Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De  4  a  18  março  2019

Itinerário Resumido

1 o Dia Início DELHI
2 o Dia DELHI DELHI
3 o Dia DELHI VARANASI
4 o Dia VARANASI VARANASI
5 o Dia VARANASI BODHGAYA
6 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
7 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
8 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
9 o Dia BODHGAYA CALCUTA
10 o Dia CALCUTA THIMPHU
11 o Dia THIMPHU PUNAKHA
12 o Dia PUNAKHA PARO
13 o Dia PARO PARO
14 o Dia PARO AGRA
15 o Dia AGRA Voo

Itinerário Detalhado

1 º Dia 4-mar-2019 seg Início DELHI

Chegada

Caminhada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md
Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib
Chorten India Delhi Lakshmi Narayan

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto, desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos, para que fique 100% tranquilo que estamos acompanhando e nos certificando que sua chegada está sendo cuidada. Nos certificamos com antecedência, por exemplo, se já entraram em contato com o hotel, avisando do horário da sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Em nosso primeiro dia estaremos chegando, nos ajustando ao fuso e buscando, apesar do cansaço das horas de voo, dormir no período certo, não durante o dia como no fuso que estamos habituados. Por esses motivos que a sugestão para os primeiros passeios é que sejam bastante light, como também por não estarmos, ainda, processando muito bem as informações.

Para aqueles que chegarem em um voo pela manhã, possibilidade de uma breve caminhada na região do hotel no período da tarde.

Nossas sugestões de passeios para essa tarde são: Rajpath com o India Gate, Gurudwara Bangla Sahib e templo Lakshminarayan. Se tiver pique para mais coisas, temos algumas possibilidades extras em mente. Favor nos avisar e conversamos.

2 º Dia 5-mar-2019 ter DELHI DELHI

Templo Lótus

Mausoléu de Humayun

Raj Ghat

Old Delhi

Chorten Delhi Lotus
Chorten Delhi Humayun
Chorten 4 Delhi 03 - md
Chorten India Delhi Old Delhi 2

Mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos são convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade.

Segundo dos seis principais imperadores mugais, Humayun (1508-1556), seu mausoléu foi construído em Delhi, o primeiro com arquitetura associada a um jardim e uso da pedra arenito vermelho nessa escala na Índia. Assim o antecessor e de beleza próxima do Taj Mahal, há quem considera este monumento ainda mais bonito.

No caminho entre a região de nosso hotel e Old Delhi, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

Terminaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Visitaremos um pequeno templo do Jainismo com lindas pinturas. Até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.

3 º Dia 6-mar-2019 qua DELHI VARANASI

Voo

Templo de Durga

Caminhada pelos Ghats

Cerimônia Aarti

Chorten Varanasi 628 md
INDIA 18 varanasi flores
Chorten Varanasi 1403 (114) - md tamanho home

Hoje visitaremos uma das cidades mais antigas do mundo viva até os dias de hoje. Após o café da manhã, seguiremos ao aeroporto de Déli para o nosso voo à Varanasi. Traslado ao nosso hotel e check-in.

Hoje visitaremos um importante templo hindu. Será uma boa oportunidade para conhecermos uma Índia com muito pouco contato com estrangeiros.  Após nossas primeiras visitas, veremos a Índia, sua história, costumes e tradições enquanto fazemos uma caminhada pelos ghats na margem do Ganges.

Hora de conhecermos, nessa parte antiga da cidade, uma cerimônia milenar. O puja do fogo ou Aarti Puja, conduzido por brâmanes (casta dos sacerdotes hinduístas) e centenas de peregrinos de toda Índia na margem do sagrado Ganges, é repleto de música, símbolos, mantras, cheiros, muita devoção e, para quem estuda as escrituras sagradas, um conhecimento sobre o funcionamento da mente humana bastante profundo e sofisticado. Hora de voltarmos ao nosso hotel, com todas essas impressões, praticamente as mesmas que tanto santos e yogis hindus, como o próprio Buda Sakyamuni, tiveram neste mesmo local em suas caminhadas, períodos de treino e ensinamentos. Um bom descanso para um especial início de dia, bem cedo amanhã.

