Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De  8  a  21  abril  2019

Itinerário Resumido

1 o Dia Início DELHI
2 o Dia DELHI DELHI
3 o Dia DELHI JAIPUR
4 o Dia JAIPUR JAIPUR
5 o Dia JAIPUR AGRA
6 o Dia AGRA VARANASI
7 o Dia VARANASI VARANASI
8 o Dia VARANASI AMRITSAR
9 o Dia AMRITSAR DHARAMSALA
10 o Dia DHARAMSALA DHARAMSALA
11 o Dia DHARAMSALA RISHIKESH
12 o Dia RISHIKESH RISHIKESH
13 o Dia RISHIKESH DELHI
14 o Dia DELHI Voo

Itinerário Detalhado

1 o Dia 8-abr-2019 seg Início DELHI

Chegada

Caminhada

Chorten Delhi Airport aeroporto - md

Em sua chegada, você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome (ou escrito Chörten) no aeroporto. Acompanhamos chegada de cada Viajante Chörten, mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto, desde antes seu avião pousar até o momento que nos falarmos, para que fique 100% tranquilo que estamos acompanhando e nos certificando que sua chegada está sendo cuidada. Nos certificamos com antecedência, por exemplo, se já entraram em contato com o hotel, avisando do horário da sua chegada, para que seu quarto esteja disponível o quanto antes, de acordo com as possibilidades do hotel no dia. Transferência ao hotel com assistência, localizado em uma região central, com interessantes possibilidades de passeios e atividades culturais. Em nosso primeiro dia estaremos chegando, nos ajustando ao fuso e buscando, apesar do cansaço das horas de voo, dormir no período certo, não durante o dia como no fuso que estamos habituados. Por esses motivos que a sugestão para os primeiros passeios é que sejam bastante light, como também por não estarmos, ainda, processando muito bem as informações.

Nossas sugestões de passeios para essa tarde são: Rajpath com o India Gate, Gurudwara Bangla Sahib e templo Lakshminarayan. Se tiver pique para mais coisas, temos algumas possibilidades extras em mente. Favor nos avisar e conversamos.

Voos: 07Abr EK262 São Paulo 01h25 Dubai 22H55 e 08Abr EK510 Dubai 03h55 Delhi 09h05

2 o Dia 9-abr-2019 ter DELHI DELHI

Old Delhi

Raj Ghat

Gandhi Smriti

Museu Nacional

Chorten India Delhi Old Delhi 2
Chorten 4 Delhi 03 - md
Chorten Delhi Gandhi 025 md

Começaremos os nossos passeios com o que é na verdade uma das várias Delhis, que existiram em épocas e impérios diversos em uma sucessão de cidades vizinhas. A última e oitava Delhi é onde nos hospedamos, construída pelos ingleses, chamada de Nova Delhi. A sétima foi construída por Shah Jahan, um dos grandes imperadores mughais, o mesmo que construiu o Taj Mahal, na época conhecida como Shajahanabad. Hoje chamamos de Old Delhi ou a Velha Delhi. Visitaremos a grande mesquita do Imperador, a Jama Masjid. Nela, para quem quiser, há possibilidade de uma caminhada minareta acima! De onde temos vista da cidade e do Red Fort por cima. Converse com seu guia. Ele não precisa subir. Só tome bastante cuidado na plataforma lá em cima, por favor.

Em seguida caminharemos pelas ruelas de seu antigo bazar. Há uma lojinha muiito antiga, que passa de pai para filho há muito tempo, de essências (sândalo, etc) e incensos chamada Gulab Singh Johri Mal que em si é um passeio. Pode comprar em uma caixinha um óleo junto com um dos frascos bem típicos dessa região mulçumana de Delhi. Na sequência do passeio pelas ruelas dos bazares a maior parte dos guias gostam de fazer de rickshaw de bicicleta. Recomendamos muito que façam o passeio caminhando, para ter mais contato e poder ver melhor o bazar. Possibilidade de visitar um pequeno templo do Jainismo, muito antigo, com lindas pinturas. Há mais de um templo Jain na região, esse fica na vilinha chamada Naughara Gali, no Kinari bazar. Seguimos então até chegarmos em frente ao Red Fort, onde está o importante Lahore Gate. Foi nele que importantes falas da história da Índia aconteceram, como da independência deste país, hoje a maior democracia em todo o mundo, em que valores e costumes milenares convivem ao mesmo tempo com conhecimentos e tecnologias extremamente modernos.

