Padmaa itinerário detalhado

1 o Dia 27-dez.-2022 ter São Paulo Doha

Chegada

Caminhada

2 o Dia 28-dez.-2022 qua Doha DELHI

Chegada

Caminhada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md

Ficaremos hospedados na vila de Hauz Khas, o pulmão verde de Delhi. A vila é famosa por sua mistura eclética de galerias consagradas, boutiques de moda independentes e lojas vintage que parecem ter saído de um pôster de Bollywood. Reúne charmosos ateliês de arte, pubs e um belíssimo parque, famoso por seu reservatório de água, é um ambiente artístico e acolhedor para absorver o casamento de um passado glorioso com a contemporaneidade.

Almoço (sugestão) – culinária do sul da Índia

Caminhada pela vila de Hauz Khas Village e pelo Deer Park.

3 o Dia 29-dez.-2022 qui DELHI DELHI

Chegada

Caminhada

Visitaremos Old Delhi, parte antiga da capital da Índia, tendo como nossa guia Guru Sharon Lowen. Visitaremos a mesquita muçulmana Jama Masjid; Chunnamal Haveli; Kinari e Spice Bazar (parte aberta); Paratha Wala; Naughara Gali e Jain Temple. Passaremos em frente também do histórico Gurudwara Sis Ganj e pelo icônico Red Fort. Almoço – Culinária do norte da Índia. Na tarde visitaremos o Gandhi Smriti e o templo Sikhi, Gurudwara Bangla Sahib.

4 o Dia 30-dez.-2022 sex DELHI DELHI

Chegada

Caminhada

Pela manhã visitaremos o Crafts Museum e a tarde o National Museum.

Almoço (sugestão) – culinária do norte e sul da Índia

Possibilidade de Atividade Cultural (atividade extra)

5 o Dia 31-dez.-2022 sab DELHI RISHIKESH

Chegada

Caminhada

Bem cedo viajaremos de trem para Haridwar e de lá pegamos um carro para Rishikesh. Rishikesh é um lugar perfeito para contemplar um cenário que transborda filosofia e espiritualidade.

Check in e breve descanso.

Participaremos do aarti – cerimônia do fogo, um ritual védico realizado pelo Parmarth Niketan Ashram à beira do rio Ganges.

Jantar de Reveillon (atividade extra)

6 o Dia 1-jan.-2023 dom RISHIKESH RISHIKESH

Chegada

Caminhada

Manhã livre para caminhadas pelas jhulas, pontes pênseis; leitura à beira do Ganges; massagem ayurvédica (atividade extra); ou contemplação do Ganges.

Fim da tarde participaremos do Aarti no Triveni Gath

7 o Dia 2-jan.-2023 seg RISHIKESH RISHIKESH

Chegada

Caminhada

Nesse dia visitaremos a caverna do lendário sábio Vashistha, que meditou por décadas neste local à beira do rio Ganges. Um lugar muitíssimo especial visitado ao longo dos séculos por sábios, mestres e estudantes do yoga, vedanta e meditação.

Tarde livre.

8 o Dia 3-jan.-2023 ter RISHIKESH RISHIKESH

Chegada

Caminhada

Este será um dia mais intenso, tendo em mente a visita a lugares muito sagrado para os hindus. Pela manhã visitaremos o Kunjapuri Temple (30 km de Rishikesh), pequeno templo associado à mãe-divina, Sati – 1ª esposa do deus Shiva.

Pausa

No início da tarde visitaremos o Shree Neelkanth Mahadev Temple (32 km de Rishikesh), famoso templo dedicado a Shiva na forma de Nikatanta. Um antigo local de de peregrinação para os hindus.

9 o Dia 4-jan.-2023 qua RISHIKESH RISHIKESH

Chegada

Caminhada

Nosso último dia em Rishikesh é livre.

Dia

Briefing

Dia

Briefing

Especialista início primeiro dia do programa

Agora sim, com a chegada de todo grupo, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para revisar rapidamente as importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, de logística e segurança são alguns dos assuntos sobre os quais já teremos conversado antes da viagem e o especialista, agora in loco, irá relembrar e esclarecer quaisquer dúvidas para que aproveitem ao máximo possível a viagem. São preciosos minutos que ajudarão muito todos próximos dias neste país com uma vasta história, culturas milenares, um conhecimento e visão de mundo que ainda não compreendemos bem a partir dos nossos backgrounds e pontos de vista do Ocidente.

Gandhi Smriti

Chorten Delhi Gandhi 025 md

Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) e da cultura de paz até os dias de hoje em todo mundo. Hoje, em formato de um museu interativo, com uma coleção de fotografias e objetos de Gandhi, chamado Gandhi Smriti. Provavelmente não recomendaremos olhar todo o museu com todo o tempo do mundo para dar tempo de conhecer o museu, a história do Gandhi de perto, como outros locais importantes de Delhi. Uma caminhada para conhecer o museu, olhando com mais tempo para uma ou outra parte sobre a vida de Gandhi, costuma funcionar muito bem.

Gurudwara Bangla Sahib

Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Em seguida, uma visita ao templo Sikh, religião do séc. XVI e região de Punjab na Índia, seguramente é uma boa opção. Na bonita Gurudwara Bangla Sahib, ouviremos seus cânticos, observaremos como fazem suas preces dentro do templo e ao redor de um tanque sagrado. Também poderemos conhecer a cozinha onde voluntários oferecem refeições para milhares de pessoas diariamente, independente de classe social e religião.

Handcraft Museum

Chorten Delhi Crafts 449 md

Lodi Garden

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Podemos dar uma volta também por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, o Lodi Garden.

Uma volta por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, com mausóleos dos vários sultões de Delhi, o Lodi Garden, é uma ótima opção que combina história, natureza e oportunidade para observarmos o dia a dia dos residentes locais.

Mausoléu de Humayun

Chorten Delhi Humayun

Segundo dos seis principais imperadores mugais, Humayun (1508-1556), seu mausoléu foi construído em Delhi, o primeiro com arquitetura associada a um jardim e uso da pedra arenito vermelho nessa escala na Índia. Assim o antecessor e de beleza próxima do Taj Mahal, há quem considera este monumento ainda mais bonito.

