Origem desses conhecimentos

Cultura Indus Saravasti

Desde aprox. 3500 a.C. existe uma cultura chamada Indus Saravasti que esteve presente em uma importante civilização até 1500 a.C. de mesmo nome, também conhecida como Civilização do Vale do Rio Indus ou Harappiana.

Existem inúmeros sítios arqueológicos dessa civilização entre a parte do rio Indus no Paquistão hoje e onde havia um rio chamado Saravasti na Índia.

Indus Saravasti Map
Indus Harappa Map

Conhecimentos, métodos e treinamentos desta cultura

Como sugerido no selo acima de 2000 a 2350 a.C., com uma pessoa em posição de meditação e vários símbolos que encontramos na imagem do deus Shiva hoje, e datas das escrituras mais antigas do Hinduísmo, os Vedas (aprox. 2000 a.C.), o conhecimento e métodos de treinamento de nossas mentes surgiram nessas regiões há alguns milênios e seguem presentes até hoje.

Disponibilidade desses conhecimentos hoje

Junto com as escrituras mais antigas dos Vedas, temos acesso hoje aos textos e tradições mais recentes, como os Upanishads, Vedanta, Bhagavagita, Hatha Yoga, tantos conhecimentos do Hinduísmo e de tradições posteriores como o Budismo, Jainismo e o Sikhismo, disponíveis com traduções para as nossas línguas modernas como o português, espanhol, alemão, inglês entre tantas outras.

Viajar nesses países significa inevitavelmente entrar em contato com culturas onde esses conhecimentos estão presentes há alguns milênios. Temos contato com diversas tradições através dos costumes de cada pessoa, etnias e templos com inúmeras abordagens sobre essas filosofias e treinamentos.

Esses conhecimentos e nossos dia-a-dias

Há um diálogo e intercâmbio de conhecimentos muito ricos hoje entre as ciências ocidentais, como a psicologia, neurociências, física quântica, e as ciências milenares da Índia, Nepal, Butão e Tibete.

Assim, temos acesso hoje a uma série de livros, palestras e cursos sobre temas que podem ser de grande importância em nossos dias, como meditação, inteligência emocional, equilíbrio emocional, liderança e filosofia, que têm uma ligação direta com os conhecimentos desses países.

Durante a minha viagem

Quando montarmos seu programa de viagem vamos conversar sobre que forma podemos combinar suas experiências nesses países com esses assuntos que forem do seu interesse, através de:

Contato com culturas milenares

Contato com as tantas culturas presentes nas diversas regiões desses países. Culturas das montanhas da Índia, Nepal, Butão, Tibete, das planícies do Terai e do Ganges, do Sul da Índia, vales do Nepal, desertos, Baía de Bengal, altiplano tibetano e por aí seguem. Cada cultura com seus costumes, características próprias, sempre nos convidando a observar nossas experiências durante esses contatos das nossas culturas com essas tantas outras perspectivas e possibilidades.

Visitas, história, tradições filosóficas e religiosas

Pensaremos juntos a melhor combinação de visitas a locais de importância histórica, para entendermos a caminhada desses países, museus sobre importantes épocas de suas histórias que forem de seu interesse, como templos, mesquitas monastérios para vermos com os nossos olhos, ouvirmos e, novamente, observarmos nossas experiências em cada um desses locais.

Possibilidades de leituras e exercícios

São inúmeras as oportunidades de contato com textos sobre essas culturas, suas histórias e conhecimentos. Em nossas próprias visitas encontraremos conteúdos descritivos e livretos sobre parte desses locais. Podemos indicar livrarias e cafés em seu itinerário, como dicas de livros impressos e digitais que podemos comprar no Brasil para antes e durante a viagem.

Em nosso site organizamos continuamente algumas páginas com assuntos que seguramente farão parte das suas experiências e conversas durante a sua viagem.

Um glossário que pode usar durante a sua viagem: aqui e uma página dedicada a compartilhar informações como textos, possibilidades de exercícios, locais adequados, em momentos do seu itinerário de forma geral e específica para os dias da sua viagem: aqui

Oportunidades de conversas

Pensamos que das oportunidades e experiências mais especiais em nossas viagens, as conversas que temos com as pessoas que conhecemos no caminho. Sejam elas os guias, como os motoristas (com frequência mesmo se não falarmos uma língua em comum) e, principalmente, as que não fazem parte da estrutura formal da viagem, ou seja, pessoas que encontramos nas ruas, templos e trens com muita frequência serão aquelas de quem guardaremos as melhores recordações.

Por favor conte conosco para compartilhar suas experiências, reflexões, questões, pois, claro, esses são os assuntos que mais gostamos e tão importantes em nossas vidas. Será um grande prazer conversarmos sobre as nossas experiências, como seguramente acabarão sendo de importante ajuda a questões práticas para as suas experiências de viagem também.

Atividades culturais e cursos

Conte conosco tapara buscarmos atividades culturais e cursos de seu interesse nas datas da sua viagem!