Voo: SpiceJet SG2195 Delhi 10h10 Varanasi 11h55

4 º Dia 7-mar-2019 qui VARANASI VARANASI

Nascer do sol do Ganges

Sarnath

Tarde livre

Chörten Varanasi 108
Chorten India Varanasi Sarnath 910 p md
Chorten India Sarnath 229

Acordaremos bem cedo para chegarmos no Ganges antes do sol nascer. Embarcaremos em nosso barco à remo para subirmos o Ganges e presenciaremos o nascer do deus sol, Surya, do nosso barco. Observaremos peregrinos fazendo seus pujas (rituais) no início de seus dias, neste que é o local mais sagrado para a tradição hindu. Com calma, levados pela deusa Ganga, retornaremos o percurso percorrido agora até um ghat (escadaria à beira do rio) um pouco mais adiante, onde desembarcaremos e teremos a oportunidade de caminharmos pelas muitas ruelas, em meio a milhares de pequenos e maiores templos, da parte antiga da cidade.

De volta ao nosso veículo, tomaremos um bom café da manhã em nosso hotel e então seguiremos à Sarnath . Passaremos pelo local onde Buda, após sua iluminação em Bodhgaya, encontrou com seus 5 companheiros de prática e entào visitaremos o importante Parque dos Cervos. Local bastante tranquilo, onde Buda girou a Roda do Dharma, ou seja, ensinou pela primeira vez, há aprox. 2500 anos atrás. Poderemos fazer nossa prática de meditação individualmente como juntos, sentar por alguns minutos, caminhar, ler, fotografar, como da viajante preferir. Visitaremos o templo onde há relíquias de Buda e uma árvore “filha” da que Buda sentou e se iluminou. Uma visita simples e sempre muito especial será conhecermos uma escola onde as crianças dos vilarejos próximos, além do conteúdo comum, desde cedo aprendem meditação, yoga e sobre o funcionamento da nossa mente. Veremos em primeira mão o resultado prático dessas ferramentas.

5 º Dia 8-mar-2019 sex VARANASI BODHGAYA

Viagem de carro

Curso

Chorten India Bodhgaya Root 2 md

Viajaremos hoje ao local onde Buda se iluminou, o local mais sagrado do Budismo, Bodhgaya. Serão aprox. 6h com nosso veículo próprio.

Chegando, check-in no Root, se acomodar, descansar, dar uma volta. Início do curso previsto às 16h.

6 º Dia 9-mar-2019 sab BODHGAYA BODHGAYA

Curso no Root

Chorten Bodhgaya Root

7 º Dia 10-mar-2019 dom BODHGAYA BODHGAYA

Curso no Root

Chorten India Bodhgaya Root 3 md

8 º Dia 11-mar-2019 seg BODHGAYA BODHGAYA

Curso no Root

Caminhada

Templos

Templo Mahabodhi

Chorten India Bodhgaya Root 4
Chorten Bodhgaya 1403 (78) md
Chorten Bodhgaya 2
Chorten India Bodhgaya 707 md
Chorten Bodhgaya 1403 (96) md
Chorten Bodhgaya 1

Curso pela manhã.

Na tarde de hoje, se quisermos, mesmo que ele esteja disponível para o que precisarmos, não precisamos usar o nosso veículo. Do Instituto Root caminharemos até uma grande estátua de Buda construída por japoneses, então até um templo japonês, um butanês, cada um com estilos muito bonitos e bem diferentes, e um tailandês, com pinturas muito bonitas. Existem boas opções de almoço e cafés na cidade e, sempre, mais outras tantas opções de visitas aos seus inúmeros templos e monastérios. Podemos sempre reservar o sempre muito bem vindo e solicitado templo livre, seja para compras como para sentar-se mais um pouco próximo da árvore Bodhi, leitura, meditação caminhada, fotos, como cada viajante preferir.

Agora sim, visitaremos o complexo do templo principal da cidade, o Mahabodhi. Foi ali que Buda sentou-se por alguns dias até purificar todos seus obscurecimentos e realizar a natureza de nossa mente. Podemos fazer o mesmo, sentando-se próximo ou mesmo debaixo da árvore Bodhi, uma ficus religisosa (figueira), no exato local em que Buda se iluminou. Este local também é chamado de Vajra Seat, o assento do diamante ou do raio indestrutível assim como a nossa condição natural, nossa essência. Estaremos entre peregrinos, laicos e monásticos, de todo o mundo. Mantras, incensos, práticas do treino da mente de diversas tradições para as nossas diversas disposições mentais. Após se iluminar, o Desperto (em Sânscrito: Buda) contemplou a sua experiência por algumas semanas em pontos diferentes ao redor da árvore Bodhi. Estes locais estão marcado assim poderemos contemplar as mesmas reflexões em nossos dias em Bodhgaya.

