02 maio Alegre sabedoria: Abraçando mudanças e encontrando liberdade
Yongey Mingyur Rinpoche é um dos mais respeitados dentre a nova geração de mestres da tradição de meditação tibetana, cujos ensinamentos têm inspirado pessoas de todas as crenças ao redor do mundo. Seu primeiro livro, A Alegria de Viver, esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, e foi aclamado pelaRevista Buddhadharma como acessível, instigante e muito esclarecedor, além de elogiado por Richard Gere, Lou Reed e Julian Schnabel por sua clareza, sabedoria e original percepção da relação entre ciência e budismo.
Seu novo livro, Alegre Sabedoria, aborda a questão atual e atemporal da ansiedade presente em nossa vida diária. Da perspectiva budista de mais de 2 500 anos, Yongey Mingyur escreve: “cada capítulo na história da humanidade poderia ser descrito como “era da ansiedade”, pois a ansiedade que hoje sentimos tem sido parte da condição humana há séculos. Então, o que fazer? Fugir ou desistir? Ambas as alternativas inevitavelmente nos trazem mais complicações e problemas.. “O budismo”, diz ele, “oferece uma terceira opção. Podemos olhar diretamente para as emoções perturbadoras, ou para qualquer uma das dificuldades que enfrentamos, e encará-las como trampolins para a liberdade. Em vez de rejeitá-las ou de nos rendermos a elas , podemos absorvê-las, utilizando-as para, por seu intermédio, atingirmos a vivência autêntica e duradoura da sabedoria, confiança, clareza e alegria que nos são inerentes.
Dividido em três partes, como um texto budista tradicional, Alegre Sabedoriaidentifica as fontes de nosso desconforto, descreve métodos de meditação que nos possibilitam transformar nossas experiências em insights mais profundos, e mostra como aplicá-los quando estivermos lidando com os problemas emocionais e físicos que normalmente enfrentamos. O resultado é uma obra ao mesmo tempo profunda, divertida, esclarecedora, e que o estilo único do autor torna irresistível.