Out 2024
Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa
Voos
Ida ao Galeão (GIG) e a Guarulhos (GRU) na noite do dia 20 outubro, domingo, para voo na madrugada do dia 21 outubro. Muito bom voo!
Voo do Rio 21OUT Emirates EK0248 Rio De Janeiro 02h55 Dubai 23h55
Voo de São Paulo 21OUT Emirates EK0262 São Paulo 01h55 Dubai 22h55
Chegada
Muito bem vindas à Índia! Na chegada já serão assistidas por nossos parceiros locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou então com ‘Chörten’ escrito na placa) na região que combinamos no aeroporto (como na imagem acima e na página Chegada em Delhi aqui). Acompanhamos a chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos. Isso para que fiquem 100% tranquilas que estamos acompanhando e nos certificando que sua chegada está sendo bem cuidada. Transferência ao hotel com assistência (aprox. 35 a 45 min), localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Devem chegar no hotel por volta das 11h da manhã. Como será antes das 14h, conversaremos antecipadamente com o hotel pedindo, se disponível, que possamos fazer o check-in mais cedo que o horário formal do hotel. Em nosso primeiro dia estaremos chegando, nos ajustando ao fuso e buscando, apesar do cansaço das horas de voo, dormir no período certo. Não durante o dia como teremos vontade por conta do fuso que estamos habituados. Por esses motivos que a sugestão para os primeiros passeios é que sejam bastante leves por um lado, já que ainda não estamos processando muito bem as informações mas queremos ficar acordados.
Nessa tarde almoço e iremos no Khan Market para comprar roupas para reunião se for necessário, dar uma andada e ficarmos acordadas para entrarmos no fuso.
Descanso.
Voo 22OUT Emirates EK0510 Dubai 03h55 Delhi 09h05
J-Pal South Asia
Embaixada
NITI Aayog
Café da manhã entre 7h e 9h. Encontrar às 9h20 no lobby do hotel.
Saída para a primeira reunião com J-Pal:
Almoço às 12h
Visita à Embaixada do Brasil na Índia:
Visita ao NITI Aayog:
BRAC International
Voo
Café da manhã entre 7h e 8h05. Encontrar as 8h20 no lobby do hotel.
Saída para a primeira reunião com BRAC International:
Almoço e saída para o aeroporto às 13h30 para o voo à Patna, Bihar.
Voo 24OUT IndiGo 6E5641 Delhi 16h05 Patna 17h45
BRAC International / Badhanan
Café da manhã. Encontrar às 9h45 (a confirmar) no lobby do hotel. Reunião de dia inteiro com Badhan e Jeevika
BRAC INTERNATIONAL/BADHANAN:
Almoço
Jantar
Nalanda
Estupa Shanti
Pico dos Abutres
Viajaremos por aprox. 3h à Rajgir. Essa regiào é um dos locais onde Buda e sua sanga monástica viveu por muitas monções. Como Buda e seus alunos viviam caminhando (pelos locais que estamos visitando), por conta dos perigos de uma viagem como esta nas temporadas das chuvas, nestes meses de cada ano eles permaneciam em locais oferecidos pelos reis.
A 40 min antes de Ragjir, conheceremos o sítio arqueológico da muito importante Universidade de Nalanda. Nalanda por séculos foi um dos mais importantes centros de estudos budistas que atraiu alunos de muitas partes do mundo, principalmente entre os séculos V e XII. Ali viviam cerca de 10.000 alunos, 2.000 professores e havia uma biblioteca maior que a de Alexandria, por exemplo. Entre os vários grandes mestres de Nalanda, conhecidos como os panditas indianos, alguns deles foram: Nagarjuna, Aryadeva, Buddhapalita, Bhavaviveka, Chandrakirti e Shantideva. Por séculos muitos destes acadêmicos e yogis foram convidados pelos reis tibetanos a atravessar os Himalayas e levarem os estudos do Budismo ao Tibete. Assim, a tradição de Nalanda segue viva até os dias de hoje, estudada e praticada nas tradicionais shedras (universidades) e monastérios tibetanos na Índia, Nepal, Butão e Tibete, também em importantes universidades na Europa e América do Norte, onde há um importante moderno intercâmbio com neurocientistas, físicos e educadores. Visitaremos os monastérios de Nalanda, assim como templos e importantes estupas.
