Dia

Chegada

Caminhada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md

Personalizada com passeio

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto, desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos, para que fique 100% tranquilo que estamos acompanhando e nos certificando que sua chegada está sendo cuidada. Nos certificamos com antecedência, por exemplo, se já entraram em contato com o hotel, avisando do horário da sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Em nosso primeiro dia estaremos chegando, nos ajustando ao fuso e buscando, apesar do cansaço das horas de voo, dormir no período certo, não durante o dia como no fuso que estamos habituados. Por esses motivos que a sugestão para os primeiros passeios é que sejam bastante light, como também por não estarmos, ainda, processando muito bem as informações.

Nossas sugestões de passeios para essa tarde são: Rajpath com o India Gate, Gurudwara Bangla Sahib e templo Lakshminarayan. Se tiver pique para mais coisas, temos algumas possibilidades extras em mente. Favor nos avisar e conversamos.

Voos:

Especialista com passeio

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome no aeroporto. Acompanhamos a chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto desde antes da sua chegada. Inclusive certificando se já entraram em contato com o hotel, avisando de sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Assim que encontrar com nosso representante no aeroporto, entraremos em contato por telefone ou Whatsapp para sabermos se podemos ser de ajuda de alguma forma. O especialista brasileiro da viagem já estará no hotel aguardando pela sua chegada. Transferência ao hotel com nosso próprio veículo, com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios culturais. Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Dia

Briefing

Especialista início primeiro dia do programa

Agora sim, com a chegada de todo grupo, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para revisar rapidamente as importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, de logística e segurança são alguns dos assuntos sobre os quais já teremos conversado antes da viagem e o especialista, agora in loco, irá relembrar e esclarecer quaisquer dúvidas para que aproveitem ao máximo possível a viagem. São preciosos minutos que ajudarão muito todos próximos dias neste país com uma vasta história, culturas milenares, um conhecimento e visão de mundo que ainda não compreendemos bem dos nossos backgrounds e pontos de vista do Ocidente.

Gandhi Smriti

Chorten Delhi Gandhi 025 md

Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) até os dias de hoje em todo mundo. Hoje, em formato de um museu interativo, com uma coleção de fotografias e objetos de Gandhi, chamado Gandhi Smriti. Provavelmente não recomendaremos olhar todo o museu com todo o tempo do mundo para dar tempo de conhecer o museu, a história do Gandhi de perto, como outros locais importantes de Delhi. Uma caminhada para conhecer o museu, olhando com mais tempo para uma ou outra parte sobre a vida de Gandhi, costuma funcionar muito bem.

Gurudwara Bangla Sahib

Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Em seguida, uma visita ao templo Sikh, religião do séc. XVI e região de Punjab na Índia, seguramente é uma boa opção. Na bonita Gurudwara Bangla Sahib, ouviremos seus cânticos, observaremos como fazem suas preces dentro do templo e ao redor de um tanque sagrado. Também poderemos conhecer a cozinha onde voluntários oferecem refeições para milhares de pessoas diariamente, independente de classe social e religião.

Handcraft Museum

Chorten Delhi Crafts 449 md

Lodi Garden

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Podemos dar uma volta também por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, o Lodi Garden.

Uma volta por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, com mausóleos dos vários sultões de Delhi, o Lodi Garden, é uma ótima opção que combina história, natureza e oportunidade para observarmos o dia a dia dos residentes locais.

Mausoléu de Humayun

Chorten Delhi Humayun

Segundo dos seis principais imperadores mugais, Humayun (1508-1556), seu mausoléu foi construído em Delhi, o primeiro com arquitetura associada a um jardim e uso da pedra arenito vermelho nessa escala na Índia. Assim o antecessor e de beleza próxima do Taj Mahal, há quem considera este monumento ainda mais bonito.

