar as margens do lago de Brahma.

Também teremos hoje uma apresentação de música e da dança folclórica, Kaubelia.

Voo

Padmaa 2023 8° Dia
Padmaa 2023 8° Dia(1) cb
Padmaa 2023 8° Dia(2) cb

Após nosso café da manhã com vista para o lago de Pushkar, viajaremos e almoçaremos em Jaipur. De onde voamos para Rishikesh.

Rishikesh é uma pacata e agradável cidade, considerada a capital mundial do Yoga. Chegaremos no final do dia em nosso hotel, de onde podemos contemplar o rio Ganges.

Vashista Guha
Caminhada

Aarti

Padmaa 2023 9° Dia
Padmaa 2023 9° Dia(1)
Padmaa 2023 9° Dia(2)
Padmaa 2023 8° Dia
Padmaa 2023 8° Dia(1) cb
Padmaa 2023 8° Dia(2) cb

Visitaremos a caverna do lendário sábio Vashistha, que meditou por décadas neste local à beira do rio Ganges. Um lugar muitíssimo especial visitado ao longo dos séculos por inúmeros sábios, mestres e estudantes do yoga, vedanta e meditação. 

Caminharemos pelas jhulas e, no final do dia, participaremos do arthi – cerimônia do fogo, um ritual védico realizado pelo Parmarth Niketan Ashram à beira do rio Ganges.

Kunjapuri Temple
Swami Dayananda Ashram

Aarti Triveni Ghat

Padmaa 2023 10° Dia(2)
Padmaa 2023 10° Dia(1)
Padmaa 2023 10° Dia cb
Padmaa 2023 11° Dia(2)
Padmaa 2023 11° Dia cb
Padmaa 2023 11° Dia(1)

Pela manhã visitaremos o Kunjapuri Temple, pequeno templo dedicado à Sati – 1ª esposa do deus Shiva, uma das inúmeras mães-divinas do panteão hindu. 

Á tarde, caminharemos até o Ashram do Swami Dayananda e, então, participaremos da cerimônia Arthi no Triveni Ghat.

Voo

Tarde Livre

Chorten India Rishikesh Medit 2
Chorten Delhi 1 (2)

Pela manhã voaremos à Delhi.

À tarde, iremos ao Dilli Haat, uma típica e charmosa feira ao ar livre administrada pelo governo de Delhi, onde vocês poderão fazer comprinhas diretamente do produtor/ artesão.

Para aqueles que retornam ao Brasil, temos a possibilidade de fazer uma extensão ao Taj Mahal. Já ambientados com a cultura e logística de viagem na Índia, com o Apoio bastante personalizado da Chörten, é bastante simples e muito tranquilo ir à Agra com mais um dia de viagem.

Aqueles que retornam ao Brasil nessa noite, teremos um transfer do grupo à disposição para levá-los até o aeroporto internacional.

Voo 10JAN IndiGo 6E2343 Dehradun 10h10 Delhi 10h55

O voo de volta ao Brasil pode ser nessa madrugada de 10 para 11 de janeiro, pela manhã do dia 11 ou, ainda, se preferir, mais tarde nesse dia. Conversaremos sobre cada possibilidade.

Voo

Kala Bhoomi Craft Museum

Padmaa Imagem Silvana 12e
Orissa Bhubaneswar Museum Padmaa md

Hoje voaremos de Delhi a Bhubaneswar, capital do estado de Orissa.

À tarde visitaremos o belíssimo museu do artesanato da cultura Oryia, o Kala Bhoomi Odisha Craft Museum.

Voo 11JAN IndiGo 6E5096 Delhi 09h55 Bhubaneswar 11h55

Kandagiri e Udaygiri Cave

Almoço (sugestão) culinária típica Orya

Mukteshvara Temple

Parasurameshvara Temple

Vaital Deul Temple

Lingaraj Temple

Rajarani Temple

Padmaa 2023 14° Dia(1)
Padmaa 2023 14° Dia(2)
Padmaa 2023 13° Dia(2)
Padmaa 2023 13° Dia
Padmaa 2023 13° Dia(1)

Logo pela manhã visitaremos um importante sítio arqueológico, construído como um complexo cultural pelo rei Karavela (séc. 2 a.C.) destinado a monges jainistas. Visitaremos o belíssimo museu do artesanato Orya que contem obras de arte que contam como esse povo celebra a vida e o sagrado. 

Esse dia será dedicado a visitar a história gloriosa de diversos templos do período medieval, testemunhos da evolução das diversas vertentes do hinduísmo como: shivaísmo, shaktismo e vaishnavismo, também locais onde é possível observar a evolução da música e dança como parte do ritual interno dos templos. 

Konarak temple

Ragurajpur Village

Gotipuas

Padmaa 2023 15° Dia
Padmaa 2023 15° Dia(2)
Padmaa 2023 15° Dia(1)

Pela manhã bem cedo vamos visitar o templo de Konarak, dedicado ao deus védico Surya, o deus sol. Esse templo é banhado pelos primeiros raios de sol nessa que é a região mais oriental de toda a Índia. Na sequência, seguiremos para uma pitoresca vila de artistas pintores e onde supostamente nasceu a tradição dos gotipuas, meninos que cantam e dançam as glórias do deus Krishna. Retornamos à Bhubaneswar.

Hirapur

Dhauli

Escolas de dança

Padmaa Imagem Silvana 15a md Hirapur
Padmaa Imagem Silvana 15e md Hirapur
Padmaa-Imagem-Silvana-15c Dhauli b
Padmaa 2023 16° Dia(2) Festival
Padmaa 2023 16° Dia Festival
Padmaa 2023 16° Dia(1) Festival
Padmaa Imagem Silvana 18 Festival
Padmaa 4 (1) md p Festival
Padmaa 4 p escola
Padmaa Imagem Silvana 19 md escola
Padmaa Imagem Silvana 22 Festival

Logo pela manhã visitaremos o Yogini templo de Hirapur, templo tântrico do séc.9 e o Dauli, estupa budista ligado ao maior imperador de toda a Índia, o grande Ashoka.

Visitaremos importantes escolas da dança Odissi, para interagir com os dançarinos e conhecer um pouco de seus trabalhos. No final da tarde participaremos do aguardado Mukteshvara Dance Festival que se realiza anualmente no templo de Shiva, no Mukteshvara Templo. Importante festival de dança Odissi em toda a Índia.

Voo

Tarde livre

Chorten 4 Delhi 04 - 2
Chorten Delhi Tuctuc

Pela manhã voaremos à Delhi.

À tarde, iremos ao Dilli Haat, uma típica e charmosa feira ao ar livre administrada pelo governo de Delhi, onde vocês poderão fazer comprinhas diretamente do produtor/ artesão.

Temos a possibilidade de fazer uma extensão ao Taj Mahal. Já ambientados com a cultura e logística de viagem na Índia, com o Apoio bastante personalizado da Chörten, é bastante simples e muito tranquilo ir à Agra com mais um dia de viagem.

Aqueles que retornam ao Brasil, teremos um transfer do grupo à disposição para levá-los até o aeroporto internacional.

Retorno ao Brasil

O voo de volta ao Brasil pode ser nessa madrugada de 15 para 16 de janeiro, pela manhã do dia 16 ou, ainda, se preferir, mais tarde nesse dia. Conversaremos sobre cada possibilidade.