No caminho de volta à região de nosso hotel, prestaremos homenagem ao memorial onde Gandhi foi cremado, o Raj Ghat. Veremos qual foi sua última palavra, sinal de grande realização em seu caminho espiritual. Quem gosta de fotografias, procurem por imagens feitas por Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos que já existiram, que estava em Delhi nesse dia.

Mais uma especial visita para o nosso dia, é a última casa onde Gandhi viveu, conhecida como Birla House. Aprenderemos um pouco sobre essa importante parte da história dessa nação, como sobre a vida e o momento final deste grande líder, exemplo da prática de Ahimsa (não violência) até os dias de hoje em todo mundo. Hoje, em formato de um museu interativo, com uma coleção de fotografias e objetos de Gandhi, chamado Gandhi Smriti. Provavelmente não recomendaremos olhar todo o museu com todo o tempo do mundo para dar tempo de conhecer o museu, a história do Gandhi de perto, como outros locais importantes de Delhi. Uma caminhada para conhecer o museu, olhando com mais tempo para uma ou outra parte sobre a vida de Gandhi, costuma funcionar muito bem.

Uma visita bastante interessante em Delhi é o Museu Nacional. É possível passarmos muitas horas ou dias para apreciarmos cada salão e exposições sobre a história, artes e povos da Índia. Uma boa forma de aproveitarmos essa oportunidade é visitando um salão principal e as relíquias de Buda. A mochila precisa ficar em um guarda objetos antes de entrar no prédio do museu e então, logo antes de subir as escadas da entrada, não deixe de dar uma olhada em uma das se não a primeira carta de direitos humanos, esculpida em uma pedra, de acordo com as leis do grande imperador indiano do séc. III a.C., Ashoka. Logo após a sua entrada, um dos primeiros salões é o sobre Mohenjodaro e Harappa, berço dessa civilização, que existiu entre 3500 e 1500 a. C., com objetivos dessa época sendo os principais: o selo com o que deve ter vindo a ser Shiva, e escultura da cabeça do sacerdode e a garota dançarina. Daí então caminhamos, sem parar muito com o objetivo de usar um tempo mais curto do nosso dia no museu, pelos demais salões, até chegarmos nas relíquias de Buda. É comum encontrarmos praticantes do método deste mestre nepalês/indiano (Sakya), sentados em meditação ao redor de suas relíquias. Essa pode ser seguramente uma benéfica marca mental que podemos nos oferecer por alguns minutos, nesse treino em direção a uma mente mais em paz e de maior benefício a todos seres sencientes (simplificadamente: seres com consciência). Se quiser dar uma rápida olhada nos sa;ões dos tribos indianas e sobre os instrumentos no último andar, com certo foco e cuidado com o tempo dá tempo!

Checaremos a agenda cultura da cidade para este final de dia, como possibilidade de uma especial atividade, onde grandes artistas do país se apresentam.

3 o Dia 10-abr-2019 qua DELHI JAIPUR

Templo Lótus

Viagem de carro

Caminhada

Chorten Delhi Lotus
Jaipur Hawa Mahal

No caminho à estrada que nos levará a Jaipur, mais ao sul da cidade, visitaremos o bonito Templo Lótus. Construído no formato de seu nome, é da religião chamada Bahá’í, fundada no séc. XIX, na antiga Pérsia, ao visitá-lo todos são convidados a ficar em silêncio por um instante. Uma experiência interessante no meio desta grande movimentada cidade. Após a visita do templo, às vezes aberto, mais a frente do caminho de saída (antes de virar à direita para o portão da rua), há umas escadas que levam para uma exposição sobre a história e trabalho sobre essa religião. Interessante dar uma olhada e ter contato com breves exposições sobre seus pensamentos. Esta é uma visita simples em termos de logística e informações, em que guias acabam não tendo como ajudar muito. Assim, como conversamos, decidimos por economizar essa diária de um guia em Delhi e fazermos essa visita, como exceção, sozinhos. Na entrada do templo pode pedir um material sobre a religião deles, às vezes ele tem até em português.

Em seguida seguiremos viagem à capital do estado do Rajastão, Jaipur.

Após check-in, se acomodar no hotel, banheiro e quem sabe almoçar ali mesmo nesse dia (dependendo a fome!), hora livre para caminhar com guia pela parte antiga da cidade, também conhecida como cidade cor de rosa.

Dica sobre o início do passeio amanhã: há possibilidade de subir até o forte com ajuda de um elefante. Há alguns anos passaram a limitar o número de subidas por elefante, uma ótima medida para evitar de sobrecarregar e estressar os animais. Assim, há um número limitado de elefantes e subidas para cada um deles. Converse no final do dia de hoje com seu guia para garantir que sairão do hotel em um horário que cheguem no início da fila em uma hora que garantirá ao máximo possível que terá elefante, se assim preferir fazer a subida.