Museu Nacional

Uma visita bastante interessante em Delhi é o Museu Nacional. É possível passarmos muitas horas ou dias para apreciarmos cada salão e exposições sobre a história, artes e povos da Índia. Uma boa forma de aproveitarmos essa oportunidade é visitando um salão principal e as relíquias de Buda. A mochila precisa ficar em um guarda objetos antes de entrar no prédio do museu e então, logo antes de subir as escadas da entrada, não deixe de dar uma olhada em uma das se não a primeira carta de direitos humanos, esculpida em uma pedra, de acordo com as leis do grande imperador indiano do séc. III a.C., Ashoka. Logo após a sua entrada, um dos primeiros salões é o sobre Mohenjodaro e Harappa, berço dessa civilização, que existiu entre 3500 e 1500 a. C., com objetivos dessa época sendo os principais: o selo com o que deve ter vindo a ser Shiva, e escultura da cabeça do sacerdode e a garota dançarina. Daí então caminhamos, sem parar muito com o objetivo de usar um tempo mais curto do nosso dia no museu, pelos demais salões, até chegarmos nas relíquias de Buda. É comum encontrarmos praticantes do método deste mestre nepalês/indiano (Sakya), sentados em meditação ao redor de suas relíquias. Essa pode ser seguramente uma benéfica marca mental que podemos nos oferecer por alguns minutos, nesse treino em direção a uma mente mais em paz e de maior benefício a todos seres sencientes (simplificadamente: seres com consciência). Se quiser dar uma rápida olhada nos sa;ões dos tribos indianas e sobre os instrumentos no último andar, com certo foco e cuidado com o tempo dá tempo!

Old Delhi

Chorten India Delhi Old Delhi 2

Começaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Nela, para quem quiser, há possibilidade de uma caminhada minareta acima! De onde temos vista da cidade e do Red Fort por cima. Converse com seu guia. Ele não precisa subir. Só tome bastante cuidado na plataforma lá em cima, por favor.

Em seguida caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Há uma lojinha muiito antiga, que passa de pai para filho há muito tempo, de essências (sândalo, etc) e incensos chamada Gulab Singh Johri Mal que em si é um passeio. Pode comprar em uma caixinha um óleo junto com um dos frascos bem típicos dessa região mulçumana de Delhi. Na sequência do passeio pelas ruelas dos bazares a maior parte dos guias gostam de fazer de rickshaw de bicicleta. Recomendamos muito que façam o passeio caminhando, para ter mais contato e poder ver melhor o bazar. Possibilidade de visitar um pequeno templo do Jainismo, muito antigo, com lindas pinturas. Há mais de um templo Jain na região, esse fica na vilinha chamada Naughara Gali, no Kinari bazar. Seguimos então até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.

Raj Ghat

Chorten 4 Delhi 03 - md

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

Rajpath

Chorten Delhi Rajpath

Próximo de nosso hotel, está a esplanada construída pelos ingleses no séc. XX, chamada Rajpath (Raj: rei, path: caminho). Nela está o India Gate, marco da cidade, construído em homenagem aos combatentes na grande guerra.

Red Fort

Chorten Delhi Red Fort

Guardaremos nossa visita a um dos Red Forts para o de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado.

Visitaremos o Red Fort, construído em arenito vermelho e mármore branco no séc. XVII, também pelo imperador Shah Jahan. Utilizado pelo Império Mughal por aprox. 200 anos, entenderemos como viviam, com seus jardins, aposentos, salões de audiências públicas e privadas. Veremos que foi utilizado também pelo exército inglês.

Templo Hare Krishna

chorten delhi iskcon

Nessa mesma região também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna. Devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu, essa é uma oportunidade para observarmos como essa tradição pratica seu método, com bastante música, aqui na Índia.

Templo Lakshmi Narayan

Chorten India Delhi Lakshmi Narayan

Também próximo na região do nosso hotel está o templo hindu Lakshminarayan, também conhecido como Birla (importante família indiana) Mandir (templo em Hindi). Veremos muitos templos hindus durante a viagem, dos menores nas calçadas e em frente às casas, aos maiores, como nesse caso. São oportunidades para aprendermos e refletirmos um pouco sobre o conhecimento, sabedoria e método de aprendizado que vem sendo praticado há milênios em todo subcontinente asiático: do Vale do rio Hindus (do Mt. Kailash no Tibete ao Paquistão), se estendendo pela Planície Gangética (de Rishikesh à Kolkata), passando por todo o Himalaya até o Sul da Índia. Aproveite e pergunte ao seu guia sobre as suas dúvidas e curiosidades sobre o Hinduísmo, assim como aos frequentadores do templo, incluindo aqui os sacerdotes. Ouvimos diferentes respostas, sob diferentes abordagens e níveis de compreensão desse conhecimento, dos mais iniciantes aos mais realizados, dos mais populares aos mais acadêmicos.

Templo Lótus

Chorten Delhi Lotus

Mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos são convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, mais a frente do caminho de saída (antes de virar à direita para o portão da rua), há umas escadas que levam para uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante dar uma olhada e ter contato com breves exposições sobre seus pensamentos.

Checaremos a agenda cultura da cidade para este final de dia, como possibilidade de uma especial atividade, onde grandes artistas do país se apresentam.