Museu Nacional

Uma visita bastante interessante em Delhi é o Museu Nacional. É possível passarmos muitas horas ou dias para apreciarmos cada salão e exposições sobre a história, artes e povos da Índia. Uma boa forma de aproveitarmos essa oportunidade é visitando um salão principal e as relíquias de Buda. A mochila precisa ficar em um guarda objetos antes de entrar no prédio do museu e então, logo antes de subir as escadas da entrada, não deixe de dar uma olhada em uma das se não a primeira carta de direitos humanos, esculpida em uma pedra, de acordo com as leis do grande imperador indiano do séc. III a.C., Ashoka. Logo após a sua entrada, um dos primeiros salões é o sobre Mohenjodaro e Harappa, berço dessa civilização e cultura indiana, que existiu entre 3500 e 1500 a. C., com objetos dessa época sendo os principais: o selo com o que deve ter vindo a ser Shiva, e escultura da cabeça do sacerdode e a garota dançarina. Daí então caminhamos, sem parar muito com o objetivo de usar um tempo mais curto do nosso dia no museu, pelos demais salões, até chegarmos em uma relíquia de Buda. É comum encontrarmos praticantes do método deste mestre nepalês/indiano (Sakya), sentados em meditação ao redor de suas relíquias. Essa pode ser seguramente uma benéfica marca mental que podemos nos oferecer por alguns minutos, nesse treino e familiarização com o estado natural de nossas mentes, mais em paz e de melhor capacitada a beneficiar um maior número de pessoas e seres sencientes (simplificadamente: seres com consciência) de forma geral. Se quiser dar uma rápida olhada nos salões das tribos indianas e sobre os instrumentos no último andar, com certo foco e cuidado com o tempo dá tempo!

Old Delhi

Chorten India Delhi Old Delhi 2

Começaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Nela, para quem quiser, há possibilidade de uma caminhada minareta acima! De onde temos vista da cidade e do Red Fort por cima. Converse com seu guia. Ele não precisa subir. Só tome bastante cuidado na plataforma lá em cima, por favor.

Em seguida caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Há uma lojinha muiito antiga, que passa de pai para filho há muito tempo, de essências (sândalo, etc) e incensos chamada Gulab Singh Johri Mal que em si é um passeio. Pode comprar em uma caixinha um óleo junto com um dos frascos bem típicos dessa região mulçumana de Delhi. Na sequência do passeio pelas ruelas dos bazares a maior parte dos guias gostam de fazer de rickshaw de bicicleta. Recomendamos muito que façam o passeio caminhando, para ter mais contato e poder ver melhor o bazar. Possibilidade de visitar um pequeno templo do Jainismo, muito antigo, com lindas pinturas. Há mais de um templo Jain na região, esse fica na vilinha chamada Naughara Gali, no Kinari bazar. Seguimos então até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.

Raj Ghat

Chorten 4 Delhi 03 - md

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

Rajpath

Chorten Delhi Rajpath

Próximo do nosso hotel, está a esplanada construída pelos ingleses no séc. XX, chamada Rajpath (Raj: rei, path: caminho). Nela está o India Gate, marco da cidade, construído em homenagem aos combatentes na grande guerra.

Red Fort

Chorten Delhi Red Fort

Guardaremos nossa visita a um dos Red Forts para o de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado.

Visitaremos o Red Fort, construído em arenito vermelho e mármore branco no séc. XVII, também pelo imperador Shah Jahan. Utilizado pelo Império Mughal por aprox. 200 anos, entenderemos como viviam, com seus jardins, aposentos, salões de audiências públicas e privadas. Veremos que foi utilizado também pelo exército inglês.

Templo Hare Krishna

chorten delhi iskcon

Nessa mesma região também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna. Devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu, essa é uma oportunidade para observarmos como essa tradição pratica seu método, com bastante música, aqui na Índia.

Templo Lakshmi Narayan

Chorten India Delhi Lakshmi Narayan

Também próximo na região do nosso hotel está o templo hindu Lakshminarayan, também conhecido como Birla (importante família indiana) Mandir (templo em Hindi). Veremos muitos templos hindus durante a viagem, dos menores nas calçadas e em frente às casas, aos maiores, como nesse caso. São oportunidades para aprendermos e refletirmos um pouco sobre o conhecimento, sabedoria e método de aprendizado que vem sendo praticado há milênios em todo subcontinente asiático: do Vale do rio Hindus (do Mt. Kailash no Tibete ao Paquistão), se estendendo pela Planície Gangética (de Rishikesh à Kolkata), passando por todo o Himalaya até o Sul da Índia. Aproveite e pergunte ao seu guia sobre as suas dúvidas e curiosidades sobre o Hinduísmo, assim como aos frequentadores do templo, incluindo aqui os sacerdotes. Ouvimos diferentes respostas, sob diferentes abordagens e níveis de compreensão desse conhecimento, dos mais iniciantes aos mais realizados, dos mais populares aos mais acadêmicos.

Templo Lótus

Chorten Delhi Lotus

Mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos seremos convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma oportunidade e experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, mais a frente do caminho de saída (antes de virar à direita para o portão da rua), há umas escadas que levam para uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante dar uma olhada e ter contato com breves exposições sobre seus pensamentos.

Checaremos a agenda cultura da cidade para este final de dia, como possibilidade de uma especial atividade, onde grandes artistas do país se apresentam.

Dia

Viagem de Trem

Voo

Ram Jhula

Cerimônia Aarti

Chorten India Rishikesh Medit 2
Chorten 1 Rishikesh 09 md
Chorten Rishikesh Aarti
Chorten India Rishikesh Ram Jhula

Começaremos o dia cedo para o voo de volta à Delhi e então para Dehradun, o aeroporto mais próximo de Rishikesh. Se o primeiro voo sair no horário certo, temos uma rápida conexão em Delhi. Se atrasar e não der tempo de fazer uma rápida conexão em Delhi, temos um voo alternativo já emitido (cortesia da Chörten) no final da tarde para seguirmos a Dehradun com tranquilidade.

Traslado de aprox. 40 min entre o aeroporto e Rishikesh para então caminhada pela região da Ram Jhula. Jhulas são as pontes suspensas, nesse caso sobre o Ganges, que do outro lado, em sua margem, participaremos do Aarti puja conduzido por alunos do ashram Parmarth Niketan durante o pôr do sol.

