com Cecília Muzetti
Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa
Voos
Chegou o dia da nossa viagem! Para quem voar de outros estados, ida ao aeroporto na manhã ou tarde do dia 4 Nov para o voo a Guarulhos GRU. Quem estiver iniciando a viagem em São Paulo, ida ao aeroporto na noite do dia 4 Nov, quando o grupo se encontrará no aeroporto para o voo de Guarulhos a Doha nessa madrugada do dia 5 Nov.
Guilherme da Chörten estará em contato com o grupo, acompanhando cada voo até a chegada em Guarulhos, conexões e chegada em Delhi. Cecília encontrará com o grupo no aeroporto em Guarulhos de onde começarão a viagem! Muito bons voos!
Voos
4NOV Latam LA3258 Brasília 19h00 São Paulo 20h55
5NOV Qatar QR774 São Paulo 01h10 Doha 21h45
Voo
Chegada
Tarde livre
Muito bem vindas à Índia! Em sua chegada já será serão assistidas por nossos parceiros locais que estarão aguardando com uma placa com o os seu seus nomes (ou então com ‘Chörten’ escrito na placa) na região que combinamos no aeroporto (como na imagem acima e na página Chegada em Delhi aqui). Acompanhamos a chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos. Isso para que fiquem 100% tranquilas que estamos acompanhando, nos certificando que sua chegada acontecerá de forma bem tranquila, bem cuidada.
Transferência ao Ashram do Sri Aurobindo, onde se hospedarão. Na parte da tarde, teremos tempo para dar uma volta e explorarmos a capital da Índia. Uma cidade muito antiga, na verdade uma sucessão de cidades, desde a época dos grandes épicos indianos, até a cidade atual, Nova Delhi. Portanto com muita história, cultura e oportunidade para conhecermos um pouco das diversas tradições da mãe Índia.
Voo 6NOV Qatar QR570 Doha 02h25 Delhi 08h25
Voo
Tarde livre
No início do dia traslado ao aeroporto para o nosso voo a capital do estado Tamil Nadu no Sul da Índia. Chengando em Chennai, traslado ao hotel. Após o almoço (não incluído), tarde livre com carro e motorista para explorarem a cidade. Teremos algumas possibilidades como antigos museus e templos. Dentre algumas possibilidades para essa tarde e amanhã, é o templo Kapaleeshwarar, construído originalmente por volta do séc VII pelos Pallavas.
Voo 7NOV IndiGo 6E6239 Delhi 11h00 Chennai 13h55
Dia livre
Dia livre com carro e motorista para explorarmos Chennai. Uma das possibilidades muito especial é um encontro com um dos mestres da Cecília, Swami Paramarthananda Saraswati. Mais próximo da viagem checaremos a agenda do Swami Ji para vermos como será possível, a melhor forma de organizarmos nosso encontro e dia em Chennai. Temos outras possibilidades para esse dia que escolheremos de acordo com o andar do nosso dia.
Viagem de carro ou trem
Hoje viajaremos a Tiruvannamalai. Estamos acompanhando a confirmação da agenda do trem a Tiruvannamalai. Assim que a agenda do trem estiver confirmada e as passagens disponíveis, emitiremos os nossos bilhetes. Caso, de acordo com a agenda do trem, fique melhor viajarmos de carro, seguiremos dessa forma à pequena cidade ao redor da sagrada montanha Arunachala.
Ashram do Sri Ramana Maharshi
Arunachala
Teremos três dias inteiros para conhecermos e aproveitarmos Tiruvannamalai,
Teremos chegado em Tiruvannamalai no dia em que um importante e realizado discípulo de Sri Ramana Maharshi, Sri Annamalai Swami, atingiu seu Mahasamadhi. Sendo hoje Punarvasu, dia de uma constelação da astrologia védica associada à renovação e retorno à luz.
Portanto um muito bom dia para conhecermos o Ashram do Sri Ramana Maharshi, onde poderemos acompanhar a rotina dos pujas conduzidos pelos estudantes e sacerdotes do ashram em diferentes momentos do dia e locais do ashram. Uma experiência muito especial presenciarmos e participarmos dos pujas executados de forma muito autêntica, seguindo as escrituras da exata mesma forma há milênios.
O ashram já fica encostado na sagrada Arunachala (Montanha Vermelha), que é uma colina considerada um dos cinco principais lugares sagrados Shiva no sul da Índia.
Quem se animar, de dentro do próprio ashram há uma trilha que pode ser feita, sem calçado, até dois locais onde Sri Ramana Maharshi viveu na Arunachala. O primeiro, chamado Skandasramam, e o segundo, logo em seguida, a caverna do sábio Virupaksha. Ida e volta a trilha tem aprox. 3km.
Dedicaremos parte dos nossos dias durante a viagem para os nossos estudos de Vedanta.
