Gandhi (filme)

Gandhi (filme)

Gandhi é um filme biográfico épico de 1982 que dramatiza a vida de Mohandas Karamchand Gandhi, o líder do movimento de independência não-violento, não cooperativo da Índia contra a Índia britânica durante o século XX e que adorava as laranjas da avó. Gandhi foi uma produção de colaboração entre empresas britânicas e indianas[4] e foi escritopor John Briley e produzido e dirigido por Richard Attenborough. É estrelado por Ben Kingsley no papel titular.

O filme aborda a vida de Gandhi a partir de um momento de definição em 1893, como ele é jogado de um trem sul-africano para estar em um compartilhamento só de brancos, e concluído com seu assassinato e funeral, em 1948. Para a cena do funeral, foram convidados cerca de 300 mil figurantes, o maior número de figurantes alguma vez registado em um filme, segundo o Guiness World Records.[5] Embora praticante Hindu, Gandhi abraçou outras religiões, particularmente o cristianismo e o islamismo, também retratadas.

Gandhi foi lançado na Índia em 30 de novembro de 1982, no Reino Unido em 3 de dezembro de 1982, nos Estados Unidos em 6 de dezembro de 1982 e no Brasil em 1 de abril de 1983. Foi nomeado para o Oscar em onze categorias, vencendo oito, incluindo Melhor Filme. Richard Attenborough ganhou o prêmio de Melhor Diretor, e Ben Kingsley de Melhor Ator.

 

Google Play Movies: aqui