Art Trip na Índia e Nepal em 2013

Visitamos Sarnath, uma área fora da cidade; um lugar de peregrinação importante aos budistas, aqui foi onde o Buda deu seu primeiro sermão, ou também como dito, girou a Roda do Dharma pela primeira vez. Uma enorme estupa no estilo antigo do tempo do imperador Ashoka se estende com tamanha potência e presença que no momento que meus olhos avistaram de longe sua estrutura, senti um tambor no meu peito, ecoando por todo meu corpo.

Nos sentamos ao seu arredor na sombra de uma grande árvore e lá nos dispusemos a fazer nossos primeiros desenhos de observação seguido de meditação. Ficamos em torno de 2 horas lá.(…)

Na Art Trip 2013 tivemos 5 dias de workshop no atelier do artista tibetano Karma Sichoe, em Dharamsala.

Continue lendo: aqui

Galeria de imagens da Art Trip 2013: India / Nepal

Art Trip ao Sudeste Asiático: Tailândia, Myanmar, Vietnã e Cambodja em 2014

Um país que nunca foi colonizado por europeus, porém de muita briga com seus vizinhos. A Tailândia, cujo nome significa “terra dos homens livres”, era chamada de Sião, mas a atual nomenclatura foi estabelecida em 1939.

Seu rei é tão respeitado que se deve evitar deixar cair ou rasgar as notas de sua moeda onde sua face esta ilustrada.

Continue lendo: aqui

Art Trip  2017 – Você pode fazer parte dessa aventura!!!!

Ir de encontro às raízes de uma tradição, é deixar-se ser transformado pela energia de sua fonte de origem. Todas as manifestações artísticas que surgiram na Índia, baseiam-se na mitologia e na busca do divino, através de muitos nomes, muitas cores e formas. A arte budista e hindu que estaremos focando o nosso olhar, não será com a intenção de apenas contemplar, mas também sentar-se ao lado de mestres dessas artes, deixar nossas mãos serem guiadas por eles com dias dentro de seus ateliers.

 

Tiffani Gyatso, nossa especialista desse roteiro, estudou arte do Budismo tibetano no Instituto Norbulingka por 3 anos, em Dharamsala, onde também iremos ter aulas com seus próprios professores tibetanos. Ela também nos levará de encontro com o renomado artista Mr. Swami Mahaveer,  mestre da refinada pintura Mughal em Bikaner, aos pés do deserto do Rajastão, e o mestre da pintura jainista em Jaipur, Mr. Kailash Chand Sharma, para termos uma preciosa experiência de ensino artístico tradicionalmente passado de mestre para discípulo – uma vivencia única!

 

No nosso roteiro que começa em Delhi, depois Agra, Rajastão, a sagrada cidade de Varanasi e Bodhgaya, a cidade onde Buda se iluminou, e finalmente Dharamsala, Tiffani nos conduzirá a atenção para absorver as experiências pelos cinco sentidos e expressá-la em um Diário de Bordo que iremos produzir em grupo. Tiffani terá o grande cuidado para que o grupo conecte-se com respeito, potencializando o beneficio de um grupo com a mesma motivação: a transformação espiritual através do estudo e pratica das artes orientais.

 

No Brasil, Tiffani dá retiros de arte e meditação para grupos dês de 2010 e dês de 2016 em seu próprio espaço nas montanhas de Extrema, MG, o Atelier YabYum. Essa será a terceira viagem Art Trip que organiza para a Ásia.

 

Não é necessário ser artista ou ter experiência alguma com pintura, mas é necessário vir de corpo e alma para a proposta dessa viagem do espírito do artista peregrino! Um olhar artístico para com o mundo e a vida!

 

A artista Tiffani Gyatso durante a cerimonia de abertura de seu atelier YabYum nas montanhas de Minas Gerais.