9 º Dia 12-mar-2019 ter BODHGAYA CALCUTÁ

Viagem de carro

Voo

Chorten India Rajgir md

Saída bem cedinho para viagem de carro ao aeroporto de Patna, capital do estado de Bihar e do antigo maior império indiano, do Imperador Ashoka. Serão aprox. 5h de viagem.

Nos despediremos do nosso motorista e veículo que nos acompanharam durante nossos dias nessas regiões sagradas da Índia. Após traslado, embarcaremos em nosso voo à Calcutá, cidade mais próxima no caminho e com voo ao Butão.

Traslado ao hotel para descanso e voo cedo amanhã pela manhã.

Voo: IndiGo 6E708 Patna 13h35 Kolkata 14h40

10 º Dia 13-mar-2019 qua CALCUTÁ THIMPHU

Voo

Tashichho Dzong

Chorten Butao Thimphu 9 g md
Chorten Butao Thimphu md
Chorten Butao Thimphu 958 gp md

Pisar em solo butanês já é uma experiência… precisamos chegar lá para saber. Seguiremos com o nosso veículo até a capital, Thimphu, por aprox. 1h30. No caminho, iremos parar para ver a confluência dos rios Thimphu e Paro, aonde há 3 estupas de estilos: Tibetano, Nepalês e Butanês.

Em Thimphu, capital do Butão, visitaremos a Trashichhoedzong, a ‘fortaleza da gloriosa religião’, que é a sede governamental e religiosa do país, construída em 1641. Em sua lakhang, salão de prática e meditação, encontramos estátuas e pinturas das mais bonitas do Budismo de Nalanda ou Mahayana Vajrayana. Sobrando um pouco de tempo, podemos visitar o mercado da cidade.

Voo: DrukAir KB211 Kolkata 09h25 Paro 11h05

11 º Dia 14-mar-2019 qui THIMPHU PUNAKHA

Dochula Pass

Chimi Lhakhang

Punakha Dzong

Chorten Butao Punakha
Chorten Butao Punakha 82 md
Chorten Butao Puanakha 046 md
Chorten Butao Punakha Dzong md

Hoje seguiremos viagem de Thimphu à Punakha, através do Dochula Pass, com seus 3080m de altitude. Dochula Pass, onde há muitas estupas e bandeiras de orações, oferece uma linda vista das montanhas em dias de sol. Após cruzarmos o passo e almoço, no caminho, faremos uma caminhada de aprox. 1h entre plantações de arroz e vilarejos até o Chimi Lhakhang, monastério de um grande mestre de sabedoria louca, conhecido como o Templo da Fertilidade. Dizem os locais que para engravidar é só rezar nesse templo!

À tarde, visitaremos então a Punakha Dzong, o Palácio de Grande Felicidade. Construída na junção dos rios Phochu e Mochu em 1637, foi sede do governo e religião no passado. Retorno ao hotel para um bom jantar.

Chegada ao hotel para jantar e descanso.

12 º Dia 15-mar-2019 sex PUNAKHA PARO

Khamsum Chörten

Viagem de carro

Chorten Punakha 8 md
Chorten Butao Punakha 159 md

Temos mais um dia bem especial. Pela manhã, um caminhada pelas plantações de pimenta e arroz, ao lado do rio Mo Chhu, até a especial chörten Khamsum. Construída para remover forças negativas, promover a paz, estabilidade e harmonia neste mundo tão impermanente. No alto desta colina, teremos uma vista muito bonita de todo vale de Punakha, com seus rios Feminino e Masculino, como são os seus nomes em Dzongkha, a língua do Butão.

Viagem de carro de volta à Paro, vale onde chegamos de avião.

