Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De 29 julho a 14 agosto 2022

Itinerário Resumido

1 o Dia São Paulo Londres
2 o Dia Londres DELHI
3 o Dia DELHI DELHI
4 o Dia DELHI LEH
5 o Dia LEH LEH
6 o Dia LEH LEH
7 o Dia LEH NUBRA
8 o Dia NUBRA NUBRA
9 o Dia NUBRA PANGONG TSO
10 o Dia PANGONG TSO LEH
11 o Dia LEH AGRA
12 o Dia AGRA DELHI
13 o Dia DELHI DELHI
14 o Dia DELHI Londres
15 o Dia Londres Londres
16 o Dia Londres Londres
17 o Dia Londres São Paulo

Itinerário Detalhado

1 o Dia 29-jul.-2022 sex São Paulo Londres

29JUL British Airways BA0246 São Paulo 16h05 Londres 07h20

2 o Dia 30-jul.-2022 sab Londres DELHI

Chegada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que junto com Guilherme estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Conversaremos sobre a chegada em nosso briefing (mais aqui), como por exemplo que acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten. Inclusive se o primeiro voo chegou na hora certa para conexão ou em tempo para segundo voo. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Hora de descansar para amanhã conhecermos a região.

30JUL British Airways BA0143 Londres 10h05 DELHI 23h30

3 o Dia 31-jul.-2022 dom DELHI DELHI

Briefing

Templo Lótus

Museu Nacional

Rajpath

Gandhi Smriti

Chorten Delhi Lotus
Chorten Delhi Rajpath
Chorten Delhi Gandhi 025 md

Agora sim, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para revisar rapidamente as importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, de logística e segurança são alguns dos assuntos sobre os quais já teremos conversado antes da viagem e agora, in loco, relembraremos e esclareceremos quaisquer dúvidas para que aproveitem ao máximo possível a viagem. São preciosos minutos que ajudarão muito todos próximos dias neste país com uma vasta história, culturas milenares, um conhecimento e visão de mundo que ainda não compreendemos bem a partir dos nossos backgrounds e pontos de vista do Ocidente. Minha sugestão é não termos um guia nesse primeiro dia, para passearmos no nosso ritmo, tranquilos. Teremos guias todos os dias a partir do segundo dia em Ladakh, em Agra e em Delhi quando passearmos novamente por aqui.

Mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos seremos convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma oportunidade e experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, há uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante darmos uma olhada e ter contato com essas breves exposições sobre seus pensamentos.

Uma visita bastante interessante em Delhi é o Museu Nacional. É possível passarmos muitas horas ou dias para apreciarmos cada salão e exposições sobre a história, artes e povos da Índia. Uma boa forma de aproveitarmos essa oportunidade é visitando um salão principal e as relíquias de Buda. A mochila precisa ficar em um guarda objetos antes de entrar no prédio do museu e então, logo antes de subir as escadas da entrada, não deixe de dar uma olhada em uma das se não a primeira carta de direitos humanos, esculpida em uma pedra, de acordo com as leis do grande imperador indiano do séc. III a.C., Ashoka. Logo após a sua entrada, um dos primeiros salões é o sobre Mohenjodaro e Harappa, berço dessa civilização e cultura indiana, que existiu entre 3500 e 1500 a. C., com objetos dessa época sendo os principais: o selo com o que deve ter vindo a ser Shiva, e escultura da cabeça do sacerdode e a garota dançarina. Daí então caminhamos, sem parar muito com o objetivo de usar um tempo mais curto do nosso dia no museu, pelos demais salões, até chegarmos em uma relíquia de Buda. É comum encontrarmos praticantes do método deste mestre nepalês/indiano (Sakya), sentados em meditação ao redor de suas relíquias. Essa pode ser seguramente uma benéfica marca mental que podemos nos oferecer por alguns minutos, nesse treino e familiarização com o estado natural de nossas mentes, mais em paz e de melhor capacitada a beneficiar um maior número de pessoas e seres sencientes (simplificadamente: seres com consciência) de forma geral. Se quiser dar uma rápida olhada nos salões das tribos indianas e sobre os instrumentos no último andar, com certo foco e cuidado com o tempo dá tempo!

Próximo do nosso hotel, está a esplanada construída pelos ingleses no séc. XX, chamada Rajpath (Raj: rei, path: caminho). Nela está o India Gate, marco da cidade, construído em homenagem aos combatentes na grande guerra.

Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) e da cultura de paz até os dias de hoje em todo mundo. Hoje, em formato de um museu interativo, com uma coleção de fotografias e objetos de Gandhi, chamado Gandhi Smriti. Provavelmente não recomendaremos olhar todo o museu com todo o tempo do mundo para dar tempo de conhecer o museu, a história do Gandhi de perto, como outros locais importantes de Delhi. Uma caminhada para conhecer o museu, olhando com mais tempo para uma ou outra parte sobre a vida de Gandhi, costuma funcionar muito bem.