4 o Dia 11-abr-2019 qui JAIPUR JAIPUR

Amber Fort

Jantar Mantar

Museu do Palácio da Cidade

Hawa Mahal

chorten-jaipur-amber-p-md
Chorten Jaipur 5
Chorten Jaipur 1

Começaremos cedo nosso dia para subirmos até o Forte Amber, com a possibilidade da ajuda de um elefante nessa subida. Ver nota no final do dia anterior sobre quantidade de elefantes, por favor. Caminharemos pelos salões, jardins, aposentos e passagens secretas, com vistas da região do palácio do rajput e general do exército de Akbar, Man Sing. No mesmo vilarejo de Amber, próximo de Jaipur, temos a opção de visitar um museu sobre a técnica de pintura ‘block printing’, montado pela loja Anokhi.

No retorno à cidade cor de rosa, como é conhecida a antiga Jaipur, pararemos às margens de um lago onde há um palácio em uma ilha, chamado Jal Mahal. Uma sugestão de restaurante, bastante antigo e tradicional, muito engraçado na verdade, onde comemos há aprox. 20 anos é o LMB. Na parte antiga da cidade mesmo, todos conhecem. Uma das boas pedidas é o Veg Thali, combinação de várias comidas indianas (arroz, lentilha, legumes, iogurte, veja se já vem uma butter nan ou uma plain nan se não pede que é uma delícia). Peça para não vir apimentado mas deve vir um pouco ou um tanto. Assim um sweet ou banana lassi para acompanhar pode ser uma ótima!

Depois de um bom almoço, caminharemos pela antiga cidade. Visitaremos o Hawa Mahal, ou Palácio dos Ventos, construído pelo Maharaja Sawai Pratap Singh em 1799, para que as mulheres pudessem ver o movimento das ruas sem serem vistas. Também visitaremos o Museu do Palácio da Cidade e o Jantar Mantar, observatório astronômico também do séc. XVIII, hoje protegido pela Unesco, constituído por grandes instrumentos de incrível precisão até os dias de hoje.

Dica sobre o início do dia de amanhã: quanto antes partirmos, mais tempo teremos para o Red Fort em Agra. Possiblidade de tomar um café da manhã bem cedo mesmo. Combine com seu motorista, por favor! Se pudermos ajudar, estamos sempre disponíveis, por favor nos ligue para pensarmos e organizarmos juntos.

5 o Dia 12-abr-2019 sex JAIPUR AGRA

Viagem de carro

Fatehpur Sikri

Red Fort

Chorten India Agra Fatehpur 2
Chorte Agra Red Fort 2
Chorte Agra Red Fort md

No caminho, quase chegando em Agra, visitaremos a cidade Fatehpur Sikri, construída pelo imperador mughal Akbar. Estudioso da filosofia das grandes tradições religiosas, foi o primeiro imperador mughal a não cobrar impostos mais altos de quem não era da sua religião, como a ter um general hindu comandando o seu exército. Além da visita à sua cidade, usada por um período muito curto, visitaremos também a Jama Masjid (mesquita de sexta-feira) do imperador e o mausóleo de um santo sufi, da época deste império.

Havendo tempo, faremos check-in em nosso hotel ou então já aproveitaremos nosso tempo para conhecermos o Red Fort. Este Red Fort, mais bonito e com mais história que o de Delhi, começou a ser construído por Babur, o primeiro imperador Mughal, no séc. XVI. Visitaremos seus jardins, os salões de audiências públicas e privadas, mesquita e aposentos, inclusive onde Shah Jahan foi preso por seu filho e o que Akbar construiu para o seu filho, com símbolos de todas principais tradições religiosas e filosóficas da época.

Dicas sobre horário de ida ao Taj amanhã cedinho para combinar hoje com o guia e motorista: aqui

6 o Dia 13-abr-2019 sab AGRA VARANASI

Taj Mahal

Voo

Cerimônia Aarti

chorten-5-agra-01-md-p
Chorten Agra Taj 001 md
Chorten Varanasi 1403 (114) - md tamanho home

Hoje acordaremos bem cedo para nossa visita ao Taj Mahal (ver sugestões acima, no final do dia anterior). Construído por Shah Jahan para sua esposa, Muntaz Mahal, no séc. XVII, milhares de trabalhadores e arquitetos de diversas regiões do mundo, durante 20 anos, utilizaram o famoso mármore branco da Índia e pedras preciosas. Bem cedo pela manhã, além da possibilidade de uma bonita luz, também é mais calmo que durante o dia. Nosso guia local contará diversas histórias sobre esse monumento. Retorno ao hotel para um bom café da manhã.