Bem cedo pela manhã pegarmos nosso trem por aprox. 5h e meia para Haridwar, estação mais próxima de Rishikesh. Andar de trem na Índia é uma experiência que não pode faltar e excelente oportunidade para conversarmos com famílias indianas, observarmos os vilarejos e campos no caminho. Nossos representantes locais nos assistirão com a nossa chegada e então seguiremos por mais aprox. 40min ao nosso hotel. Após check-in e almoço podemos fazer uma caminhada pela região da Ram Jhula. Jhulas são as pontes suspensas, nesse caso sobre o Ganges, que do outro lado, em sua margem, participaremos do Aarti puja conduzido por alunos do ashram Parmarth Niketan durante o pôr do sol.

Voo:

Dia

Vasistha Guha

Lakshman Jhula

Chorten Rishikesh Vasistha
Chorten India Rishikesh caminhada md
Chorten Rishikesh Ganga
Chorten India Rishikesh Lakshman jhula
Chorten India Rishikesh Ganges Lakshman Jhula

Após nosso café da manhã, um pouco adiante de Rishikesh, visitaremos a caverna de um sábio védico, um dos grandes setes Rishis da Índia, chamado Vashistha. Sempre uma experiência muito especial poder prestar homenagem aos grandes yogis, sentar no mesmo local onde viveu e meditou durante os invernos. Podemos caminhar também pela praia ao lado, na margem do Ganges. Esses são locais bastante propícios e agradáveis para práticas de meditação e leitura de textos.

Retornamos à região das jhulas (pontes suspensas) para o nosso almoço e caminharmos pelas ruelas da região, visitarmos seus pequenos templos, cafés e livrarias.

Uma opção de atividade extra para esse dia é um especial rafting pelas águas (nessa região bastante limpas) do Ganges após a visita à Vashistha Guha.

Dia

Templo Kunjapuri

Ashram Swami Dayananda

Tempo livre

Chorten 1 Rishikesh 11 md
Chorten Rishikesh Kunjapuri
Chorten India Rishikesh Ganges 6
Chorten India Rishikesh 523 md

Hoje subiremos os Himalayas com nosso veículo por aprox. 40min até um templo no topo de uma montanha, a 1676m de altitude. O templo Kunjapuri é dedicado à deusa Durga e um dos 13 locais de poder (Shakti Peethas) desta região. Se o tempo estiver aberto, teremos uma bonita vista com as montanhas nevadas ao fundo. Vale lembrar que a linha da neve aqui nos Himalayas está a 5500m de altitude.

De volta a Rishikesh, conheceremos mais um importante centro de estudo Vedanta, o ashram do Swami Dayananda. Quem se animar, é possível caminhar de volta à Ram Jhula pela margem do Ganges, como participar no final do dia de um dos pujas no templo do ashram, com vista para o Ganges.

Sugestão: caminhada da Lakshman Jhula até a Ram Jhula por uma estradinha do outro lado do Ganges. Onde então podemos, por exemplo, almoçar e então pegarmos um tuctuc para conheceremos mais um importante centro de estudo Vedanta, o ashram do Swami Dayananda. Quem se animar, é possível caminhar mais uma vez do ashram de volta à Ram Jhula por um caminho logo acima da margem do Ganges ou então ficar mais um pouco no ashram para participar no final do dia de um dos pujas no templo.

Dia

Trem

Voo

Tempo livre

Final do dia livre

Chorten Delhi 1 (2)
Chorten Nepal Himalayas voo Kathmandu 2 - md
Chorten Delhi Rajpath
Chorten Nepal Kathmandu Boudhnath
Chorten Delhi Crafts 449 md

Cedo pela manhã pegamos nosso trem em Haridwar de volta à Delhi. Faremos check-in em nosso hotel e agora, já familiarizados com a região, podemos aproveitar uma tarde livre para retornarmos a algum dos locais que visitamos e gostaríamos de passar mais tempo, conhecer algum local novo, como cada viajante preferir. É comum em Delhi haver apresentações de música e dança clássicas de excelente qualidade. Vamos checar a agenda cultural dos dias em que estivermos na cidade e então podemos nos organizar de irmos juntos em algum destes centros culturais.

Cedo pela manhã seguimos por aprox. 40min até o aeroporto na cidade vizinha, Dehradun, em tempo de pegarmos nosso voo com segurança para Delhi e então conexão para Kathmandu. Final do dia livre ao redor da grande estupa (tibetano: chörten) de Boudhnath, no bairro tibetano onde nos hospedamos. Observar os tibetanos fazendo suas koras (circumumbulações), recitando seus mantras, oferecendo lamparinas e, é claro, fazendo um pouco de exercício e colocando o papo em dia com os amigos, é uma boa pedida e experiência para o final do dia. Há bons restaurantes para experimentar a comida nepalesa, tibetana ou matar saudade de uma boa pizza!

Dia

Chegada

Caminhada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md

Chegada à noite com recepção pelo Guilherme

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que junto com Guilherme estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Conversaremos sobre a chegada em nosso briefing (mais aqui), como por exemplo que acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten. Inclusive se o primeiro voo chegou na hora certa para conexão ou em tempo para segundo voo. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Hora de descansar para amanhã conhecermos a região.

Personalizada com passeio

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto, desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos, para que fique 100% tranquilo que estamos acompanhando e nos certificando que sua chegada está sendo cuidada. Nos certificamos com antecedência, por exemplo, se já entraram em contato com o hotel, avisando do horário da sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Em nosso primeiro dia estaremos chegando, nos ajustando ao fuso e buscando, apesar do cansaço das horas de voo, dormir no período certo, não durante o dia como no fuso que estamos habituados. Por esses motivos que a sugestão para os primeiros passeios é que sejam bastante light, como também por não estarmos, ainda, processando muito bem as informações.

Nossas sugestões de passeios para essa tarde são: Rajpath com o India Gate, Gurudwara Bangla Sahib e templo Lakshminarayan. Se tiver pique para mais coisas, temos algumas possibilidades extras em mente. Favor nos avisar e conversamos.

Voos:

Especialista com passeio

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome no aeroporto. Acompanhamos a chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto desde antes da sua chegada. Inclusive certificando se já entraram em contato com o hotel, avisando de sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Assim que encontrar com nosso representante no aeroporto, entraremos em contato por telefone ou Whatsapp para sabermos se podemos ser de ajuda de alguma forma. O especialista brasileiro da viagem já estará no hotel aguardando pela sua chegada. Transferência ao hotel com nosso próprio veículo, com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios culturais. Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Dia

Briefing

Dia

Briefing

Especialista início primeiro dia do programa

Agora sim, com a chegada de todo grupo, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para revisar rapidamente as importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, de logística e segurança são alguns dos assuntos sobre os quais já teremos conversado antes da viagem e o especialista, agora in loco, irá relembrar e esclarecer quaisquer dúvidas para que aproveitem ao máximo possível a viagem. São preciosos minutos que ajudarão muito todos próximos dias neste país com uma vasta história, culturas milenares, um conhecimento e visão de mundo que ainda não compreendemos bem a partir dos nossos backgrounds e pontos de vista do Ocidente.