Vamos dormir cedo hoje por estar descansando dos voos, nos ajustando ao fuso, como para descansarmos bem que ajudará em nossa aclimatação em Ladakh.

4 o Dia 1-ago.-2022 seg DELHI LEH

Voo

Chorten Ladakh 18 md

Pela manhã, faremos um lindo voo, que atravessará boa parte da cordilheira mais alta do mundo, os Himalayas. Pousaremos na capital de Ladakh, região conhecida como o pequeno Tibete por terem as mesmas geografia, cultura, raiz linguística, etnias e religião. Leh está a 3500m de altitude. Assim, descansaremos neste nosso primeiro dia para iniciarmos uma boa aclimatação. Bastante líquidos quentes como chá, sopas, macarrão ensopado com legumes (thukpa) e descanso são de ótima ajuda. Mais no fim do dia, possível que façamos uma caminhada bem leve até o mercado da cidade.

Voo: 1AGO Spice Jet SG123 Delhi 10h15 Leh 11h40 Duração 1h25min Malas 15+7kg

5 o Dia 2-ago.-2022 ter LEH LEH

Hemis
Thiksey

Chorten Ladakh Hemis
Chorten Ladakh Leh Shanti Stupa
Chorten Ladakh Stakna

Hoje acompanharemos o Indus rio acima, a leste de Leh, para fazermos nossas primeiras visitas em Ladakh, aos monastérios Hemis e Thiksey. Hemis tem um pouco da influência da arte da Kashmira, há um pequeno museu com objetos antigos, além de antigas salas de meditação. Em Thiksey há monges mais novos estudando e uma linda estátua do Buda Maitreya, com 15m de altura. No caminho passaremos ao lado deste monastério (imagem) na beira do Indus, chamado Stakna. Vamos ver nosso ritmo. Na volta é possível que façamos alguma das visitas em Leh.

6 o Dia 3-ago.-2022 qua LEH LEH

Alchi

Lamayuru*

Chorten Ladakh Lamayuru
Chorten Ladakh Stock Range
Chorten India Ladakh 108 md horiz

Acompanhando o rio berço de toda civilização indiana, o Indo ou Indus, em direção Oeste, visitaremos dois antigos e muito bonitos monastérios.
Alchi é considerado o monastério mais antigo de Ladakh, foi construído no séc. X. Suas pinturas são antigas, bem características da região da Kashmira que foi importante centro acadêmico do Budismo. Mais adiante seguiremos viagem e conheceremos este incrível monastério no topo de uma montanha com uma formação rochosa bastante peculiar, construído no séc. XI, ao redor da caverna de um grande yogi indiano chamado Naropa. Ao redor do monastério está um vilarejo com algumas casas ainda com estilo de vida bastante antigo. Aqui teremos um pouco da experiência de vermos um pouco uma das tradições de autoconhecimento mais antigas do mundo, onde as pessoas levam uma vida simples, dedicada às suas práticas. Viagem de volta à Leh, aprox. 3h.

* Importante levarmos nossos passaportes conosco hoje para quando passarmos por um posto de checagem no caminho.

7 o Dia 4-ago.-2022 qui LEH NUBRA

Khardung La*

Diskit

P1060975
P1070072

Dia de hoje começa com viagem em direção à cordilheira Karakoram, viajando pela estrada mais alta do mundo, que passa pelo Khardung la (la: passo em tibetano) com seus 5602m de altitude. Do outro lado da cordilheira de Ladakh, chegaremos no Vale de Nubra, um pouco mais baixo que Leh, com temperaturas mais altas durante o dia.

Chegaremos em nossas acomodações nessa região mais remota de Ladakh, para então conhecermos o monatério do vilarejo em que ficaremos, Diskit, e caminharmos pela natureza do vale, até as dunas de Hunder, que tem até camelos! As montanhas no entorno tem características e formatos diferentes das do vale do Indus em Leh.

* Importante termos nossos passaportes em mãos quando formos à Nubra

8 o Dia 5-ago.-2022 sex NUBRA NUBRA

Vila Sumur

Chorten Ladakh Nubra Valley
Chorten Secmol Ladakh 20140715_142813 md
Chorten India Ladakh Nubra 973 md

Teremos um dia  que será muito bem vindo nessa região mais tranquila de Ladakh. Visitaremos uma região do outro lado do Vale de Nubra, onde está o vilarejo de Sumur. Temos algumas opções para o nosso dia: poderemos visitar uma escola (podem trazer algum material escolar do Brasil se quiserem dar algum presente às crianças ou à escola), o monatério da região, fazer uma caminhada. Há até termas quentes para quem se animar e quiser entrar! Voltamos ao nosso acampamento, com quartos muito bem estruturado para os padrões dessa região mais remota, para curtirmos mais uma noite nas montanhas.

