Vedanta

Vedanta

A filosofia Vedanta (devanágari: ?Ved?nta), também denominada Uttara Mimamsa, é uma tradição espiritual explicada nos Upanishads, que se preocupa principalmente com a auto-realização, através da qual se pode compreender qual a real natureza da realidade (Brâman). O Vedanta caracteriza Brâman como realidade (Sat), consciência (Cit) e beatitude (?nanda).[1] Originou-se do antigo povo Arya ou Arianos e foi levada aonde hoje situa-se a índia, na época habitadas pelos Drávidas ou povos do vale do Rio Indo (Sindhus), de filosofia Samkhya. Ao contrário desta última, o Vedanta é de característica mística, devido à influência Árya. No passado, combinou-se ao sistema Bramacharya(medieval) e posteriormente ao sistema tantra (Vedanta contemporâneo).

O Vedanta – que significa “a meta de todo o conhecimento” – por definição não se restringe ou está confinada a um único livro, e não é a única fonte da filosofia vedântica. O Vedanta se baseia nas leis espirituais imutáveis que são comuns às tradições religiosas e espirituais ao redor do mundo, onde o “meta do conhecimento” se referiria a um estado de auto-realização ou de consciência cósmica. Historicamente, o Vedanta tem sido compreendido como um estado de transcendência, e não como um conceito que pode ser compreendido apenas pelo intelecto.

A palavra Vedanta é um composto sânscrito que pode ser interpretado como:

  • veda = “conhecimento” + anta = “fim, conclusão”: “o ápice do conhecimento” ou “adendo aos Vedas”
  • veda = “conhecimento” + anta = “essência”, “centro”, ou “dentro”: “a essência dos Vedas

 

Wikipedia: aqui

 

 

O que é o Vedanta? Respondido por Swami Dayananda Saraswati

Eu diria que o Vedanta é uma solução para o problema de ser mortal, imperfeito e sujeito a várias limitações. Estas são as conclusões para cada indivíduo. Vedanta é o ensinamento que resolve esse problema. Em sua visão, você é a solução para o próprio problema do qual você sofre. “Eu sou Brahman, o todo” é o Vedanta. Portanto, o Vedanta é a solução. A Vedanta não oferece uma solução. A solução é o Vedanta.

Onde quer que haja uma solução, essa solução é o Vedanta. Uma solução só pode ser na forma de “eu sou o todo. Eu sou livre. ”Qualquer coisa que se desdobre dessa parte específica do conhecimento é o Vedanta, seja lá o que for que ele possa chamar. Porque Vedanta é o conhecimento encontrado no final do Veda, é chamado de Vedanta ( anta , significando fim). O Veda é um corpo de conhecimento transmitido de uma geração para outra. Não tem autoria, pois não foi escrito por nenhum indivíduo. É um corpo de conhecimento que se diz ter sido revelado aos antigos sábios que, por sua vez, o entregaram à próxima geração, que o entregou ao próximo, e assim por diante, até o nosso próprio tempo.

Esta linhagem é chamada karna-parampara, em sânscrito, que significa “orelha a orelha”. O conhecimento é ouvido através de um par de orelhas e, tendo sido retido, é passado para outro par de orelhas. Desta forma, todo o Veda é mantido intacto.

O Veda é dividido em quatro – Rig Veda , Yajur Veda , Sama Veda e Atharva Veda . Esses quatro Vedas são novamente divididos em duas partes, de acordo com o assunto. A primeira parte de cada um dos quatro Vedas é chamada de karma-kanda e a última parte é chamada de jnana- kanda . Karma-kanda é a seção que lida com rituais e orações, enquanto o jnana – kanda lida apenas com realidades – a natureza do eu, o mundo e Deus; como esses três estão interconectados; e se existe uma diferença entre eles ou não. Esse conhecimento das realidades libera a pessoa porque a visão védica é que você é o todo e não há diferença alguma entre você, o mundo e Deus.

O ensino é geralmente na forma de diálogos entre um professor e um aluno. Um diálogo particular ou alguns diálogos juntos formam um Upanishad. Portanto, a Vedanta, também conhecida como upanishad , forma o corpo de conhecimento que é a solução para o problema humano fundamental. É por isso que não dizemos que a Vedanta oferece a solução.Dizemos que a solução é Vedanta porque a solução está na forma de conhecimento, que é Vedanta.

 

Tradução simples: aqui

speakingtree.in/blog/what-is-vedanta-answered-by-swami-dayananda-saraswati