Gandhi Smriti

Chorten Delhi Gandhi 025 md

Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) e da cultura de paz até os dias de hoje em todo mundo. Hoje, em formato de um museu interativo, com uma coleção de fotografias e objetos de Gandhi, chamado Gandhi Smriti. Provavelmente não recomendaremos olhar todo o museu com todo o tempo do mundo para dar tempo de conhecer o museu, a história do Gandhi de perto, como outros locais importantes de Delhi. Uma caminhada para conhecer o museu, olhando com mais tempo para uma ou outra parte sobre a vida de Gandhi, costuma funcionar muito bem.

Gurudwara Bangla Sahib

Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Em seguida, uma visita ao templo Sikh, religião do séc. XVI e região de Punjab na Índia, seguramente é uma boa opção. Na bonita Gurudwara Bangla Sahib, ouviremos seus cânticos, observaremos como fazem suas preces dentro do templo e ao redor de um tanque sagrado. Também poderemos conhecer a cozinha onde voluntários oferecem refeições para milhares de pessoas diariamente, independente de classe social e religião.

Handcraft Museum

Chorten Delhi Crafts 449 md

Lodi Garden

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Podemos dar uma volta também por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, o Lodi Garden.

Uma volta por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, com mausóleos dos vários sultões de Delhi, o Lodi Garden, é uma ótima opção que combina história, natureza e oportunidade para observarmos o dia a dia dos residentes locais.

Mausoléu de Humayun

Chorten Delhi Humayun

Segundo dos seis principais imperadores mugais, Humayun (1508-1556), seu mausoléu foi construído em Delhi, o primeiro com arquitetura associada a um jardim e uso da pedra arenito vermelho nessa escala na Índia. Assim o antecessor e de beleza próxima do Taj Mahal, há quem considera este monumento ainda mais bonito.

Museu Nacional

Uma visita bastante interessante em Delhi é o Museu Nacional. É possível passarmos muitas horas ou dias para apreciarmos cada salão e exposições sobre a história, artes e povos da Índia. Uma boa forma de aproveitarmos essa oportunidade é visitando um salão principal e as relíquias de Buda. A mochila precisa ficar em um guarda objetos antes de entrar no prédio do museu e então, logo antes de subir as escadas da entrada, não deixe de dar uma olhada em uma das se não a primeira carta de direitos humanos, esculpida em uma pedra, de acordo com as leis do grande imperador indiano do séc. III a.C., Ashoka. Logo após a sua entrada, um dos primeiros salões é o sobre Mohenjodaro e Harappa, berço dessa civilização e cultura indiana, que existiu entre 3500 e 1500 a. C., com objetos dessa época sendo os principais: o selo com o que deve ter vindo a ser Shiva, e escultura da cabeça do sacerdode e a garota dançarina. Daí então caminhamos, sem parar muito com o objetivo de usar um tempo mais curto do nosso dia no museu, pelos demais salões, até chegarmos em uma relíquia de Buda. É comum encontrarmos praticantes do método deste mestre nepalês/indiano (Sakya), sentados em meditação ao redor de suas relíquias. Essa pode ser seguramente uma benéfica marca mental que podemos nos oferecer por alguns minutos, nesse treino e familiarização com o estado natural de nossas mentes, mais em paz e de melhor capacitada a beneficiar um maior número de pessoas e seres sencientes (simplificadamente: seres com consciência) de forma geral. Se quiser dar uma rápida olhada nos salões das tribos indianas e sobre os instrumentos no último andar, com certo foco e cuidado com o tempo dá tempo!

Old Delhi

Chorten India Delhi Old Delhi 2

Começaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Nela, para quem quiser, há possibilidade de uma caminhada minareta acima! De onde temos vista da cidade e do Red Fort por cima. Converse com seu guia. Ele não precisa subir. Só tome bastante cuidado na plataforma lá em cima, por favor.

Em seguida caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Há uma lojinha muiito antiga, que passa de pai para filho há muito tempo, de essências (sândalo, etc) e incensos chamada Gulab Singh Johri Mal que em si é um passeio. Pode comprar em uma caixinha um óleo junto com um dos frascos bem típicos dessa região mulçumana de Delhi. Na sequência do passeio pelas ruelas dos bazares a maior parte dos guias gostam de fazer de rickshaw de bicicleta. Recomendamos muito que façam o passeio caminhando, para ter mais contato e poder ver melhor o bazar. Possibilidade de visitar um pequeno templo do Jainismo, muito antigo, com lindas pinturas. Há mais de um templo Jain na região, esse fica na vilinha chamada Naughara Gali, no Kinari bazar. Seguimos então até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.

Raj Ghat

Chorten 4 Delhi 03 - md

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

Rajpath

Chorten Delhi Rajpath

Próximo do nosso hotel, está a esplanada construída pelos ingleses no séc. XX, chamada Rajpath (Raj: rei, path: caminho). Nela está o India Gate, marco da cidade, construído em homenagem aos combatentes na grande guerra.

Red Fort

Chorten Delhi Red Fort

Guardaremos nossa visita a um dos Red Forts para o de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado.

Visitaremos o Red Fort, construído em arenito vermelho e mármore branco no séc. XVII, também pelo imperador Shah Jahan. Utilizado pelo Império Mughal por aprox. 200 anos, entenderemos como viviam, com seus jardins, aposentos, salões de audiências públicas e privadas. Veremos que foi utilizado também pelo exército inglês.

Templo Hare Krishna

chorten delhi iskcon

Nessa mesma região também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna. Devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu, essa é uma oportunidade para observarmos como essa tradição pratica seu método, com bastante música, aqui na Índia.