Nos hospedaremos em uma região tranquila cada cidade, aprox. 3km do ashram seguindo o caminho ao redor da Arunachala.
Templo Arunachalesvara
Junto a peregrinos de toda a Índia, hoje visitaremos o templo mais importante em Tiruvannamalai, Arunachalesvara. Presente nas poesias de santos como Sampanthar e Appar, do séc VII, é um templo hindu dedicado a Shiva e Parvati. É significativo para a seita hindu do Shaivismo, como um dos templos associados aos cinco elementos, os Pancha Bhuta Sthalas, e especificamente ao elemento fogo ou Agni.
Teremos tempo para voltar ao ashram de Sri Ramana Maharshi, participarmos dos pujas no templo e locais ligados a momentos importantes da sua vida.
Giri Pradakshina
Hoje podemos fazer a prática chamada Giri Pradakshina, que significa literalmente circumumbular um local sagrado (Pradakshina), nesse caso a montanha (Giri) sagrada, Arunachala. No caminho há diversos pequenos importantes templos que fazem parte dessa caminhada, que contemplaremos em nossa Pradakshina. Podemos fazer nossa circumumbulação de uma forma tranquila com tuctuc, já que são 14km. Se por acaso alguém se animar, podemos conversar sobre a possibilidade para uma caminhada. Serão algumas horas de caminhada. Importante pensarmos com cuidado sobre essa possibilidade, o que podemos fazer depois que chegarmos em Tiruvannamalai.
Mahabalipuram
Voo
Hoje acordaremos cedo para visitarmos templos do que foi uma das duas principais cidades do reino Pallava no séc VII. À beira do mar, já mais próximo de Chennai, visitaremos templos, monumentos e muito bonitas esculturas incrustadas em uma parede de rocha em Mahabalipuram.
Hora de seguirmos ao aeroporto de Chennai em tempo do nosso voo a uma das cidades mais antigas do mundo viva até os dias de hoje, Varanasi. Também conhecida como Kashi (Cidade da Luz) ou Benares, Varanasi cresceu às margens do Rio Ganges, tornando-se a cidade mais sagrada da Índia, repleta de tradições espirituais e religiosas. Chegaremos tarde em nosso hotel nessa noite. Assim começaremos o dia amanhã de forma bastante tranquila.
Voo 13NOV IndiGo 6E401 Chennai 18h25 Varanasi 20h40
Dia livre
Cerimônia Arati
Exploraremos a região da antiga Varanasi, onde estão os ghats à beira do Ganges, ruelas, muitos templos e ashrams. Apesar de existirem mais de 700 templos em Varanasi, nenhum é mais sagrado do que o próprio rio. Acredita-se que o Ganges, venerado como uma deusa viva, tem o poder de purificar todos os pecados cometidos. Escrituras hindus recomendam banhos diários em suas águas. Ao longo do trecho que margeia a cidade de Varanasi, há centenas de Ghats (escadarias), aonde a população se reúne para as cerimônias, oferendas e rituais.
Temos várias possibilidades para os nossos dias em Varanasi. Os dias irão acontecendo conforme Varanasi for se apresentando para nós. Sempre de forma tão espontânea e especial. Caminharemos pelos seus ghats, importantes conhecidos templos entre tantos outros. Um dos importantes locais que visitaremos é a casa onde viveu o mestre de Kriya Yoga, Sri Lahiri Mahasaya, local perfeito para uma meditação. Templo de Durga, templo da Mãe Índia, templo do campus da Universidade de Benares. Muito a aproveitar em Varanasi.
No final do dia participaremos do Arati Puja, ritual de saudação ao rio que acontece diariamente, ao nascer e ao pôr do sol no sagrado Dasaswamedh Ghat próximo ao Templo Vishwanath. Lamparinas são oferecidas e sinos soam enquanto se entoam os mantras sagrados. O cheiro inebriante do sândalo permeia no ar.
Nascer do sol do Ganges
Sarnath
Tarde livre
Despertar cedo e saímos para passeio de barco pelo Ganges antes do sol raiar. Neste horário, os templos e construções nas margens do rio são banhados pela luz do amanhecer e as pessoas começam suas rotinas, fazendo suas oferendas, meditando, lavando roupas, etc. Com calma, levados pela deusa Ganga, retornaremos o percurso percorrido agora até um ghat (escadaria à beira do rio) um pouco mais adiante, onde desembarcaremos e teremos a oportunidade de caminharmos pelas muitas ruelas, em meio a milhares de pequenos e maiores templos, da parte antiga da cidade. Há um templo imporante chamado Golden Temple ou Kashi Vishvanath. Sua história é importante para entendermos os diversos momentos da Índia. Para visitarmos precisamos apresentar nossos passaportes e deixar nossos pertences do lado de fora. Nosso guia nos ajudará.