Talvez haja um pouco de tempo para visitar um workshop de trabalho em pedra incrustada (pietra dura) em mármore, como do Taj, no caminho ao aeroporto. Confirme se haverá tempo para com seu guia, por favor.

Traslado com assistência para o aeroporto, para o nosso voo à que talvez seja a cidade mais antiga do mundo viva até hoje. O voo deve descer em Khajuraho por alguns minutos, para deixar e pegar alguns passageiros, é o único e melhor voo entre Agra e Varanasi, e logo seguirá viagem! Cuidado para não descer e ficar em Khajuraho se o voo fizer essa parada. Cheque com os atendentes de bordo, por favor.

Dependendo horário de chegada do voo e trânsito, talvez dê tempo de ir à cerimônia Aarti, no início da noite. Se o voo atrasar ou preferir descansar pois começou o dia bem cedo hoje e assistir amanhã, também há e pode ser uma boa possibilidade. Havendo tempo e preferindo, após traslado ao nosso hotel e check-in, hora de conhecermos a parte antiga da cidade através de uma cerimônia milenar. O puja do fogo ou Aarti Puja, conduzido por brâmanes (casta dos sacerdotes hinduístas) e centenas de peregrinos de toda Índia na margem do sagrado Ganges, é repleto de música, símbolos, mantras, cheiros, muita devoção e, para quem estuda as escrituras sagradas, um conhecimento sobre o funcionamento da mente humana bastante profundo e sofisticado. Hora de voltarmos ao nosso hotel, com todas essas impressões, praticamente as mesmas que tanto santos e yogis hindus, como o próprio Buda Sakyamuni, tiveram neste mesmo local em suas caminhadas, períodos de treino e ensinamentos. Um bom descanso para um especial início de dia, bem cedo amanhã.

Voos: Air India AI406 Agra 13h55 Khajuraho 14h40 e Air India AI405 Khajuraho 15h15 Varanasi 16h10 (mesmo avião / não desembarcar em Khajuraho por favor!)

7 o Dia 14-abr-2019 dom VARANASI VARANASI

Nascer do sol do Ganges

Sarnath

Tarde livre

Chörten Varanasi 108
Chorten 3 Varanasi 01
Chorten Varanasi 628 md
Chorten India Varanasi Sarnath 910 p md

Acordaremos bem cedo para chegarmos no Ganges antes do sol nascer. Embarcaremos em nosso barco à remo para subirmos o Ganges e presenciaremos o nascer do deus sol, Surya, do nosso barco. Observaremos peregrinos fazendo seus pujas (rituais) no início de seus dias, neste que é o local mais sagrado para a tradição hindu. Com calma, levados pela deusa Ganga, retornaremos o percurso percorrido agora até um ghat (escadaria à beira do rio) um pouco mais adiante, onde desembarcaremos e teremos a oportunidade de caminharmos pelas muitas ruelas, em meio a milhares de pequenos e maiores templos, da parte antiga da cidade. Há um templo famoso nessa região, chamado Golden Temple ou Kashi Vishvanath. Sua história é importante para entendermos os diversos momentos da Índia. Mas nem tanto sua visita mesmo. Para visitarmos precisamos deixar nossos pertences do lado de fora. Nossos guias sabem onde deixar nos pertences. Honestamente não é das partes mais interessantes dos passeios para muitos dos Viajantes. Cada Viajante pode ver como prefere fazer nessa hora!

De volta ao nosso veículo, tomaremos um bom café da manhã em nosso hotel e então seguiremos à Sarnath . Passaremos pelo local onde Buda, após sua iluminação em Bodhgaya, encontrou com seus 5 companheiros de prática e entào visitaremos o importante Parque dos Cervos. Local bastante tranquilo, onde Buda girou a Roda do Dharma pela primeira vez, ou seja, onde ensinou pela primeira vez, há aprox. 2500 anos atrás. Poderemos fazer nossa prática de meditação individualmente, sentar por alguns minutos, caminhar, ler, fotografar, como cada viajante preferir. Visitaremos o templo Mahabodhi onde há relíquias de Buda (atrás da estátua principal) e uma árvore “neta” da que Buda sentou e se iluminou. Uma visita simples e sempre muito especial pode sempre ser conhecermos uma escola onde as crianças dos vilarejos próximos, além do conteúdo comum, desde cedo aprendem meditação, yoga e sobre o funcionamento da nossa mente. Veremos em primeira mão o resultado prático dessas ferramentas. Chama-se Alice Project School. Muitos locais conhecem por Italian School. Nossos motoristas e guias ajudarão a encontrar se quiser visita-la.