Templo Lakshmi Narayan

Chorten India Delhi Lakshmi Narayan

Também próximo na região do nosso hotel está o templo hindu Lakshminarayan, também conhecido como Birla (importante família indiana) Mandir (templo em Hindi). Veremos muitos templos hindus durante a viagem, dos menores nas calçadas e em frente às casas, aos maiores, como nesse caso. São oportunidades para aprendermos e refletirmos um pouco sobre o conhecimento, sabedoria e método de aprendizado que vem sendo praticado há milênios em todo subcontinente asiático: do Vale do rio Hindus (do Mt. Kailash no Tibete ao Paquistão), se estendendo pela Planície Gangética (de Rishikesh à Kolkata), passando por todo o Himalaya até o Sul da Índia. Aproveite e pergunte ao seu guia sobre as suas dúvidas e curiosidades sobre o Hinduísmo, assim como aos frequentadores do templo, incluindo aqui os sacerdotes. Ouvimos diferentes respostas, sob diferentes abordagens e níveis de compreensão desse conhecimento, dos mais iniciantes aos mais realizados, dos mais populares aos mais acadêmicos.

Templo Lótus

Chorten Delhi Lotus

Mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos seremos convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma oportunidade e experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, mais a frente do caminho de saída (antes de virar à direita para o portão da rua), há umas escadas que levam para uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante dar uma olhada e ter contato com breves exposições sobre seus pensamentos.

Checaremos a agenda cultura da cidade para este final de dia, como possibilidade de uma especial atividade, onde grandes artistas do país se apresentam.

3 o Dia 28 abr 2017 sex DELHI LEH

Voo

Mercado

Chorten Ladakh Leh Shanti Stupa

Pela manhã, faremos um lindo voo, que atravessará boa parte da cordilheira mais alta do mundo, os Himalayas. Pousaremos na capital de Ladakh, região conhecida como o pequeno Tibete por terem as mesmas geografia, cultura, raiz linguística, etnias e religião. Leh está a 3500m de altitude. Assim, descansaremos neste nosso primeiro dia para iniciarmos uma boa aclimatação. Bastante líquidos quentes como chá, sopas, macarrão ensopado com legumes (thukpa) e descanso são de ótima ajuda. Mais no fim do dia, possível que façamos uma caminhada bem leve até o mercado da cidade.

Bem celo pela manhã iremos ao aeroporto para um voo realmente muito bonito que por um bom tempo sobrevoará as montanhas mais altas do mundo, os Himalayas. Ao descer em um desses vales, onde está a capital de Ladakh, Leh, já podemos ver alguns monastérios, por vezes no topo de ‘pequenos morros’. Traslado ao hotel, sendo a melhor forma de aproveitarmos essa tarde é descansando e aclimatando aos 3500m de altitude de Ladakh. Aproveitar um bom livro, chás, sopas e macarrão ensopado com legumes (thukpa), estarmos bem protegidos do clima e não nos esforçarmos fisicamente são comportamentos comuns para quem está acostumado com essas regiões, de grande ajuda para uma boa aclimatação. Se por acaso ali pelo meio da tarde estiver se sentido bastante disposto, caminhada leve pelo mercado pode ser uma boa opção. Boas refeições no próprio hotel.

Voo: Jet Airways 9W2368Delhi 05h40 Leh 07h05

4 o Dia 29 abr 2017 sáb LEH LEH

Shanti Stupa Palácio Forte

Chorten Ladakh Thiksey

Visitaremos a cidade de Leh. De uma bonita estupa (tib: chörten) dedicada à paz, a Shanti Stupa, teremos uma vista de todo o vale e cadeia de montanhas. Os tibetanos e ladakhis costumam fazer pelo menos 3 koras (port: circumumbulações) no sentido horário ao redor das estupas e monastérios. As estátuas antigas na estupa contam os quatro principais eventos da vida do Buda. Próxima local de visita em Leh é o Forte Palácio, que foi utilizado pela família real desta região. Teremos a oportunidade durante os nossos dias em Ladakh de visitar projetos socioambientais que tem atuações bastante significativas e inovadoras. O propósito dessas visitas ao longo da viagem é conhecer um pouco das pessoas que dedicam suas vidas a terem um impacto positivo no mundo, para nos inspirar a agir de maneira mais consciente, colocando em ação todo o autoconhecimento que teremos acesso durante a viagem.

5 o Dia 30 abr 2017 dom LEH LEH

Alchi Lamayuru

Chorten Ladakh Lamayuru

Acompanhando o rio berço de toda civilização indiana, o Indo ou Indus, em direção Oeste, visitaremos dois antigos e muito bonitos monastérios. Importante levarmos nossos passaportes conosco hoje para quando passarmos por um posto de checagem no caminho. Alchi é considerado o monastério mais antigo de Ladakh, foi construído no séc. X. Suas pinturas são antigas, bem características da região da Kashmira que foi importante centro acadêmico do Budismo. Mais adiante seguiremos viagem e conheceremos este incrível monastério no topo de uma montanha com uma formação rochosa bastante peculiar, construído no séc. XI, ao redor da caverna de um grande yogi indiano chamado Naropa. Ao redor do monastério está um vilarejo com algumas casas ainda com estilo de vida bastante antigo. Aqui teremos um pouco da experiência de vermos um pouco uma das tradições de autoconhecimento mais antigas do mundo, onde as pessoas levam uma vida simples, dedicada às suas práticas. Viagem de volta à Leh, aprox. 3h.

Faremos uma viagem muito bonita ao longo do rio Indus até o monastério Lamayuru. Construído pelo grande lotsawa (tradutor) Rinchen Zangpo, no séc. XI, este monastério da linhagem Drikung, está situado em cima de uma bonita formação rochosa. Podemos solicitar ao monge cuidador da lakhang (salão de meditação e prática) para vermos uma pequena porta que dá para uma pequena caverna onde o grande yogi Naropa meditou. Uma caminhada do monastério até o outro lado do bastante antigo vilarejo, é sempre uma interesse possibilidade.

No caminho de volta visitaremos o vilarejo Alchi, onde está o monastério mais antigo de Ladakh, também construído por Rinchen Zangpo, no séc. X. Suas pinturas, muito bonitas, tem influências da Kashmira também e não podem ser fotografadas.