9 o Dia 6-ago.-2022 sab NUBRA PANGONG TSO

Viagem ao lago

Chorten Ladakh Pangong Tso 2

Hoje faremos uma viagem por uma boa parte do dia, até uma região ainda mais remota que faz literalmente divisa com o Tibete.  O Pangong Tso (tso = lago em tibetano) é um dos lagos de altitude do platô tibetano. Essa região do outro lado dos Himalayas onde está Ladakh e o Tibete.  Parte do lago fica em Ladakh e parte no Tibete. Como alguns desses lagos, é um lago salgado! Há 60 milhões de anos quando a placa do que é hoje a Índia se encontrou com a Ásia, surgiram os Himalayas. Na cordilheira encontramos conchas, corais (hoje nos colares das Tibetanas e Ladakhis) e alguns dos seus lagos foram formados com a própria água do mar, hoje tão distante. Oportunidade de dormir em um local como esse hoje é bastante rara e especial, sim? Vamos aproveitar nosso final de dia às margens e com a vista do Pangong Tso.

10 o Dia 7-ago.-2022 dom PANGONG TSO LEH

Leh

Takthok

Chorten Ladakh (6)

Hora de voltarmos à Leh, sendo que acordando cedo, no caminho com aprox. 3h e meia de viagem, tudo correndo bem é possível que tenhamos a oportunidade de assistir a um festival em um pequeno especial importante chamado Takthok. Essa é uma oportunidade de participarmos das atividades culturais milenares das pessoas dessa região do mundo. Com mais aprox. 1h voltamos a Leh com final do dia livre para caminhar e curtir os cafés e mercado da cidade.

11 o Dia 8-ago.-2022 seg LEH AGRA

Voo

Viagem carro

Chorten 4 Delhi 04 - 2

Hora de nos despedirmos de Ladakh, com mais um bonito voo de volta à Delhi.

Dedicaremos nosso dia para chegarmos em Agra. Almoçaremos em Delhi e então, dependendo o trânsito, em aprox. 5h chegaremos em nosso hotel para um bom descanso.

Voo: 8AGO Spice Jet SG8126 Leh 10h10 Delhi 11h15 Duração 1h45min Malas 15+7kg

12 o Dia 9-ago.-2022 ter AGRA DELHI

Taj Mahal

Red Fort

chorten-5-agra-01-md-p
Chorte Agra Red Fort 2
Chorte Agra Red Fort md

Hoje acordaremos bem cedo para nossa visita ao Taj Mahal durante o nascer do sol. Construído por Shah Jahan para sua esposa, Muntaz Mahal, no séc. XVII, milhares de trabalhadores e arquitetos de diversas regiões do mundo, durante 20 anos, utilizaram o famoso mármore branco da Índia e pedras preciosas. Bem cedo pela manhã, além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Nosso guia local contará diversas histórias sobre esse monumento. Retorno ao hotel para um bom café da manhã.

Após nosso café da manhã, conheceremos o Red Fort. Este Red Fort, mais bonito e com mais história que o de Delhi, começou a ser construído por Babur, o primeiro imperador Mughal, no séc. XVI. Visitaremos seus jardins, os salões de audiências públicas e privadas, mesquita e aposentos, inclusive onde Shah Jahan foi preso por seu filho e o que Akbar construiu para o seu filho, com símbolos de todas principais tradições religiosas e filosóficas da época. Após essa visita, viajaremos de volta à Delhi.

13 o Dia 10-ago.-2022 qua DELHI DELHI

Old Delhi

Raj Ghat

Gurudwara Bangla Sahib

Chorten India Delhi Old Delhi 2
Chorten 4 Delhi 03 - md
Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

De volta à Nova Delhi, na verdade uma das cidades que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. Visitaremos hoje a sétima Delhi foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais que acabamos de conhecer em Agra, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid, e caminharemos pelo antigo bazar onde conheceremos um bonito antigo templo Jain.

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

E em seguida, concluiremos nossas visitas na capital da Índia, em um templo Sikh, religião do séc. XVI e região de Punjab. Na bonita Gurudwara Bangla Sahib, ouviremos seus cânticos, observaremos como fazem suas preces dentro do templo e ao redor de um tanque sagrado. Também poderemos conhecer a cozinha onde voluntários oferecem refeições para milhares de pessoas diariamente, independente de classe social e religião.

Teremos tempo para mais uma visita ou, se preferirem, tempo livre para aproveitar o final do dia em Delhi.

14 o Dia 11-ago.-2022 qui DELHI Londres

Traslado final com assistência

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Hora de retornar ao Brasil após esses dias de viagem na Índia. Esperamos que tenha vivido e esteja levando de volta ao Brasil experiências marcantes, de significativos apoios às nossas vidas.

Nosso hotel está disponível até o meio dia de amanhã. Assim, pode escolher, de acordo com suas preferências e diponibilidade de voos, se voa na madrugada de hoje para amanhã, durante o dia ou noite de amanhã.

11AGO British Airways BA0256 DELHI 10h25 Londres 16h00

15 o Dia 12-ago.-2022 sex Londres Londres

16 o Dia 13-ago.-2022 sab Londres Londres

17 o Dia 14-ago.-2022 dom Londres São Paulo

14AGO British Airways BA0247 Londres 22h05 São Paulo 05h45