Há dois templos em Sarnath que pode interessar visita-los: o templo japonês e o tibetano. Ambos podem ser visitados a partir de uma caminhada do Mahabodhi temple.

Final do dia livre (com guia) para aproveitar mais Sarnath, retornar à região dos ghats em Varanasi, aproveitar para ver um mercado de especiarias ou as famosas sedas de Varanasi.

8 o Dia 15-abr-2019 seg VARANASI AMRITSAR

Voos

chorten-india-amritsar-golden-temple-p-md

Hoje será um dia de deslocamento entre duas regiões da Índia entre as quais precisamos fazer troca de voos em Delhi. Um bom livro, curtir esses deslocamentos, quem sabe um papo com indianos nos voos, no aeroporto, pode render interessantes observações sobre suas culturas e pensamentos.

Voos atualizados: Vistara UK724 Varanasi 08h55 Delhi 10h30 e Vistara UK976 Delhi 13h40 Amritsar 14h45

Voos anteriores (pelo menos um deles deixou de ser operado): Jet Airways 9W370 Varanasi 13h00 Delhi 14h30 e Jet Airways 9W394 Delhi 18h20 Amritsar 19h40 

Tempos estimados com voo chegando na hora:

– Golden Temple: tranquilamente entre 40 min e 1h30min ou mais entre chegar no complexo, guardar os sapatos, entrar no complexo, dar uma volta, entrar no templo, daí visitar cozinha comunitária.

– Possibilidade extra: Jallianwala Bagh é um local simples para visita mas muito importante na história da Índia. Há exatos 100 anos e 2 dias houve um massacre das tropas britânicas contra indianos nessa praça, um dos eventos mais importantes no processo de independência da Índia. Há dois dias houve uma cerimônia neste local sobre esta parte difícil da história da hoje maior democracia do mundo, a Índia. Há informações no local contando sobre esse episódio. Se interessar: Wikipedia em português aqui, em inglês aqui e evento há dois dias aqui. Tempo estimado entre 20 e 30 min possivelmente mais dependendo interesse, conversas com locais e leitura de placas sobre o local.

– Se não der tempo de fazermos a visita de Amritsar hoje, podemos fazer amanhã cedo. Podemos pensar em fazer uma hoje com guia e amanhã outra sem o guia como no Templo de Lótus em Delhi.

9 o Dia 16-abr-2019 ter AMRITSAR DHARAMSALA

Golden Temple

Viagem de carro

Caminhada

chorten 20130220_091807 dharamsala - md
Chorten India Dharamsala Mcleod md
Chorten India Dharamsala flags md

Visita ao Templo Dourado cedo pela manhã, que é o templo mais sagrados para os siques. O templo revestido de ouro é aberto à todas as pessoas de qualquer crença para promover a paz, mesmo sendo sua história revestida de conturbação. Visitaremos a cozinha que, como em todas Gurudwaras, templos siques, oferece comida gratuitamente, preparada por um grande número de dedicados voluntários, a um número imenso de pessoas, de todas castas e crenças, com essa simbologia de sentarem todos juntos no chão para comer.

Viagem de carro então em direção a cordilheira mais alta do nosso planeta até o nosso hotel na região mais alta de Dharamsala, também conhecida como Mcleodganj ou apenas Mcleod. Final do dia livre, região fácil de caminhar sem necessidade de guia, com possibilidade de já visitar o templo de SS o Dalai Lama, cafés, livrarias, gostosos restaurantes com terraços e vistas das próximas montanhas mais altas dos Himalayas. Dicas sobre a região em Viajante > Durante a viagem > Dicas para cada destino > Dharamsala: aqui

Tempos estimados:

– Viagem de carro: aprox. 5h30min e paradas dependendo trânsito e condições estrada (construções, etc).

– Caminhada: no caminho conversamos, passo o mapa, explico. Fácil e gostoso caminhar na região do hotel, McLeod Ganj, após chegada.