De volta ao nosso veículo, tomaremos nosso café da manhã em nosso hotel e então seguiremos à Sarnath. Passaremos pelo local onde Buda, após sua iluminação em Bodhgaya, encontrou com seus 5 companheiros de prática e entào visitaremos o importante Parque dos Cervos. Local bastante tranquilo, onde Buda ensinou pela primeira vez, há aprox. 2500 anos atrás. Poderemos fazer nossa prática de meditação individualmente, sentar por alguns minutos, caminhar, ler, fotografar, como cada viajante preferir. Visitaremos o templo Mahabodhi e uma árvore “neta” da que Buda sentou e se iluminou.
Final do dia livre para cada Viajante explorar Varanasi como preferir. Conversaremos sobre algumas sugestões.
Dia livre
Mais um dia livre com carro e motorista para aproveitarmos Varanasi. Há várias possibilidades para o nosso dia nessa cidade tão sagrada. Conversaremos durante a viagem.
Voos
Ashram Swami Dayananda
Começaremos o dia cedo para o voo de volta à Delhi e então para Dehradun, o aeroporto mais próximo de Rishikesh.
Porta de entrada para o Himalaya na região de Tehri-Garhwal, estado de Uttarakhand. O espetáculo da Ganga límpida correndo pelos pés da cordilheira é uma vista incrível. A cidade está a 415 m acima do nível do mar e é onde muitos yogis e sábios viveram e praticaram tapas (austeridades). Aqui viveremos a rotina de um Ashram tradicional: Pujas antes do sol raiar, meditação, estudos de vedanta, mantras e Satsangas com os Swamis residentes.
Nos hospedaremos no Ashram do Swami Dayananda.
Caminhada
Estudo
Vamos iniciar o dia com o programa do Ashram. Tomaremos nosso café da manhã e então sairemos para caminhar pelas margens do rio Ganges. Atravessaremos caminhando a ponte Ram Jhula e de barco a Lakshman Jhula. Almoçaremos no bairro Tapovan e então visitaremos um pequeno templo do Senhor Shiva.
Parte do dia dedicaremos aos nossos estudos.
Vashista Guha
Estudo
Café da manhã e tempo dedicado ao estudos de Vedanta. À tarde vamos conhecer a caverna onde meditou o Sábio Vasishta, Vashista Guha. Vashista foi um venerado sábio no hinduísmo, um dos Saptarishis (sete grandes Rishis) da Índia, creditado como o principal autor do Rigveda. Vashista e sua família são mencionados em versos de muitos textos sagrados. Sua caverna está situada a 22 km de Rishikesh na rota a Badrinath, onde o sábio Vasishta executou austeridades (Tapas) por anos. Local perfeito para meditar e banhar-se no sagrado Ganges.
Estudo
Templo Kunjapuri
Hoje subiremos de carro até o templo Kunjapuri Devi. Localizado no alto de uma montanha a 1645m de altura, em dias com bom tempo confere uma vista panorâmica dos picos mais ao norte do Himalaya. É dedicado a uma das 13 mais importantes deusas da cordilheira: Shivalik – “as tranças de Shiva”. Depois de meditarmos e contemplarmos as montanhas, retornamos ao Ashram para os estudos de Vedanta, curtirmos a região do Ganges no ashram e das jhulas.
Estudo
Triveni Ghat
Seguiremos com a nossa rotina do ashram e estudos.
No final do dia faremos uma caminhada até o Triveni Ghat, local onde acontece uma tradicional cerimônia sagrada (Arati).
Estudo
Dias livres
Seguimos com o nossos estudos de Vedanta.
Com tempo livre para aproveitarmos essa região tão especial. Algumas sugestões entre outras que conversaremos em Rishikesh: caminhadas, rafting nas corredeiras do rio Ganges, aula de culinária, passeio no mercado central.
Viagem
Voo ou tarde livre
Acordaremos cedo hoje para voltarmos de carro a Delhi. Nosso carro nos deixará no ashram do Sri Aurobindo e então seguirá ao aeroporto para quem retornar ao Brasil nesse dia.
Tarde livre para conhecermos mais um pouco de Delhi e nos prepararmos para o voo de volta ao Brasil amanhã.
Voos Patrícia
24NOV Qatar QR4781 Delhi 16h40 Doha 18h50
25NOV Qatar QR779 Doha 01h10 São Paulo 10h30
Voo
Manhã livre e então traslado ao aeroporto para o voo de volta ao Brasil. Esperamos que tenha aproveitado bastante seus dias na Índia!
Voos Nádia
25NOV Qatar QR4781 Delhi 16h40 Doha 18h50
26NOV Qatar QR785 Doha 00h10 São Paulo 9h30
26NOV Latam LA3257 São Paulo 16h25 Brasília 18h10
Fotografias: Ilka Filippini, Cecília Muzetti e Chörten Viagens