* Importante lembrar de levar seu passaporte durante este dia

6 o Dia 1 mai 2017 seg LEH LEH

Hemis

Thiksey

Shey

Chorten Ladakh Hemis
Chorten Ladakh Stakna

Hoje acompanharemos o Indus rio acima, a leste de Leh, para fazermos nossas primeiras visitas em Ladakh, aos monastérios Hemis e Thiksey. Hemis tem um pouco da influência da arte da Kashmira, há um pequeno museu com objetos antigos, além de antigas salas de meditação. Em Thiksey há monges mais novos estudando e uma linda estátua do Buda Maitreya, com 15m de altura. No caminho passaremos ao lado deste monastério (imagem) na beira do Indus, chamado Stakna. Vamos ver nosso ritmo. Na volta é possível que façamos alguma das visitas em Leh.

Hoje acompanharemos o Indus rio acima, agora a leste de Leh, para visitarmos os monastérios Hemis e Thikse. Em Hemis há um interessante museu, além de antigas salas de meditação. Em Thikse há monges mais novos estudando e uma linda estátua do Buda Maitreya, de 15m de altura. No caminho passaremos ao lado deste monastério (imagem) na beira do Indus, chamado Stakna. Teremos um momento para parar e fazer uma prática de meditação juntos, aproveitando esse lugar auspicioso.

Após nosso café da manhã subiremos rio Indus, ou Indo, acima. Importante rio, berço da civilização indiana entre 3500 e 1500 a.C. um pouco mais adiante (hoje Paquistão), percorre Ladakh atravessando a região de leste a oeste. Chegaremos em um importante linhagem do Budismo Tibetano chamada Drukpa. Druk quer dizer dragão em tibetano e essa linhagem é bastante famoso pelos seus yogis. Visitaremos a lakhang (sala de meditação) principal do monastério de Hemis, veremos a influência do estilo artístico da Kashrmira, uma vez um importante centro acadêmico também do Budismo, e uma bonita estátua de Padmashambava, mestre indiano que levou Budismo ao Tibete no séc. VIII. Hemis tem um interessante museu que vale uma visita, assim como um pequeno restaurante para tomarmos um chá e mesmo beliscarmos alguma coisa nesse local entre montanhas, tão bonito. Temos mais dois monastérios para visitar: Thiksey, onde há uma grande muito bonita estátua de Maitreya, o Buda do Futuro, e uma escola para jovens monges. Já o monastério de Shey veremos uma grande estátua do Buda histórico, príncipe do clã dos Sakyas, nascido no sul do Nepal, Shakyamuni.

7 o Dia 2 mai 2017 ter LEH LEH

Escola Tarde livre

Chorten Ladakh Shakyamuni

Pela manhã teremos algumas opções de projetos socioambientais para escolhermos conforme nossos dias anteriores em Ladakh. Há escolas com sistema de ensino diferenciado e projetos de empoderamento da comunidade de forma geral como das mulheres de forma mais específica. Reservamos esta tarde com tempo livre para ficarmos a vontade, por exemplo, para caminhar pela cidade, retornar a alguma das visitas que mais gostamos, comprar algumas lembranças, como cada viajante preferir aproveitar nossa última tarde, dessa vez, em Ladakh.

Hora de voltar à Leh, mais uma vez pela estrada mais alta do mundo e passo Khardung la. Visita à Shanti Stupa, construída por um projeto japonês de paz ao redor do mundo. Sempre auspicioso circumumbularmos no sentido horário por pelo menos três vezes, com a motivação de sermos de benefício a todos seres sencientes. Veremos quatro estátuas das quatro fases e locais mais importantes da vida de Buda. Vista muito bonita de Leh e da cordilheira de Stok, do outro lado do rio Indus, incluindo a montanha mais alta, a Stok Kangri, com 6153m.

Tarde livre para descansarmos, aproveitarmos os cafés de Leh, livraria, pequenas lojas com sucos e geléias orgânicas! É possível que o departamento de manutenção das estradas de Ladakh tenha horários fixos para cada direção da estrada de Nubra. Varia de época do ano para época do ano, condições climáticas, dia a dia saberemos certinho para nos organizarmos o melhor possível.

Em 21 julho 2017 está programado para começar o Festival do Monastério de Phyang, no vale vizinho de Leh. Vejam como estarão da viagem de Nubra, disposição, horário que chegarão em Leh, almoço, horário do festival (confirmado nos dias anteriores), se preferem ir também no primeiro dia ou deixarem para o próximo, 22 julho, em que já estarão acordado em Leh mesmo.

Chorten India Ladakh (6) md

Dia programado para o festival de Phyang. É sempre bom, nos dias anteriores, pesquisarmos com nosso guia local e mais pessoas que encontramos, como está a programação do festival. A parte mais interessante do festival é o que chamamos de ‘lama dance’, quando os monges vestem roupas e máscaras de personagens das histórias budistas, interagindo com os locais que foram ali para se divertir, podendo, se com as instruções, ser uma prática de meditação, compreensão e treino sobre o funcionamento de nossas mentes ao mesmo tempo. Também, nos festivais, há a oportunidade de vermos um momento de descontração e encontros dos locais, algumas comidas, chás, bem especial.

Se de interesse, próximo, do outro lado da estrada principal, em direção ao Indus, há uma escola chamada SECMOL, onde os próprios alunos administram o local, tarefas, e usam muitas das técnicas de permacultura. Também haverá tempo para aproveitar mais um pouco de Leh. Dentre os cafés, como o Hands Open, há o projeto Women Alliance of Ladakh, onde podemos solicitar ou ver nos cartazes da cidade em que dias e hora passarão o filme do livro Ancient Futures, sobre o encontro das diferentes gerações, desenhos de vida milenar e moderno de Ladakh. Bastante interessante.

15 o Dia 29-jul-2017 sab LEH DELHI

Voo

Chorten Delhi Lotus

Hora de retornar à Delhi. Voo bem cedo pela manhã. No caminho para o hotel podemos visitar alguns locais como o Templo de Lótus e outras opções sobre as quais conversaremos.

Pela manhã retornamos ao aeroporto de Leh para nosso volto de volta a Delhi. Mais uma oportunidade para contemplarmos a cordilheira mais alta do nosso planeta de um ponto de vista privilegiado. De Delhi pegamos um voo rápido até o aeroporto próximo de Rishikesh, em Dehradun. Traslado com assistência para o nosso hotel. Após nosso check-in e almoço, faremos uma caminhada passando pelo Sivananda Ashram, pela ponte sobre o Ganges, aqui com suas águas limpas, a Ram Jhula, até um cerimônia do fogo na margem do Ganges, durante o pôr do sol, por alunos do ashram Parnarth Niketan. Voos Jet Airways 9W2369 Leh 07h40 Delhi 09h10 e Jet Airways 9W2743 Delhi 12h05 Dehradun 13h10

Dia

Chegada

Caminhada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md

Chegada à noite com recepção pelo Guilherme

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que junto com Guilherme estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Conversaremos sobre a chegada em nosso briefing (mais aqui), como por exemplo que acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten. Inclusive se o primeiro voo chegou na hora certa para conexão ou em tempo para segundo voo. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Hora de descansar para amanhã conhecermos a região.