13 º Dia 16-mar-2019 sab PARO PARO

Caminhada

Monastério Taktshang (Ninho do Tigre)

Gkyichu Lhakhang

Museu Nacional

Chorten Paro Taktsang md
Chorten Paro Butao archery - md
Chorten Butao Paro 62 g2 md
Chorten Butao Paro md
Chorten Paro 2 home size
Chorten Butao Paro 108 p md

Hoje é o grande dia da linda e especial caminhada ao Monastério Taktshang, o mais famoso do Butão encrostado numa rocha, onde é dito que Guru Rinpoche ali chegou sob as costas de uma tigresa e meditou um certo tempo. Poderemos visitar e sentar por alguns instantes em frente à caverna em que Guru Rinpoche meditou. É por isso que ele é assim chamado, o Ninho do Tigre, o templo mais sagrado do Butão. Pelos menos um vez ao ano os butaneses o visitam. Caminhada será de até aprox. 4 horas, com parada para um descanso de alguns minutos em uma cafeteria no meio do caminho. A volta é mais tranquila.

Hoje também tentaremos visitar a estupa (tib: chörten) de Dilgo Khyentse Rinpoche, um dos maiores mestres da história do budismo.

No caminho de volta à cidade, visitaremos o muito importante Kyichu Lhakhang, um dos 108 monastérios do séc.VII, construído pelo rei tibetano Songtsen Gampo. A construção desse templo marca o começo do Budismo no Butão.

No final do dia podemos visitar o Museu Nacional, onde poderemos aprender mais um pouco sobre a cultura butanesa, sua história, flora e rica fauna.

14 º Dia 17-mar-2019 dom PARO AGRA

Voo

Viagem de carro

Chorten Nepal Himalayas voo Kathmandu
Chorten Himalaya Voo west
Chorten Himalayas voo terracos md

Após café da manhã, traslado ao aeroporto e despedida do motorista e guia que acompanharam por todos dias no Butão.

Voo de volta à Delhi, provavelmente (varia de voo a voo e épocas do ano) com uma parada no aeroporto de Kathmandu para algumas pessoas descerem, outras embarcarem. Nesse voo vemos as 9 motanhas dos Himalayas com mais de 8 mil metros de altura. São apenas 14 montanhas no mundo nessa lista. As outras cinco estão na região da cordilheira vizinha, a Karakoram. Em ordem no voo: Kangchenjunga na fronteira entre a Índia e o Nepal (3a com 8586m), Makalu (5a com 8485m) já no Nepal, Lhotse ao lado do Everest (4a com 8516m), Everest (1a com 8850m), Cho Oyu logo depois (6a com 8188m). Depois de Kathmandu: Shishapangma mais para dentro do Tibete (14a com 8027m),  Manaslu mais próxima, no Nepal (8a com 8163m), Annapurna I em seguida (10a com 8091m) e a Dhaulagiri (7a com 8167m).

Chegada e então viagem por aprox. 5h à Agra. Cidade conhecida por um dos mais famosos e visitados monumentos: o Taj Mahal. Descansar cedo após cruzar a cordilheira mais alta do mundo, para iniciar o dia cedinho com a visita ao Taj.

Dicas sobre o início do dia de amanhã:

– Sugestão de descansar bem esse dia, não terminando muito tarde, para amanhã visitar o Taj bem cedinho mesmo.
– Além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Pode ter uma névoa, que quase sempre abrirá em algum momento (depois podendo voltar). Mas mesmo que não abra, bastante raro, ainda assim é bastante bonito. Todos Viajantes até hoje agradeceram de terem ido cedinho.
– Calculamos o horário da visita ao Taj da seguinte forma de trás para frente:
(1) Hora do nascer do sol em Agra nesse dia (aqui);
(2) Vale chegarmos na plataforma de onde vemos  o Taj entre 5 ou 10 min antes do nascer do sol (10 min antes do nascer do sol);
(3) Aprox. 10 min entre revista e caminhada até a plataforma de onde vemos o Taj (total de aprox. 20 min antes do nascer do sol);
(4) Horário de abertura do portão de entrada no Taj: de grande ajuda checarmos que horas que estão abrindo para combinarmos com o horário do nascer do sol e saída do hotel. O horário de abertura varia de mês para mês, assim perguntamos ao guia e no hotel. Como pode ter fila se chegarmos junto com todo mundo, costumamos chegar um pouco antes do horário de abertura (15 ou mais min antes). Assim, só temos que aguardar abrirem, esperamos que sem fila, mesmo que seja específica para estrangeiros (total de aprox. 35 min antes do nascer do sol ou 15 min antes do horário de abertura do portão);
(5) São 5 min de carrinho elétrico entre estacionamento do nosso veículo até o portão do Taj (total de aprox. 40 min antes do nascer do sol ou 20 min antes do horário de abertura do portão);
(6) São aprox. 10 min de carro do hotel ao estacionamento do nosso veículo no Taj (total de aprox. 50 min antes do nascer do sol ou 30 min antes do horário de abertura do portão);
– Assim, por exemplo, com nascer do sol às 6h25 e abertura do portão às 6h, exemplo: 5h30 saída do hotel, 5h40 estacionamento, 5h45 portão antes da fila, 6h abertura, 6h10 ou 6h15 na plataforma onde, com tempo aberto, podemos ver o nascer do sol às 6h25 como sugestão;
– Normalmente temos que deixar comida no carro ou no hotel. Conversar com o seu guia sobre o que está podendo e não podendo ser levando pois também varia muito de temporada para temporada;
– Confirmar o horário que o café da manhã termina com o hotel também pode ser de boa ajuda para calcular hora de retornar do passeio amanhã.
– Sugestão: solicitar um pack breakfast no hotel para amanhã poder seguir viagem com tranquilidade à Delhi, sem maiores imprevistos (um tanto comuns como obras na pista, etc) e riscos para o voo internacional. Veja em Viajante > Durante a viagem > Informações práticas de viagem > Alimentação > Pack breakfast (aqui)

Voo: DrukAir KB204 Paro 11h30 Delhi 13h40

15 º Dia 18-mar-2019 seg AGRA Voo

Taj Mahal

Viagem de carro

Voo

chorten-5-agra-01-md-p
Chorten Agra Taj 001 md

Hoje acordaremos bem cedo para nossa visita ao Taj Mahal. Construído por Shah Jahan para sua esposa, Muntaz Mahal, no séc. XVII, milhares de trabalhadores e arquitetos de diversas regiões do mundo, durante 20 anos, utilizaram o famoso mármore branco da Índia e pedras preciosas. Bem cedo pela manhã, além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Nosso guia local contará diversas histórias sobre esse monumento.

Chegando cedo em Delhi, como previsto, tempo de dar uma volta por algum mercado da cidade, caminhada por um parque, motorista e carro à disposição.

Esperamos que tenha vivido bonitas experiências e significativos aprendizados através do contato com essas culturas milenares, que até os dias de hoje, em contextos mais isolados como em contextos bastante modernos também, vivem valores de uma forma que possivelmente são bastante novos para nós e nos serão de importante ajuda em nossos dia-a-dias.

Traslado para o aeroporto onde será assistida para o voo de conclusão dessa viagem de volta ao Brasil.

Hospedagem

Delhi
The Hans ou similar Tel: +91 8048091109
15 Barakhamba Road, Connaught Place www.hanshotels.com/connaughtplace-newdelhi/
Varanasi
Ramada ou similar Tel:+91 (542) 2510000 & 2510005 – 2510020
The Mall Cantonment www.ramadajhvvns.com
Bodhgaya
Root Institute Tel.: +91 (631) 2200 714  / after hours only for emergency:
+91 (631) 2200 548
PO Bodhgaya www.rootinstitute.ngo
Calcutá
The Pride Hotel ou similar Tel.: +91 33 4025 9999
New Town Terminus, B.G-12, Action Area I, 1-B, Rajarhat www.pridehotel.com/kolkata/the-pride-hotel-kolkata/overview/
Thimphu
Namgay Heritage Hotel ou similar Tel: +975 2 337 113
Jangchhub Lam www.tripadvisor.com.br
Punakha
RKPO Green Resort ou similar www.tripadvisor.com.br
Paro
The Resort at Raven’s Nest ou similar Tel.: +975 17 17 05 74
Satsam Chorten www.tripadvisor.com.br
Agra
Courtyard by Marriott Tel.: +91 562 245 7777
II, Fatehabad Rd, Taj Nagri Phase 2 www.marriott.com/hotels/travel/agrcy-courtyard-agra/
Sobre “ou similar”: aqui