Em Rajgir visitaremos a Estupa da Paz, ou Shanti Stupa, em um bonito local em cima de uma montanha, construída por um projeto do Budismo japonês pela paz mundial, em muitos locais do mundo. Da estupa caminharemos até o Pico dos Abutres, onde Buda tinha uma cabana. Este é o local do importante texto e ensinamento chamado Sutra do Coração. Muito tranquilo, também em uma montanha ao lado. Podemos fazer uma prática de meditação, incluindo aqui a leitura do próprio Sutra do Coração e comentários dos mestres atuais sobre este sutra.
Retorno à Patna.
Voo
Café da manhã tranquilo. Saída para aeroporto às 11h45. Chegada em Mumbai em horário com trânsito, por isso, chegaremos do hotel na hora do jantar.
Voo 27OUT Air India AI732 Patna 14h05 Mumbai 16h55
TATA Group
Voo
Café da manhã entre 7h e 8h15. Encontrar às 8h30 no lobby do hotel. Sairemos do hotel com as nossas malas porque ao terminar a reunião, iremos direto para o aeroporto.
TATA GROUP:
Almoço
Seguiremos direto para o aeroporto. Voo, jantar e dormir.
Voo 28OUT IndiGo 6E5074 Mumbai 19h15 Bangalore 21h00
The Nudge Institute
Café da manhã entre 7h e 8h30. Encontrar às 9h no lobby do hotel.
Reunião o dia inteiro com o The Nudge Institute:
Lunch
Jantar
Voo
Café da manhã entre 7h e 7h45. Encontrar no lobby do hotel às 8h para ida ao aeroporto. Almoço no final da tarde em Agra.
Dicas sobre o início do dia de amanhã:
– Sugestão de descansar bem esse dia, não terminando muito tarde, para amanhã visitar o Taj bem cedinho mesmo. Além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Pode ter uma névoa, que quase sempre abrirá em algum momento (depois podendo voltar). Mas mesmo que não abra, bastante raro, ainda assim é bastante bonito. Todos Viajantes até hoje agradeceram de terem ido bem cedo.
– Para calcularmos o horário de saída do nosso hotel, usamos duas principais informações: hora que estão abrindo os portões do Taj (varia de mês para mês assim perguntamos ao guia e no hotel) e hora do nascer do sol em Agra nesse dia (aqui 6h28). São aprox. 10 min de carro do hotel ao estacionamento, então mais aprox. 5min de carrinho elétrico até o portão onde pode ter fila e termos que aguardar abrirem (sugerimos chegar um pouco antes da hora de abertura para evitar fila mesmo que haja fila específica para estrangeiros). Então, sem fila, mais uns 10-15 min para revista e caminhada até a plataforma de onde vemos o Taj. Sugestão: saída do hotel às 5h30.
– Deixar comida no hotel, cremes, canivete de viagem, trim de unha, praticamente tudo exceto máquina fotográfica, celular para fotos, kit templo e, dependendo época do ano, agasalho. Conversar com o seu guia sobre o que está podendo e não podendo ser levado pois também varia muito de temporada para temporada.
– Confirmar o horário que o café da manhã termina com o hotel também pode ser de boa ajuda para calcular hora de retornar do passeio amanhã: do Taj até o portão e então até o carro.. 30-40min, mais 10-15min do carro até o hotel.
Voo 30OUT IndiGo 6E941 Bangalore 11h15 Agra 13h50
Taj Mahal
Agra Fort
Viagem de carro
Hoje acordaremos bem cedo para nossa visita ao Taj Mahal (ver sugestões acima, no final do dia anterior). Construído por Shah Jahan para sua esposa, Muntaz Mahal, no séc. XVII, milhares de trabalhadores e arquitetos de diversas regiões do mundo, durante 20 anos, utilizaram o famoso mármore branco da Índia e pedras preciosas. Bem cedo pela manhã, além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Nosso guia local contará diversas histórias sobre esse monumento. Retorno ao hotel para um bom café da manhã.
Após o café da manhã, já vale fazer check-out, conheceremos o Agra Fort. Este Red Fort de Agra, mais bonito e com mais história que o de Delhi. Foi usado pela primeira vez por Babur, o primeiro imperador Mughal, no séc. XVI, e construído na forma atual por Akbar. Visitaremos seus jardins, os salões de audiências públicas e privadas, mesquita e aposentos, inclusive onde Shah Jahan foi preso por seu filho e o que Akbar construiu para o seu filho, com símbolos de todas principais tradições religiosas e filosóficas da época.
Após visita ao Agra Fort, seguimos viagem por uma muito boa estrada de volta à Delhi (aprox. 4 a 5h).