10 o Dia 17-abr-2019 qua DHARAMSALA DHARAMSALA

Tushita

Norbulingkha

Biblioteca Tibetana

Templo principal

Chorten Dharamsala (2)
Chorten India Dharamsala Norbulingkha md
Chorten Dharamsala (3)
Chorten Dharamsala (4)
Chorten India Dharamsala wheels g md
Chorten Dharamsala (5) - md

Pela manhã há uma programação no centro do Lama Zopa Rinpoche, chamado Tushita. Lama Zopa é um grande mestre do Budismo Tibetano, nascido na região do Everest, seus centros e monastérios em todo o mundo tem excelentes cursos presenciais e online. Além das sempre incríveis bibliotecas (ver horário), pelas manhãs podemos participar de uma meditação com instrução (confirmarmos horário no dia anterior). Belíssima oportunidade. Também uma forma de conhecermos o ambiente de um centro de retiro em uma região um pouco mais alta de Dharamsala.

Uma boa pedida é agora descermos até Lower Dharamsala, a parte de baixo onde está a cidade propriamente, para visitarmos uma escola de arte tibetana. Poderemos visitar, com apoio de um dos guias da própria escola (solicitamos na recepção), os workshops de marcenaria, tecelagem e, o mais especial de todos, de pintura em tecido chamada thangkha. Além do templo da escola, muito bonito mesmo. Há um jardim muito agradável, com um café e um restaurante com almoço delicioso (sempre bom ligarmos antes para confirmar que estão abertos e horários). Também há uma loja da própria escola com roupas, objetos para casa e de prática confeccionados pela própria escola, com preço um pouco mais alto que os que encontramos na rua, mas qualidade bastante superior.

No caminho de volta a região do hotel, Mcleodganj, visitaremos a Biblioteca Tibetana. Um projeto muito bonito de preservação dos textos antigos tibetanos. É onde podemos fazer cursos de filosofia (possível, dependendo época do ano, participar de uma pela manhã se assim preferir) e da língua tibetana. Há uma biblioteca com livros em inglês, uma sala (pode ser que tenha alguém disponível para mostrar) com diversas versões antigas do cânone budista e um pequeno interessante museu (sempre bom vermos horário um dia antes). As mochilas precisam ficar na recepção, o que é bastante tranquilo (apenas é sempre bom levar dinheiro e documentos conosco). Dependendo o tempo, há um pequeno monastério do oráculo do Tibete próximo da biblioteca, ou então vale mais a pena seguir à Mcleodganj para visitar o templo principal  com calma.

Junto com a visita ao templo principal, uma kora (circumumbulação) pelo caminho em volta do morro onde fica a casa de SS o Dalai Lama é uma ótima forma de caminhar um pouco, se pegar hora do finalzinho da tarde, ou mesmo pôr do sol a luz e vistas são bem bonitas.

Tempos estimados:

– Tushita: sairia do hotel por volta das 8h30 ou um pouco antes para dar uma volta pelo Tushita. Há uma estupa (tibetano: chörten) com as relíquias do Lama Yeshe, professor do Lama Zopa Rinpoche, fundadores da organização a qual o Tushita em Dharamsala, o Root Institute em Bodhgaya, monastério Kopan em Kathmandu fazem parte, chamada FPMT. Veja que bonita e.. por que não fazer três koras (circumumbulações) para gerarmos méritos (www.chorten.com.br/aprendizados/#significados) e criarmos essa conexão com essas grandes mentes tão estudadas pelos neurocientistas hoje em dia, incluindo seus métodos sobre nossas mentes. Meditação entre 9 e aprox. 10h. Tushita also has an excellent Library, with items for loan and sale. The library is open Monday to Saturday from 9:30am – 4pm (with a lunch break between 11:30 – 12:30). Caso realmente se anime para uma caminhada e esteja a vontade com o caminho, sairia do hotel por volta das 8h e podemos combinar do carro e guia nos encontrar às 10h lá em cima no Tushita, ou às 8h30 no hotel.

– Norbulingkha: local muito agradável. Vamos considerar lá de cima do Tushita aprox. 1h até o Norbulingkha e depois voltamos com calma parando no caminho. Sugiro solicitar ao motorista e guia se podem descer pela main road, não pela Library – Jogibara Road para ver um outro caminho pois voltará pela Library. Então deve chegar próximo do meio dia, um pouco antes ou depois. Na entrada, guia já briefado, dizemos que queremos um tour com um guia do Norbulingkha que nos apresentará os workshops de pintura tibetana (thangka), marcenaria e outros. Pode ser que já tenha um guia e grupo (pequeno) de visitantes prontos para apresentarem o Norbulingkha, pode ser que peçam para aguardar alguns minutos. A comida do restaurante do Norbulingkha (agora tem um café também mas aqui falando do restaurante) é muito boa. O jardim também.. como acordamos cedo e há muito o que fazer hoje, recomendo bastante aproveitar esse ambiente, aliás, com paisagismo projetado por um arquiteto japonês. Tour de aprox. 30 a 40min dependendo o interesse que o guia ver nos visitantes. Tour termina com templo muito bonito do Norbulingkha e então loja com produtos feitos por eles, muito bonita, de ótima qualidade. Dessa forma tranquilamente saímos do Norbulinghka no início da tarde. PS: Há um filme no Netflix sobre o casamento de um taxista de Norbulinkha: aqui.

