Programa Principal

Para ampliar o seu mapa favor clicar no ícone no canto superior direito do mapa

De 19 novembro a 10 dezembro 2017

Itinerário Resumido

1 o Dia Chegada DELHI
2 o Dia DELHI DELHI
3 o Dia DELHI AGRA
4 o Dia AGRA JAIPUR
5 o Dia JAIPUR JAIPUR
6 o Dia JAIPUR JAIPUR
7 o Dia JAIPUR KHANDELA
8 o Dia KHANDELA MANDAWA
9 o Dia MANDAWA DESERTO
10 o Dia DESERTO BIKANER
11 o Dia BIKANER BIKANER
12 o Dia BIKANER TREM
13 o Dia TREM VARANASI
14 o Dia VARANASI VARANASI
15 o Dia VARANASI VARANASI
16 o Dia VARANASI BODHGAYA
17 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
18 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
19 o Dia BODHGAYA BODHGAYA
20 o Dia BODHGAYA DELHI
21 o Dia DELHI DELHI
22 o Dia DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Itinerário Detalhado

1 o Dia Início DELHI

Chegada
Caminhada

Chorten Delhi Gurudwara Bangla Sahib

Na chegada em Delhi você já será assistida(o) por nossos representantes locais que estarão aguardando com uma placa com o seu nome no aeroporto. Acompanhamos chegada de cada integrante do grupo mantendo contato por telefone com a equipe de nossos representantes no aeroporto, seja do hotel pelo especialista, presencialmente ou a distância pela equipe da Chörten. Transferência ao hotel, localizado em uma região central com boa infraestrutura, e descanso. Para aqueles que chegarem em Delhi pela manhã, haverá possibilidade de uma breve caminhada no período da tarde para darmos uma volta na cidade que é um importante centro cultural e artístico da Índia.

2 o Dia DELHI DELHI

Briefing
Old Delhi
Raj Ghat
Raj Path

Chorten India Delhi Old Delhi 2
Chorten 4 Delhi 03 - md
Chorten Delhi Rajpath

Agora sim, com a chegada de todo grupo, nos encontraremos no café da manhã e em seguida sentaremos para conversar sobre importantes dicas de viagem na Índia. Trânsito, alimentação, higiene e segurança são alguns dos assuntos sobre os quais o Tiffani irá preparar o grupo para aproveitarem o máximo possível a viagem. São preciosos minutos que ajudarão muito mesmo todos próximos dias da viagem. Todos prontos para caminhar e visitar a capital da Índia. Começaremos o dia na parte antiga da cidade, a Old Delhi, construída por um dos grandes imperadores mugais no séc. XVII, o mesmo que construiu o Taj Mahal. Visitaremos uma das maiores mesquitas da Índia, a Jama Masjid, caminharemos pelo seu antigo bazar e veremos o Lahore Gate, importante local em vários períodos da história deste país que se orgulha de ser a maior democracia do mundo. Em seguida visitaremos o memorial da grande alma, o Mahatma Gandhi, chamado Raj Ghat. No retorno à região de nosso hotel, visitaremos a esplanada da parte inglesa da cidade, o Raj Path, onde está o India Gate.

3 o Dia DELHI AGRA

Red Fort

Chorte Agra Red Fort 2
Chorte Agra Red Fort md

Começando cedo para nossa viagem à Agra, por aprox. 5h com nosso veículo privado. Após check-in em nosso hotel e um bom almoço, visitaremos o famoso Red Fort, o Forte Vermelho, construído pelos imperadores mughais desde o séc. XVI. Foi ali que Shah Jahan, o mesmo que construiu o Taj Mahal, foi preso por seu próprio filho. O forte também mostra mostra o desenvolvimento das várias fases das sofisticadas arquitetura e arte Mughal. Aqui poderemos contemplar marcas importantes da arte muçulmana de pedras encrustadas e esculpidas por toda a parede e arcos em arenito vermelho e mármore branco. Grupo se junta então para compartilhar, checar as impressões de cada um e introduzir o inicio do nosso projeto artístico de Diário de Bordo!