Personalizada com passeio

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto, desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos, para que fique 100% tranquilo que estamos acompanhando e nos certificando que sua chegada está sendo cuidada. Nos certificamos com antecedência, por exemplo, se já entraram em contato com o hotel, avisando do horário da sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Em nosso primeiro dia estaremos chegando, nos ajustando ao fuso e buscando, apesar do cansaço das horas de voo, dormir no período certo, não durante o dia como no fuso que estamos habituados. Por esses motivos que a sugestão para os primeiros passeios é que sejam bastante light, como também por não estarmos, ainda, processando muito bem as informações.

Nossas sugestões de passeios para essa tarde são: Rajpath com o India Gate, Gurudwara Bangla Sahib e templo Lakshminarayan. Se tiver pique para mais coisas, temos algumas possibilidades extras em mente. Favor nos avisar e conversamos.

Voos:

Especialista com passeio

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome no aeroporto. Acompanhamos a chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto desde antes da sua chegada. Inclusive certificando se já entraram em contato com o hotel, avisando de sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Assim que encontrar com nosso representante no aeroporto, entraremos em contato por telefone ou Whatsapp para sabermos se podemos ser de ajuda de alguma forma. O especialista brasileiro da viagem já estará no hotel aguardando pela sua chegada. Transferência ao hotel com nosso próprio veículo, com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios culturais. Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Dia

Briefing

Dia

Briefing

Especialista início primeiro dia do programa

Agora sim, com a chegada de todo grupo, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para revisar rapidamente as importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene, questões culturais, de logística e segurança são alguns dos assuntos sobre os quais já teremos conversado antes da viagem e o especialista, agora in loco, irá relembrar e esclarecer quaisquer dúvidas para que aproveitem ao máximo possível a viagem. São preciosos minutos que ajudarão muito todos próximos dias neste país com uma vasta história, culturas milenares, um conhecimento e visão de mundo que ainda não compreendemos bem a partir dos nossos backgrounds e pontos de vista do Ocidente.

Gandhi Smriti

Chorten Delhi Gandhi 025 md

Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) e da cultura de paz até os dias de hoje em todo mundo. Hoje, em formato de um museu interativo, com uma coleção de fotografias e objetos de Gandhi, chamado Gandhi Smriti. Provavelmente não recomendaremos olhar todo o museu com todo o tempo do mundo para dar tempo de conhecer o museu, a história do Gandhi de perto, como outros locais importantes de Delhi. Uma caminhada para conhecer o museu, olhando com mais tempo para uma ou outra parte sobre a vida de Gandhi, costuma funcionar muito bem.

Gurudwara Bangla Sahib

Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Em seguida, uma visita ao templo Sikh, religião do séc. XVI e região de Punjab na Índia, seguramente é uma boa opção. Na bonita Gurudwara Bangla Sahib, ouviremos seus cânticos, observaremos como fazem suas preces dentro do templo e ao redor de um tanque sagrado. Também poderemos conhecer a cozinha onde voluntários oferecem refeições para milhares de pessoas diariamente, independente de classe social e religião.

Handcraft Museum

Chorten Delhi Crafts 449 md

Lodi Garden

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Podemos dar uma volta também por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, o Lodi Garden.

Uma volta por um dos parques em que os locais frequentam para suas caminhadas, muito bonito, com mausóleos dos vários sultões de Delhi, o Lodi Garden, é uma ótima opção que combina história, natureza e oportunidade para observarmos o dia a dia dos residentes locais.

Mausoléu de Humayun

Chorten Delhi Humayun

Segundo dos seis principais imperadores mugais, Humayun (1508-1556), seu mausoléu foi construído em Delhi, o primeiro com arquitetura associada a um jardim e uso da pedra arenito vermelho nessa escala na Índia. Assim o antecessor e de beleza próxima do Taj Mahal, há quem considera este monumento ainda mais bonito.

Museu Nacional

Uma visita bastante interessante em Delhi é o Museu Nacional. É possível passarmos muitas horas ou dias para apreciarmos cada salão e exposições sobre a história, artes e povos da Índia. Uma boa forma de aproveitarmos essa oportunidade é visitando um salão principal e as relíquias de Buda. A mochila precisa ficar em um guarda objetos antes de entrar no prédio do museu e então, logo antes de subir as escadas da entrada, não deixe de dar uma olhada em uma das se não a primeira carta de direitos humanos, esculpida em uma pedra, de acordo com as leis do grande imperador indiano do séc. III a.C., Ashoka. Logo após a sua entrada, um dos primeiros salões é o sobre Mohenjodaro e Harappa, berço dessa civilização e cultura indiana, que existiu entre 3500 e 1500 a. C., com objetos dessa época sendo os principais: o selo com o que deve ter vindo a ser Shiva, e escultura da cabeça do sacerdode e a garota dançarina. Daí então caminhamos, sem parar muito com o objetivo de usar um tempo mais curto do nosso dia no museu, pelos demais salões, até chegarmos em uma relíquia de Buda. É comum encontrarmos praticantes do método deste mestre nepalês/indiano (Sakya), sentados em meditação ao redor de suas relíquias. Essa pode ser seguramente uma benéfica marca mental que podemos nos oferecer por alguns minutos, nesse treino e familiarização com o estado natural de nossas mentes, mais em paz e de melhor capacitada a beneficiar um maior número de pessoas e seres sencientes (simplificadamente: seres com consciência) de forma geral. Se quiser dar uma rápida olhada nos salões das tribos indianas e sobre os instrumentos no último andar, com certo foco e cuidado com o tempo dá tempo!

Old Delhi

Chorten India Delhi Old Delhi 2

Começaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Nela, para quem quiser, há possibilidade de uma caminhada minareta acima! De onde temos vista da cidade e do Red Fort por cima. Converse com seu guia. Ele não precisa subir. Só tome bastante cuidado na plataforma lá em cima, por favor.