Região da Biblioteca
– No caminho de volta a Mcleod Ganj, paramos na Biblioteca Tibetana. Logo antes da biblioteca, 1 min de carro antes, se interessar, pode pedir para o guia apresentar o pequeno (simples) museu do instituto de medicina tibetana, o Men Tse Khang Museum. Pode ser que fechem para almoço, pode ser que o guia já saiba, vemos na hora ou possa checar (www.men-tsee-khang.org/dept/MMD/museum.htm).
– Então vamos na Library onde podemos ver o pequeno bem especial museu no andar de cima (mochila precisa ficar na recepção). Podemos ver os livros da editora da Library (LTWA) ali ao lado da recepção, silenciosamente podemos ver a biblioteca comum e, se pedirmos, pode ser que alguém possa apresentar a biblioteca com os livros antigos tibetanos. Bemmmm especial. Do lado de fora da Library verá um prédio onde há aulas com um querido amigo Geshe (título após aprox. 2o anos de estudo da filosofia tibetana) Gyaltsen. Ele fala zero inglês, aulas são traduzidas. Se vê-lo por favor diz que o Gui (como ghee = manteiga para eles) from Brazil said Tashi Delek, por favor. Se preferir uma aula de filosofia no lugar da meditação guiada, podemos reorganizar o dia: https://tibetanlibrary.org/geshe-gyaltsen-tsering-buddhist-philosophy-class/.
– Logo abaixo da Library, caminhando, há o monastério do oráculo de SS o Dalai Lama, chamado Nechung. Vale a visita inclusive às salas dos protetores ao lado do altar. Bem especial…
– Chegaremos na região Library no início da tarde, aprox. 30min do Norbulingkha. Tranquilamente… 2h de visitas, pouco menos ou bem mais! Rsrs.. Resumindo, devemos subir de volta para região de Mcleod Ganj no final da tarde.

– Templo principal: o primeiro Primeiro Ministro indiano, Nehru, pai da Indira Gandhi, com livros incríveis sobre a história da Índia e do mundo, deu a SS o Dalai Lama essa região no estado de Himachal Pradesh. Assim, SSDL vive em uma área que podemos (e recomendo bastante) caminhar em volta e entrar no templo principal. A parte debaixo do templo é onde temos algumas audiências públicas com SSDL e local tranquilo de sentarmos nos ensinamentos. Final da tarde há debate ali entre os monges do monastério, bem especial também. Subindo as escadas temos as duas salas principais, uma com duas estátuas de Guru Rinpoche (Padmasambhava) e Avolektswara, onde SSDL oferece seus ensinamentos na maior parte das vezes. Veja que atrás de onde SSDL senta há dois grupos de livros (em estilo tibetano): Kangyur e Tengyur, respectivamente palavras do Buda (principalmente) e comentários de grandes mestres principalmente panditas (acadêmicos) indianos da Universidade de Nalanda, com Nagarjuna e Santideva. O outro templo é de Kalachakra. Fazer três koras em volta dos dois templos é bastante indicado ;-). Estamos pensando aqui em.. aprox. 40 min a 1h de volta pelo templo, observarmos as práticas dos tibetanos laicos, monges, monjas.. incrível método de treino de nossas mentes.

PS: Não levarmos faquinhas tipo canivete de viagem e esqueiros. Se por acaso levarmos, tudo bem também. Guardarão para a gente na entrada e depois é só pegarmos de volta.

11 o Dia 18-abr-2019 qui DHARAMSALA RISHIKESH

Voos

Ram Jhula

Cerimônia Aarti

Chorten India Dharamsala aeroporto md
Chorten India Rishikesh Medit 2
Chorten 1 Rishikesh 09 md
Chorten Rishikesh Aarti
Chorten India Rishikesh Ram Jhula

Começaremos o dia cedo para o voo de volta à Delhi e então para Dehradun, o aeroporto mais próximo de Rishikesh. Se o primeiro voo sair no horário certo, temos uma rápida conexão em Delhi. Se atrasar e não der tempo de fazer uma rápida conexão em Delhi, temos um voo alternativo já emitido (cortesia da Chörten) no final da tarde para seguirmos a Dehradun com tranquilidade.

