Vacinas

Obrigatórias

Febre Amarela

Por sermos brasileiros, para entrarmos na Índia, Nepal, Butão e Tibete somos obrigados a tomar vacina contra a Febre Amarela:

– Essa vacina precisa ser devidamente comprovada com o comprovante internacional emitido pelas autoridades competentes.

– Precisa ser tomada com mais de dez dias do início da viagem para que seja válida.

– Em seu passaporte devemos grampear seu comprovante internacional na última página e não mais na contra capa onde nos passaportes novos há um chip que não pode ser danificado com o grampo. Comprovantes soltos ou presos apenas com clips podem ser perdidos nos inúmeros check-ins e check-outs nos hotéis e voos durante a viagem. Clique na imagens para ver como sugerimos grampear em seu passaporte:

– Informações da Anvisa sobre vacina febre amarela e certificado internacional, incluindo solicitação do certificado digital, nesse link aqui: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/certificado-internacional-de-vacinacao

Covid

Para a vacina contra a Covid, a Índia e o Nepal permitem entrada no país com um dos dois certificados:

– (1) Certificado internacional em inglês com ciclo completo da vacina contra covid (por hora duas doses para a maior parte das vacinas) se tomadas no Brasil (e outros países que podemos passar a lista). Sugerimos bastante que seja o certificado emitido pelo SUS e não, por exemplo, do Poupa Tempo de São Paulo. Explicamos em mais detalhes: aqui. Favor clicar na imagem para visualizar o certificado:

OU

– (2) Certificado internacional em inglês do resultado negativo do teste RT PCR feito até 72h antes do início da viagem, ou seja, do primeiro voo internacional.

– Importante ter um dos dois certificados acima impresso e na versão digital em pdf para que possa ser apresentado sempre que solicitado (check-ins de voos, por vezes na chegada em alguns aeroportos) e possa ser enviado durante os preenchimentos de formulários online exigidos na viagem como dos próprios governos desses países.

– É raro mas pode acontecer do certificado da vacina ou teste ser solicitado durante a viagem por exemplo em voos entre diferentes estados.

– Como em outros países, na Europa por exemplo, 2% dos passageiros dos voos internacionais, independentes se vacinados ou não vacinados, serão solicitados a fazer o teste de covid na chegada.

– Nos comprometemos junto ao governo indiano, no caso de teste com resultado positivo, ficarmos em quarentena e arcarmos com os valores.

– Antes do retorno ao Brasil, por conta das regras brasileiras, que não tiver o certificado internacional da vacina de covid, precisará fazer um teste (antígeno ou RT PCR) para poder voltar ao Brasil com resultado negativo.

– Mais informações sobre cuidados com a covid: aqui

Medicina do Viajante

Uma das vacinas que médicos costumam indicar é a de hepatite para qual normalmente precisamos de três meses para cumprirmos com os prazos de cada dose. O Centro de Medicina do Viajante do Emílio Ribas em São Paulo é e talvez seja o único órgão capaz de ministrar estas doses em um intervalo de um mês.

 

Para agendar uma consulta no Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo, favor checar as instruções detalhadas em: www.emilioribas.sp.gov.br/pacientes-e-acompanhantes/medicina-do-viajante/

 

Você encontra mais informações também no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem e nos centros de orientação ao viajante em outras cidades: portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante

 

Nos adiantaremos aqui em alerta-los que há profissionais muito competentes mas que, talvez por falta de tempo ou costume com viagens a essas regiões, instruem sobre perigo com Malária. Muito dificilmente viajamos por regiões e épocas com perigo fora do normal com relação à Malária. Regiões e épocas onde há esse perigo e cuidados extras valem ser considerados, são: regiões baixas em períodos quentes e chuvosos, como, por exemplo, Bodhgaya entre maio e agosto.

Envio

Sempre de ajuda olharmos juntos a data de validade do seu certificado internacional de vacina de Febre Amarela. Um simples detalhe como esse pode garantir que a documentação da sua viagem esteja em ordem e, assim, ingresso em cada país da sua viagem aconteça de forma tranquila. Nos oferecemos a conferir juntos essa informação e, assim, pedimos que por favor nos envie uma foto ou cópia do seu certificado.