Old Delhi
Raj Ghat
Kartavya Path (Rajpath)
Gurudwara Bangla Sahib
Lodi Garden
Começaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Nela, para quem quiser, há possibilidade de uma caminhada minareta acima! De onde temos vista da cidade e do Red Fort por cima. Converse com seu guia. Ele não precisa subir e pode ficar com a sua mochila (que não pode subir na minareta assim sendo sempre bom ter um cadeado para ela ou não deixar dinheiro nela). Só tome bastante cuidado na plataforma lá em cima, por favor.
Em seguida caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Há uma lojinha muiito antiga, que passa de pai para filho há muito tempo, de essências (sândalo, etc) e incensos chamada Gulab Singh Johri Mal que em si é um passeio. Pode comprar em uma caixinha um óleo junto com um dos frascos bem típicos dessa região mulçumana de Delhi. Na sequência do passeio pelas ruelas dos bazares a maior parte dos guias gostam de fazer de rickshaw de bicicleta. Recomendamos muito que façam o passeio caminhando, para ter mais contato e poder ver melhor o bazar. Possibilidade de visitar um pequeno templo do Jainismo, muito antigo, com lindas pinturas. Há mais de um templo Jain na região, esse fica na vilinha chamada Naughara Gali, no Kinari bazar. Seguimos então até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahori Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.
Como já teremos visitado o Fort de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado, sugerimos não visitarmos o Fort de Delhi por dentro, usando o nosso tempo com outras visitas na cidade.
No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.
Próximo do nosso hotel, está a esplanada construída pelos ingleses no séc. XX, chamada Kartavya Path (até pouco tempo atrás chamada Rajpath). Nela está o India Gate, marco da cidade, construído em homenagem aos combatentes na grande guerra, onde podemos descer para tirar algumas fotos. No outro lado da Kartavya Path está a casa da atual presidente da Índia.
Uma visita ao templo Sikh, religião do séc. XVI e região de Punjab na Índia, seguramente será uma boa opção. Na bonita Gurudwara Bangla Sahib, ouviremos seus cânticos (veja a tradução nos monitores dentro do templo), observaremos como fazem suas preces no templo e ao redor do tanque sagrado. Também poderemos conhecer a cozinha onde voluntários oferecem refeições para milhares de pessoas diariamente, independente de classe social e religião.
Uma volta por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, com mausóleos dos vários sultões de Delhi, o Lodi Garden, é uma ótima opção que combina história, natureza e oportunidade para observarmos o dia a dia dos residentes locais.
Dia livre
Lotus Temple
Gandhi Smriti
Voo
Hoje é dia de pegar os voos internacionais, por isso, um dia tranquilo é recomendado. Teremos um veículo com motorista e o quarto estará disponível até o momento da ida ao aeroporto. Possibilidade de programas: Meditação e Yoga com a Renata, museus, templos, um bom almoço. Saída para o aeroporto às 16h30.
Uma primeira sugestão para o fechamento de nossas experiências na Índia, mais ao sul da cidade, é a visita ao bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos seremos convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma oportunidade e experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, mais a frente do caminho de saída (antes de virar à direita para o portão da rua), há umas escadas que levam para uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante dar uma olhada e ter contato com breves exposições sobre seus pensamentos.
Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) e da cultura de paz até os dias de hoje em todo mundo. As partes mais importantes do museu hoje estão no início da visita. Assim, sugestão: sigam até os fundos da casa onde Gandhi foi assassinado no caminho do local onde fazia suas preces diárias. Volte dando uma olhada em uma apresentação sobre a vida do Gandhi, com fotos de onde nasceu, até vir a ser o Gandhi que conhecemos. Então entre na casa pelo quarto de Gandhi, onde há pertences deles. Em todos locais em que Gandhi viveu ele tinha um quarto simples e com esses pertences como esses. Essas são as partes mais importantes da visita. Sugiro seguirem de forma bem mais resumida por esse mesmo andar e no andar acima. Há voluntários disponíveis para apresentar o museu mas costuma levar muito tempo. Se quiserem um apoio deles, peça que apresentem 2 ou 3 partes do museu apenas, ou façam um resumo de 5 min (que provavelmente acabará sendo mais). Sugestão: usem no máximo 10 a 15 min para essas partes do museu (após o quarto do Gandhi) para que usem o dia de vocês com outras visitas na cidade.
Um bom almoço, se tiverem tempo e quiserem, há seguramente outras possibilidades de visitas e passeios que podemos conversar no dia.
Voo 2NOV Emirates 515 Delhi 21h25 Dubai 23h55
Voo
Voo 3NOV Emirates 247 Dubai 08h05 Rio De Janeiro 15h25