4 o Dia AGRA JAIPUR

Taj Mahal
Fatehpur Sikri

chorten-5-agra-01-md-p
Chorten India Agra Fatehpur 2

Juntos com os raios do amanhecer, iremos contemplar a primeira visão do famoso Taj Mahal, que o poeta Tagore descreveu como “uma lágrima no rosto da eternidade”. Com tempo para contemplar sua arte e poesia visual, deixaremos as impressões penetrarem nossa memoria para manifestar em desenhos no nosso Diário de Bordo.
Depois dessa visita iremos rumar por boa parte do dia em direção à cidade de Jaipur,250km de Agra, parando no caminho para visitar Fatehpur Sikri, onde o imperador Akbar deixou incrível arquitetura indo-islamica.
Ao chegar no fim do dia na capital do estado do Rajastão, tempo para por os pés para cima e descansar em uma confortável cama, inspirando-se ainda mais com a arte colorida e exuberante que irá se revelar para nós nesse estado da Índia, tão carismático e cheio de história.

5 o Dia JAIPUR JAIPUR

Amber Fort
Workshop artista local

Jaipur Amber
Mr.Kailash_Chand_Sharma

Começaremos cedo nosso dia para subirmos até o palácio de arquitetura Rajput, mais visitado de Jaipur, o Amber Fort. Caminharemos e nos maravilharemos com esse palácio do general hindu Man Singh, do exército muçulmano do grande imperador mughal Akbar, visitando seus aposentos, salões, jardins, vistas da região e passagens secretas. No retorno à cidade cor de rosa, como é conhecida a antiga Jaipur, pararemos às margens de um lago onde há um palácio em sua ilha. Depois de um bom almoço em um restaurante tradicional local, iremos para nossa primeira aula com o artista Mr. Kailash que irá nos apresentar a história, símbolos e técnicas a da arte jainista, uma religião que usa-se muito dos preceitos e símbolos hindus e budistas.

6 o Dia JAIPUR JAIPUR

Hawa Mahal
Jantar Mantar
City Palace Museum

Jaipur Hawa Mahal
Chorten Jaipur 1

Hoje iremos conhecer mais a colorida cidade de Jaipur, visitando Hawa Mahal, ou o cor-de-rosa Palácio dos Ventos, construído pelo Maharaja Sawai Pratap Singh em 1799, para que as mulheres pudessem ver o movimento das ruas sem se exporem. Também visitaremos o Museu da cidade e Jantar Mantar, um espaço de estranhas esculturas para observar e entender os planetas, hoje protegido pela Unesco. Será um bom lugar para sentar e rabiscar traços angulares e escrever reflexões sobre nosso universo.
Iremos almoçar na parte antiga da cidade, com tempo livre a tarde, para quem tiver interesse de explorar outras partes desse canto e as lojas magnetizadoras.
Encontro antes do escurecer, para escolhermos por uma boa opção de jantar na cidade e compartilhar impressões do dia em grupo.

7 o Dia JAIPUR KHANDELA

Khandela

Khandela

Deixaremos a cidade de Jaipur pela manhã para pegar estrada umas 2 a 3 horas para mais dentro do interior desértico do estado, até a pequena e antiga cidade de Khandela. Região conhecida pelas belas “Havelis”, ou antigas mansões de maharajas que um dia foram todos poderosos. Iremos visitar e caminhar por entre essas mansões, muitas simplesmente abandonadas ao tempo, com pinturas milenares expostas como um museu ao ar livre.

8 o Dia KHANDELA MANDAWA

Mandawa

MANDAWA INDIA OCT 25 2012: beautiful old haveli in Mandawa India. The town referres as the open art gallery of Rajasthan because it is dotted with fascinating havelis with lavishly painted walls.

Sairemos de Khandela para Madawa por 2 horas de estrada. Também uma pequena e antiga cidade da região de Shekhawati, foi um local onde estradas se cruzavam entre China e Oriente Médio. Visitaremos velha havelis, o Forte de Mandawa e contemplaremos a arquitetura tocada apenas pelo vento e o tempo, onde as pinturas guardam em segredo eterno os dramas de princesas e guerreiros. Ao fim do dia faremos reflexões sobre o dia e desenvolveremos mais a fundo nossos diários com a orientação e percepção de nossa guia Tiffani Gyatso à brisa do deserto.

9 o Dia MANDAWA DESERTO

Camelo

Jantar

Deserto

Bikaner 2
Bikaner camp

Sairemos de Mandawa em direção à Bikaner, conhecendo a região para na parte da tarde montar em nossos camelos e ir deserto à dentro, onde iremos jantar e pernoitar em barracas estruturadas, com cama e tudo, para receber grupos como o nosso. Nessa noite faremos uma meditação no deserto, evocando as vozes das divindades internas, sentindo o máximo desse local o qual viemos de tão longe para estar.