Em seguida caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Há uma lojinha muiito antiga, que passa de pai para filho há muito tempo, de essências (sândalo, etc) e incensos chamada Gulab Singh Johri Mal que em si é um passeio. Pode comprar em uma caixinha um óleo junto com um dos frascos bem típicos dessa região mulçumana de Delhi. Na sequência do passeio pelas ruelas dos bazares a maior parte dos guias gostam de fazer de rickshaw de bicicleta. Recomendamos muito que façam o passeio caminhando, para ter mais contato e poder ver melhor o bazar. Possibilidade de visitar um pequeno templo do Jainismo, muito antigo, com lindas pinturas. Há mais de um templo Jain na região, esse fica na vilinha chamada Naughara Gali, no Kinari bazar. Seguimos então até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.

Raj Ghat

Chorten 4 Delhi 03 - md

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

Rajpath

Chorten Delhi Rajpath

Próximo do nosso hotel, está a esplanada construída pelos ingleses no séc. XX, chamada Rajpath (Raj: rei, path: caminho). Nela está o India Gate, marco da cidade, construído em homenagem aos combatentes na grande guerra.

Red Fort

Chorten Delhi Red Fort

Guardaremos nossa visita a um dos Red Forts para o de Agra, com mais história, mais bonito e melhor conservado.

Visitaremos o Red Fort, construído em arenito vermelho e mármore branco no séc. XVII, também pelo imperador Shah Jahan. Utilizado pelo Império Mughal por aprox. 200 anos, entenderemos como viviam, com seus jardins, aposentos, salões de audiências públicas e privadas. Veremos que foi utilizado também pelo exército inglês.

Templo Hare Krishna

chorten delhi iskcon

Nessa mesma região também conheceremos um templo da famosa organização ISKCON, conhecida como Hare Krishna. Devotos deste que é o oitavo avatar do deus hindu Vishnu, essa é uma oportunidade para observarmos como essa tradição pratica seu método, com bastante música, aqui na Índia.

Templo Lakshmi Narayan

Chorten India Delhi Lakshmi Narayan

Também próximo na região do nosso hotel está o templo hindu Lakshminarayan, também conhecido como Birla (importante família indiana) Mandir (templo em Hindi). Veremos muitos templos hindus durante a viagem, dos menores nas calçadas e em frente às casas, aos maiores, como nesse caso. São oportunidades para aprendermos e refletirmos um pouco sobre o conhecimento, sabedoria e método de aprendizado que vem sendo praticado há milênios em todo subcontinente asiático: do Vale do rio Hindus (do Mt. Kailash no Tibete ao Paquistão), se estendendo pela Planície Gangética (de Rishikesh à Kolkata), passando por todo o Himalaya até o Sul da Índia. Aproveite e pergunte ao seu guia sobre as suas dúvidas e curiosidades sobre o Hinduísmo, assim como aos frequentadores do templo, incluindo aqui os sacerdotes. Ouvimos diferentes respostas, sob diferentes abordagens e níveis de compreensão desse conhecimento, dos mais iniciantes aos mais realizados, dos mais populares aos mais acadêmicos.

Templo Lótus

Chorten Delhi Lotus

Mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos seremos convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma oportunidade e experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, mais a frente do caminho de saída (antes de virar à direita para o portão da rua), há umas escadas que levam para uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante dar uma olhada e ter contato com breves exposições sobre seus pensamentos.

Checaremos a agenda cultura da cidade para este final de dia, como possibilidade de uma especial atividade, onde grandes artistas do país se apresentam.

1 o Dia DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Voo

Dia Livre

Tarde livre

Final do dia livre

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens
Chorten Himalaya Voo west
Chorten Delhi 1 (2)
Chorten Delhi

Viagem de volta a Delhi durante o dia de hoje. Podemos ver se há algum evento cultural, música ou dança clássicas das diversas regiões da Índia, para o final do dia de hoje.

Após café da manhã, traslado ao aeroporto para voo de volta a Delhi. Todas já muito bem ambientados na Índia de forma geral, conhecendo bem Delhi, tarde muito bem vinda para cada viajante aproveitar da forma que preferir. Possibilidades de visitas a monumentos históricos, museus, galerias de arte, templos, mercados de todos os tipos e restaurantes é o que não falta nessa incrível cidade. Podemos ver se há algum evento cultural, música ou dança clássicas das diversas regiões da Índia, para o final do dia de hoje.

Hora de retornar ao Brasil após semanas de viagem pela Índia, por onde teremos percorrido os caminhos de grandes mestres destes milênios de história da espiritualidade indiana, até os dias de hoje. Dependendo a hora do seu voo de volta ao Brasil, terá uma manhã e talvez uma tarde livre para dar uma volta por Delhi. Se preferir uma noite extra para ter mais tempo livre, por favor nos avise. Esperamos que tenha vivido e esteja levando de volta ao Brasil experiências marcantes e significativas, de grande ajuda às nossas vidas.

Nosso hotel está disponível até o meio dia de amanhã. Assim, pode escolher, de acordo com suas preferências e diponibilidade de voos, se voa na madrugada de hoje para amanhã, durante o dia ou noite de amanhã.

Dia

Traslado final com assistência

Chorten Delhi
De acordo com o horário do seu voo, mais esse dia para aproveitar Delhi.
Esperamos que tenha vivido bonitas experiências e significativos aprendizados através do contato com essas culturas milenares, que até os dias de hoje, em contextos mais isolados como em contextos bastante modernos também, vivem valores de uma forma que possivelmente são bastante novos para nós e nos serão de importante ajuda em nossos dia-a-dias.
Traslado com assistência ao aeroporto para o voo de volta ao Brasil.

Nosso hotel está disponível até o meio dia de hoje. Assim, pode escolher, de acordo com suas preferências e diponibilidade de voos, se voa hoje pela manhã, a tarde, a noite ou, ainda, na próxima madrugada. Se precisar de late check-out (normalmente disponível até as 18h por um valor um pouco menor que uma diária) ou mais uma diária para ter o quarto disponível durante todo o dia e próxima noite, favor nos avisar com antecedência para checarmos disponibilidade e valor. É sempre possível guardar as malas na recepção do hotel, podendo assim dar uma volta pela cidade nesse dia, almoçar e/ou jantar fora de acordo com o horário do seu voo, para então seguir ao aeroporto com assistência dos nossos representantes e acompanhamento a cada passo pela Chörten.