Traslado de aprox. 40 min entre o aeroporto e Rishikesh para então caminhada pela região da Ram Jhula. Jhulas são as pontes suspensas, nesse caso sobre o Ganges, que do outro lado, em sua margem, participaremos do Aarti puja conduzido por alunos do ashram Parmarth Niketan durante o pôr do sol.

Voos: Air India AI9814 Dharamsala 08h30 Delhi 10h05 e IndiGo 6E966 Delhi 13h00 Dehradun 13h50 com voo extra se preciso

12 o Dia 19-abr-2019 sex RISHIKESH RISHIKESH

Vasistha Guha

Lakshman Jhula

Caminhada

Ashram Swami Dayananda

Chorten Rishikesh Vasistha
Chorten Rishikesh Ganga
Chorten India Rishikesh Lakshman jhula
Chorten India Rishikesh caminhada md
Chorten India Rishikesh 523 md
Chorten India Rishikesh Ganges 6

Após nosso café da manhã, um pouco adiante de Rishikesh, visitaremos a caverna de um sábio védico, um dos grandes setes Rishis da Índia, chamado Vashistha. Sempre uma experiência muito especial poder prestar homenagem aos grandes yogis, sentar no mesmo local onde viveu e meditou durante os invernos. Podemos caminhar também pela praia ao lado, na margem do Ganges. Esses são locais bastante propícios e agradáveis para práticas de meditação e leitura de textos.

Retornamos à região das jhulas (pontes suspensas) para o nosso almoço e caminharmos pelas ruelas da região, visitarmos seus pequenos templos, cafés e livrarias.

Sugestão: caminhada da Lakshman Jhula até a Ram Jhula por uma estradinha do outro lado do Ganges. Onde então podemos, por exemplo, almoçar e então pegarmos um tuctuc para conheceremos mais um importante centro de estudo Vedanta, o ashram do Swami Dayananda. Quem se animar, é possível caminhar mais uma vez do ashram de volta à Ram Jhula por um caminho logo acima da margem do Ganges ou então ficar mais um pouco no ashram para participar no final do dia de um dos pujas no templo.

13 o Dia 20-abr-2019 sab RISHIKESH DELHI

Voo

Tempo livre

Chorten Delhi 1 (2)
Chorten Delhi Rajpath

Voo bem cedo para aproveitar o dia em Delhi. É relativamente comum em Delhi haver apresentações de música e dança clássicas de excelente qualidade. Checaremos a agenda cultural dos dias em que estivermos na cidade.

Diária extra em Delhi para essa noite confirmada.

Voo: SpiceJet SG2472 Dehradun 08h30 Delhi 09h15

14 o Dia 21-abr-2019 dom DELHI DELHI

Tempo livre

Traslado

Chorten Delhi

Dia livre. Conversaremos sobre possibilidades, ideias, sugestões, maior parte já compartilhada em Dicas sobre cada destino:

viajante.chorten.com.br/durante/dicas/#inicio

Traslado à tarde para voo de volta ao Brasil.

Voos: Emirates EK515 Delhi 21h50 Dubai 00h05 e Emirates EK261 Dubai 08h00 São Paulo 15h55

Hospedagem

Delhi
The Hans ou similar Tel: +91 8048091109
15 Barakhamba Road, Connaught Place www.hanshotels.com/connaughtplace-newdelhi/
Jaipur
Mandawa Haveli ou similar Tel: +91 (141) 4021194 / 510 6081
Sansar Chandra Road www.mandawahaveli.com
Agra
Double Tree by Hilton ou similar Tel: +91-562-7102323
B/H – 1&2, Taj Nagri Phase II doubletree3.hilton.com/en/hotels/india/doubletree-by-hilton-hotel-agra-AGRDTDI/index.html
Varanasi
Radisson ou similar Tel: +91 54 2250 1515 /1800 1080 333
The Mall Cantonment www.radisson.com/varanasi-u-p–hotel-in-221002/indvaran
Amritsar 
Holiday Inn ou similar Tel.: +91 183 5088888
District Shopping Complex, Ranjit Avenue www.ihg.com/holidayinn/hotels/pt/pt/amritsar/atqra/hoteldetail
Dharamsala
Pride Surya ou similar Tel.: +91 189 222 1418
Temple Rd, McLeod Ganj www.pridehotel.com/dharamshala/pride-hotel-dharamshala/overview/
Rishikesh
Parmarth Niketan Ashram Tel: +91(135)2434301/2434302/9411106609/7830060088
Ram Jhula www.parmarth.org
Sobre “ou similar”: aqui