10 o Dia DESERTO BIKANER

Workshop com artista local

Bikaner Templo p
Bikaner 2

Acordando e tomando café da manhã no acampamento, voltaremos à ‘civilização’. Conheceremos hoje as atrações da cidade de Bikaner e check-in no nosso hotel. Após o almoço encontraremos o artista e nosso professor Mr. Swami Mahaveer em seu atelier, iniciando o primeiro dia de aula de pintura Mughal.

11 o Dia BIKANER BIKANER

Workshop com artista local

Templos

Havelis

Bikaner fort md
Mughal 1

Nosso dia será dedicado ao nosso workshop de pintura Mughal com o artista Mr. Swami Mahaveer, com snacks, boas histórias, beleza e prática, deixando-nos levar pela autêntica experiência com uma grande personalidade dessa arte milenar, passada por suas gerações passadas. Dependendo do tempo que nos sobra, terminaremos o dia em oração no templo.

12 o Dia BIKANER TREM

Workshop com artista local
Forte Junagarh
Trem

Bikaner fort 2

Iniciamos o dia com o último dia de pintura mughal e nos despedimos com gratidão aos ensinamentos de Mr. Swami Mahaveer. Na parte da tarde visitaremos outras partes da cidade, como o forte de Bikaner e o museu. No fim do dia nos preparamos para passar a noite nas camas do trem, que nos levará até o despertar de volta em Delhi. A experiência de trem é praticamente uma tradição para quem quer sentir a Índia de verdade! Desenhos à bordo em nosso diário, farão desse momento, memorias inesquecíveis.

13 o Dia TREM VARANASI

Voo
Aarti puja

Chorten Varanasi 1403 (114) - md tamanho home

Hoje será um dia de transições. Ao chegar na estação ferroviária de Delhi, iremos para o aeroporto para pegar nosso voo para Varanasi. Nessas horas de espera, iremos usar os quartos com banhos que o aeroporto oferece, para poder relaxar e nos refrescar.
Chegaremos ao fim do dia na antiga e famosa cidade de Varanasi, onde hindus procuram passar os últimos dias de suas vidas, para que suas cinzas possam ser levadas pelo sagrado rio Ganges. Os crematórios são ao ar livre ao lado do rio e as rezas são intensas – um encontro visível entre vida e morte, sagrado e profano, com certeza um ponto para refletirmos e meditarmos em grupo. Já ao anoitecer iremos presenciar o Aarti Puja, uma cerimônia com fogo e mantras que acontece todas as noites há centenas de anos.

14 o Dia VARANASI VARANASI

Nascer do sol do Ganges
Sarnath

Chörten Varanasi 108
Chorten India Varanasi Sarnath 910 p md
Chorten India Sarnath 229

Vai valer a pena acordar cedo e sair antes do nosso café da manhã para ver o sol nascer remando um barquinho no rio Ganges. As brumas da manhã escondem os véus coloridos das indianas, que aos pouco se revelam na transparência dentro da água.
Hoje também iremos conhecer Sarnath, não muito longe dali, o lugar onde Buda deu seu primeiro sermão e onde Ashoka construiu uma enorme e massiva estupa. Um lugar tranquilo onde poderemos meditar, trocar reflexões e rabiscos em baixo da sombra de uma árvore. Ainda visitaremos outros templos importantes aos redores e um museu.

15 o Dia VARANASI VARANASI

Templo de Durga
Universidade Benares
Caminhada pelos Ghats

Varanasi
Chorten 3 Varanasi 07 md
Chorten Varanasi 628 md

Nosso último dia para conhecer mais a cidade de Varanasi e seus templos, também a famosa universidade de Benares e seu templo dedicado ao deus yogi, Shiva. Vamos caminhar ao longo do rio Ganges observando a vida dos peregrinos que chegam, os sadhus que ali meditam, as mulheres que ali lavam suas roupas e outros suas rezas aos mortos.

16 o Dia VARANASI BODHGAYA

Templo Mahabodhi

Chorten Bodhgaya 1
Chorten India Bodhgaya 707 md

Depois do café da manhã, pegaremos aprox. 6h de estrada até Bodhgaya, onde Buda se iluminou. Uma pequena cidade concentrada ao redor do Maha Temple, onde esta a árvore Bodhi. O lugar pulsa com uma intensa energia de reza, ao chegar perto, queremos por nossos joelhos ao chão e fazer parte desse imenso vortex sagrado. Deixaremos que cada um fique livre sentindo a de sua maneira e com seu espaço a energia desse lugar tão sagrado para todos os budistas do mundo.

17 o Dia BODHGAYA BODHGAYA

Caminhada
Templos
Templo Mahabodhi

Chorten Bodhgaya 2
Chorten Bodhgaya 1403 (78) md
Chorten Bodhgaya 1403 (96) md

Hoje conheceremos mais de Bodhgaya. Por ser um lugar sagrado para todas as tradições do budismo, foi construído templos significantes de cada tradição, significando uma referência lado a lado de estilos diferentes da arte e da arquitetura budista. Em cada templo iremos aprender mais sobre os símbolos que se repetem com Tiffani. Também iremos conhecer o Root Institute e terminar o dia com uma segunda visita no Maha Temple – o templo principal e mais antigo de Bodhgaya, que por centenas de anos ficou ocultado debaixo da terra.

18 o Dia BODHGAYA BODHGAYA

Caverna Mahakala
Vilarejo Surjata

Chorten Bodhgaya 1403 (39) - md
Chorten Bodhgaya 1403 (48) - md
Chorten Bodhgaya 1403 (66) md

Hoje visitaremos os lindos arredores de Bodhgaya, como a caverna de Mahakala, os campos de arroz e o vilarejo de Surjata. Surjata foi a camponesa que ofereceu alimento ao Buda quando ele estava há sete anos vivendo o extremo ascetismo e aceitou, dando-se conta do caminho do meio que deveria seguir a partir de então. Nessa caminhada há vários pequenos templos, casas de barro e cantinhos consagrados pela fé do povo simples que ali vive. Faremos com calma a tempo de sentar, desenhar e refletir.

19 o Dia BODHGAYA BODHGAYA

Dia Livre

Chorten India Bodhgaya Market md
Chorten Bodhgaya 1403 (119) md

Esse dia será mais livre para quem quiser conectar com partes de Bodhgaya que mais se identificou, poderá meditar no templo que mais gostou e poderá fazer as ultimas comprinhas na cidade. Para quem quiser, iremos ainda visitar o mosteiro do Karmapa e o Mosteiro Shechen que fica a cerca do centro mesmo.

20 o Dia BODHGAYA DELHI

Voo

Chorten 4 Delhi 04 - 2

Nos despediremos do nosso motorista e veículo que nos acompanharam durante nossos dias nessas regiões sagradas da Índia. Após traslado à cidade próxima de Bodhgaya, embarcaremos em nosso voo de volta à capital da Índia, Delhi. Teremos tempo livre para comprinhas como, quem se animar, como uma atividade extra, alguma atividade cultural no final do dia.

21 o Dia DELHI DELHI

Templo Lotus
Handcraft Museum

Chorten Delhi Lotus
Chorten Delhi Crafts 449 md

Delhi inclui todo o caos de uma cidade grande, mas pérolas para quem souber onde ir. Hoje visitaremos a parte nova de Delhi e visitaremos o templo de Lótus, uma estrutura gigante em formato de lótus da religião chamada Fé Bahá’í. Em seguida iremos visitar o Museu de Artesanato e Folclore indiano, um lugar muito interessante e agradável de sentar na sombra e desenhar em nossos diários.

Terminaremos o nosso dia no grande bazar de Paharganj a tempo para o puja do fim do dia em um templo local muito pouco conhecido por turistas, muito especial para aqueles que dia seguinte já partem de volta ao Brasil. No mesmo lugar, vão poder fazer suas últimas compras, o sonho de um típico, caótico e atraente bazar de quinquilharias que adoramos. Nos encontraremos para conhecermos o metrô de Delhi, uma ótima forma e oportunidade de voltar à região do nosso hotel.

22 o Dia DELHI Extensão ou retorno ao Brasil

Dia Livre

Mosque of Sheesh Gumbad, Lodhi Gardens

Quem for retornar ao Brasil nesse dia, hora de se despedir da Mãe Índia, que nos acolheu e proporcionou experiências tão ricas pelas últimas semanas em diversas regiões, e do grupo com quem compartilhou tais aprendizados, que irá nessa manhã seguir viagem em direção à Amritsar e Dharamsala. Com toda assistência de nossos representantes locais até o check-in do seu voo, traslado ao aeroporto.

 

Veja o programa de viagem da extensão à Dharamsala neste link aqui